Retriçoes a circulaçao

Retriçoes a circulaçao

caros companheiros recebi um mail informativo de um outro fórum sobre TT e achei que devia partilhar a informação com vosses:

Foi publicada a Portaria 755/2007 http://dre.pt/pdf1sdip/2007/06/12400/41634163.PDF que limita a circulação de veículos motorizados em zonas florestais entre o dias 01 de Julho e 30 de Setembro.

Esta portaria surge na sequência do artº 22 do Decreto Lei 124/2006, http://dre.pt/pdf1sdip/2006/06/123A00/45864599.PDF oportunamente mencionado e que previa restrições à circulação fora de estrada, em zonas florestais, durante a época mais crítica de incêndios florestais.

Chamamos a atenção aos praticantes de todo o terreno para o disposto na legislação em vigor e, sobretudo, para a necessidade de contribuir para a perservação da floresta portuguesa colaborando com as entidades responsáveis pela prevenção e combate aos incêndios florestais.

Tal como anteriormente, sugerimos a quem pretender dar um passeio de todo o terreno nesta época do ano, que contacte as corporações de bombeiros ou protecções civis municipais da área e lhes solicite um itinerário que seja simultaneamente interessante de percorrer e que contribua para prevenir os fogos florestais.

Para tal sugerimos que levem uma carta militar da área a percorrer, onde assinalar o trajecto, e um sistema de comunicação que permita dar os alertas e que, caso seja possível, solicitam uma credencial que permita circular sem restrições pelo percurso combinado ou um telefone de contacto que facilite a confirmação da autorização junto da entidade que a concedeu.

A floresta é de todos, pelo que deve haver uma partilha dos benefícios do seu usufruto e da responsabilidade da sua protecção, sendo direito e dever de todos aprender a conjugar estas duas vertentes.

Fonte
Verao verde

Pois, eu nestes meses de verão evito ao máximo andar fora do alcatrão. Tanto de jipe como de moto4. Quando menos esperamos podemos ter alguma "aventura" desagradável.

pois quando vou a terra nos meses de verão fazer qualquer coisa ando sempre com o coração nas mãos principalmente se for em terrenos que estejam longe de estrada e que onde só a um caminho de saída. se um incêndio começa no inicio da estrada e vem por ali fora não temos ipotese. outro grande grande perigo e trabalhar com maquinas em sítios de mata. já testemunhei 2 incêndios por pessoas usarem rebarbadoras, um foi na serra da estrela por causa de uma pessoa estar a arranjar o palheiro usou a rebarbadora as fagulhas foram para umas ervas secas... 2 dias de incêndio, outro foi junto de Proença-a-Nova numa aldeia uma pessoa a arranjar um muro da casa também usou uma rebarbadora outra vez ervas secas... o que vale e que começaram logo a gritar e o pessoal das casas em redor foi tudo a correr de mangueiras em mão e apaga-mos logo o incêndio.
e preciso muito muito cuidado um incêndio com as condições ideais anda mais depressa pelas matas que muitos carros a fazer TT só quem já testemunhou e que sabe o verdadeiro perigo que um incêndio florestal apresenta.

Todos esses perigos que enunciaste são reais.

Mas há um que ainda me aflige ainda mais, que é o facto de passares num sitio algures no meio do maTTo, seja num trilho numa zona de pinhais, seja de eucaliptais, ou outros, que por norma sofrem com falta de limpeza por parte dos seus proprietários, e uma hora depois de lá passares estar esse sitio a arder ... e alguém dizer que te viu passar por lá antes ...
Estão a ver o "molho de bróculos" que é?

Tenho dois amigos meus que se viram bastante apertados com a GNR, à 4 anos atrás, numa situação destas ...

Por isso, e sobretudo por isso, é que evito andar no maTTo nesta altura. Embora por vezes lá ande [:D]

Boas. Acho que este tópico merece passar para o geral. Estou no móvel e não consigo tratar disso. De qualquer forma este assunto puxa também um outro, que é a colaboração possível com as autoridades e entidades responsáveis mas que é muitas vezes recusada. . . Alguém com contactos com bombeiros e protecção civil quer tentar arranjar alguma forma de colaboração? Lembro me de há uns anos o pessoal do forum-tt.com ter feito algo do género na serra da arrábida. Eu sou membro há uns bons anos mas muito pouco activo ultimamente . . . :( . . .

Eu acho que a melhor prevenção é ficar quieto. Tem que se acalmar o vício nestes meses por um bem maior (a nossa segurança e a da floresta).

