Revisão na marca

• Iniciador de tópicos Iniciador de tópicos SignoreCello
  • Data de início Data de início
S

SignoreCello

Guest
Boas!

Tenho um carrito quase novo, a GPL, com 4 meses. Tenho andado bastante com ele, e vai já para a primeira revisão, a dos 15mil.

A lógica seria fazer a revisão na marca, mas a verdade é que eu não confio muito naqueles mecânicos, acho que a afinação do GPL ainda não está bem feita e que ele anda a gastar demasiado (para um Aveo 1.2 novo, 8.6 de média das médias parece-me exagerado). Além de que tem um ralenti instável quando ainda está a frio. Já lá fui duas vezes e eles nunca chamam o responsável da marca do kit (BRC) como seria de esperar, é sempre um mecânico deles que lhe dá umas voltinhas, diz-me que corrigiu os valores do redutor e tal, mas o carro fica igual, gasta o mesmo, continua instável.

Por outro lado tenho um amigo mecânico que trata dos carros todos da família e é de confiança, e certamente me fará um preço mais barato. Tem aqueles certificados todos e garante-me que o veículo não perde garantia. E eu sei que faz um serviço impecável. Além disso fazem instalações GPL e percebem do assunto.

A dúvida é: será que ainda assim devo ir à marca? Ou realmente estou legalmente muito protegido por ir a um mecânico acreditado? Alguém aqui teve problemas depois com a garantia?

Ou vai a uma oficina que garanta o cumprimento do plano de manutenção como na marca e assim já não perde a garantia.

Esse mecânico de confiança garante-me o cumprimento do plano de manutenção, com peças da marca, etc... Cumpre aquele regulamento da UE.

Há quem faça essas médias a gasolina.

Dá-te por muita sorte serem a GPL, já que esse 1.2 não é propriamente poupado.

Ou vai a uma oficina que garanta o cumprimento do plano de manutenção como na marca e assim já não perde a garantia.

E isto.

Desde que o plano de manutençoes/revisoes seja seguido como estipula a marca e devidamente assegurado por uma oficina a marca nao se pode cortar a garantia. [;)]

Agora, tambem tem que existir confiança no mecanico e tem de ser uma oficina séria que coloque la os carimbos todos no livro de revisoes, tudo direitinho como mande a regra. [;)]

Há quem faça essas médias a gasolina.

Dá-te por muita sorte serem a GPL, já que esse 1.2 não é propriamente poupado.

Sempre tive a sensação que os Chevrolet e gasolina bebem um bocado, e considerando que é GPL... esse consumo é conseguido seguramente em cidade certo?

Do que tenho visto no spritmonitor e tal, parecem-me consumos exagerados... Em auto-estrada faz-me 8.3, em cidade um pouco mais (às vezes passa dos 9). Bem sei que é um motor que bebe bastante, mas com consumos destes acaba por ficar não ficar mais económico que a versão a diesel, por exemplo :)

E isto.

Desde que o plano de manutençoes/revisoes seja seguido como estipula a marca e devidamente assegurado por uma oficina a marca nao se pode cortar a garantia. [;)]

Agora, tambem tem que existir confiança no mecanico e tem de ser uma oficina séria que coloque la os carimbos todos no livro de revisoes, tudo direitinho como mande a regra. [;)]

Pois, isso ele faz também. Já lhe pedi um orçamento (165€), vou agora ver na marca...

E isto.

E quando não há livrinho para carimbar? Quando é feito por registo electrónico?

Mais que fazer na marca ou fora dela, faz a manutenção numa oficina da TUA confiança. Acima de tudo isso, e arrisco mesmo a dizer que isso é mais importante que uma eventual garantia!!! Se a oficina é da tua confiança e faz a manutenção consoante o que a marca indica, tanto melhor, não perdes a garantia.

O consumo é exagerado

Do que tenho visto no spritmonitor e tal, parecem-me consumos exagerados... Em auto-estrada faz-me 8.3, em cidade um pouco mais (às vezes passa dos 9). Bem sei que é um motor que bebe bastante, mas com consumos destes acaba por ficar não ficar mais económico que a versão a diesel, por exemplo :)

Pois, isso ele faz também. Já lhe pedi um orçamento (165€), vou agora ver na marca...
Mas com os aumentos do GPL já se sabia que não ia ficar muito mais barato que o Diesel, agora a longo prazo vais ver que em manutenções vais poupar bastante em relação ao diesel.
Considero esses consumos normais, o meu está a fazer mais ou menos a mesma coisa, mas tem atenção que os carros foram afinados na fabrica pela BRC para um GPL de melhor qualidade (Butano/Propano) do que o nosso que é na maior parte das vezes 100% propano, dai que quando fores fazer a primeira revisão do GPL(15000) pede para te afinarem com o GPL que utilizas normalmente. Este é o consumo do meu: https://www.spritmonitor.de/en/detail/618706.html

Mais que fazer na marca ou fora dela, faz a manutenção numa oficina da TUA confiança. Acima de tudo isso, e arrisco mesmo a dizer que isso é mais importante que uma eventual garantia!!! Se a oficina é da tua confiança e faz a manutenção consoante o que a marca indica, tanto melhor, não perdes a garantia.

O consumo é exagerado
Eu vejo os novos motores Renault 0.9 TCE a fazerem consumos de 8/9 litros a gasolina como por exemplo no tópico do DB do Sandero, por isso um carro que faz o mesmo consumo de 8/9 litros a GPL é ótimo.

E quando não há livrinho para carimbar? Quando é feito por registo electrónico?

Desde que exista um relatorio feito pela oficina, com todas as intervençoes de X em X kilometros, que indique o tipo e norma de oleos usados assim como todos os componentes, nenhuma marca pode anular a garantia. [;)]

Esta situaçao aplica se tambem as manutençoes/reparaçoes feitas pelas oficinas Bosch, Midas, Roady, Norautos e afins.

Se isto nao fosse assim, entao nos carros usados era o fim da macacada [:p]

Mas com os aumentos do GPL já se sabia que não ia ficar muito mais barato que o Diesel, agora a longo prazo vais ver que em manutenções vais poupar bastante em relação ao diesel.Considero esses consumos normais, o meu está a fazer mais ou menos a mesma coisa, mas tem atenção que os carros foram afinados na fabrica pela BRC para um GPL de melhor qualidade (Butano/Propano) do que o nosso que é na maior parte das vezes 100% propano, dai que quando fores fazer a primeira revisão do GPL(15000) pede para te afinarem com o GPL que utilizas normalmente. Este é o consumo do meu: https://www.spritmonitor.de/en/detail/618706.html Eu vejo os novos motores Renault 0.9 TCE a fazerem consumos de 8/9 litros a gasolina como por exemplo no tópico do DB do Sandero, por isso um carro que faz o mesmo consumo de 8/9 litros a GPL é ótimo.
O que me disse este mecânico a esse respeito é que este kit faz a afinação automaticamente. Achei um bocado estranho, mas enfim ele tem um carro a GPL, suponho que saiba o que está a dizer...No entanto ele disse-me que 15mil km era pouco ainda, que o carro vai começar a gastar cada vez menos :)
Desde que exista um relatorio feito pela oficina, com todas as intervençoes de X em X kilometros, que indique o tipo e norma de oleos usados assim como todos os componentes, nenhuma marca pode anular a garantia. [;)]Esta situaçao aplica se tambem as manutençoes/reparaçoes feitas pelas oficinas Bosch, Midas, Roady, Norautos e afins. Se isto nao fosse assim, entao nos carros usados era o fim da macacada [:p]
Eu suponho que isso ele faça. Eu perguntei-lhe claramente "o carro não perde a garantia?" e ele respondeu-me que não. É uma eco-oficina, tem lá um grande placard com montes de marcas a dizer que cumpre com o tal regulamento europeu, etc... Conheço gente que lá vai com o carro ainda na garantia, mas felizmente a nenhuma delas aconteceu o carro dar problemas durante esse período :)

O que me disse este mecânico a esse respeito é que este kit faz a afinação automaticamente. Achei um bocado estranho, mas enfim ele tem um carro a GPL, suponho que saiba o que está a dizer...No entanto ele disse-me que 15mil km era pouco ainda, que o carro vai começar a gastar cada vez menos :)Eu suponho que isso ele faça. Eu perguntei-lhe claramente "o carro não perde a garantia?" e ele respondeu-me que não. É uma eco-oficina, tem lá um grande placard com montes de marcas a dizer que cumpre com o tal regulamento europeu, etc... Conheço gente que lá vai com o carro ainda na garantia, mas felizmente a nenhuma delas aconteceu o carro dar problemas durante esse período :)
Sinceramente desconheço se o Kit se ajusta automaticamente ao tipo de GPL, agora se o faz melhor :).
Realmente os 15000 ainda não são suficientes para o motor se soltar completamente, talvez outros tantos...
Tens feito muito mais km do que eu, abraço.[;)]

Sinceramente desconheço se o Kit se ajusta automaticamente ao tipo de GPL, agora se o faz melhor :).
Realmente os 15000 ainda não são suficientes para o motor se soltar completamente, talvez outros tantos...
Tens feito muito mais km do que eu, abraço.[;)]

Exacto, foi o que ele me disse :) Entretanto tira-me só uma dúvida, o teu carro que emissão de CO2 tem?

Tenho feito bastantes quilómetros sim... Não que isso seja uma coisa boa, só com o custo da manutenção...

Agora na secção correcta. [;)]

Peço imensa desculpa...

Exacto, foi o que ele me disse :) Entretanto tira-me só uma dúvida, o teu carro que emissão de CO2 tem?

Tenho feito bastantes quilómetros sim... Não que isso seja uma coisa boa, só com o custo da manutenção...

Peço imensa desculpa...
O meu a gasolina faz 129g/km e a GPL 119g/km.

Eu no meu Captur 0.9TCe estou a fazer 5.4L/100km.[;)]
Se esses consumos se confirmarem são muito bons, agora tem que se ter em conta o tipo de trajeto que fazes e se realmente na bomba as contas batem certo com o CB.[;)]

Voltar
Superior