É como diz o Marino, se um gajo tem o azar de ser visto numa zona onde depois deflagra um incêndio, é o cabo dos trabalhos..

tens toda a razão lee... ainda agora eu mais um grupo de amigos que jogam airsoft tinham-mos pensado em fazer um género de treino de orientação e pensamos em aproveitar essa ocasião para fazer vigilância nas matas, o qual nos foi recusado pelas autoridades o que nos deixou algo tristes. depois o que me revoltam e que dizem que não tem meios nem pessoas para estar em todo o lado e tal mas uma pessoa se tenta ajudar sem pedir nada em troca e ainda recusam... mas o que e que se a da fazer...

Para vos ser sincero, cada vez mais acho que temos jipes para subir passeios…
Não é por andarmos fora de estrada que os incêndios acontecem….eles são postos pelo homem, disso não tenho duvidas. Dantes não havia os meios que existem actualmente para o combate aos fogos e não havia nem metade dos incêndios que existem agora.
Estive no Brasil o ano passado, calor que até chateava (como devem calcular), mato que não tem fim, e qual limpeza qual quê, e se vos disser que não vi um, um único quartel de bombeiros ninguém acredita!!!! E incêndios tb não….. (as ambulâncias estão à porta dos hospitais)
Agora tirem as vossas ilações.

Boas,
Este ano a "epoca do fogo" inda não começou (e ainda bem)!
Todos os anos se vem com a conversa da limpeza e tal... ora a limpeza faz falta sim senhor, mas não é para evitar que as matas ardam...é para evitar que o fogo nas matas seja ainda pior do que akilo que já é...

De qualquer forma, eu não acredito em combustão espontanea das matas, tenho varias plantas nas minhas varandas, e numca nenhuma delas ardeu pelas temperaturas exteriores... que eu saiba nada nas Matas arde abaixo dos 100 graus, logo e como toda agente percebe o fogo é sem duvida posto pelo Homem... ou porque quer ganhar €€ porque quer fazer alguem perder €€!

Quanto ás interdições de circular nas matas, compreendo, mas axo que é uma medida com poucos efeitos praticos... Pelo que percebi de uma leitura diagonal do DL, essa interdição só se verifica em zonas que tenham indicação do nivel de risco! Ora na maior parte dos Eucaliptais aki na minha zona essa informação não existe, logo como é que eu sei se posso ou não andar por lá?

Não é por andarmos fora de estrada que os incêndios acontecem….eles são postos pelo homem, disso não tenho duvidas. Dantes não havia os meios que existem actualmente para o combate aos fogos e não havia nem metade dos incêndios que existem agora.
Estive no Brasil o ano passado, calor que até chateava (como devem calcular), mato que não tem fim, e qual limpeza qual quê, e se vos disser que não vi um, um único quartel de bombeiros ninguém acredita!!!! E incêndios tb não….. (as ambulâncias estão à porta dos hospitais)
Agora tirem as vossas ilações.

claro que não nem ninguem acha isso mas é assim como o MGomes disse imagina que vais muito bem no teu jipe e alguém te ve passar e passados uns minutos uma pessoa mete fogo nesse mesmo local sem ser visto por ninguem, ora se uma pessoa só te viu a ti a passar por la imagina quem eles vao culpar... depois tens grn , psp, pj atras de ti e a vascular a tua vida toda, e acredita que não vais querer isso pois um dos habitantes da aldeia onde tenho a casa aconteceu e depois não e só as autoridades se sabem quem és sofres represálias discriminações na rua... e muito muito complicado esta lei no meu ver vem um bocado para proteger essas situações.

De qualquer forma, eu não acredito em combustão espontanea das matas, tenho varias plantas nas minhas varandas, e numca nenhuma delas ardeu pelas temperaturas exteriores...

Faria, eu também não acreditava, até um dia em que um amigo meu me demonstrou na prática que é possivel isso acontecer.
Claro está que são casos muitissimo raros (uma percentagem ínfima), mas que pode acontecer, pode.

Quanto à falta de limpeza, estou completamente de acordo contigo.
Esta limpeza não é para evitar os incêndios, mas sim para facilitar (e muito) o seu ataque.
Infelizmente já ajudei a combater vários incêndios na minha zona, e sei o que custa lá chegar e ver que não pudemos fazer absolutamente nada devido à densidade de mato e lenha, e consequente dimensão dantesca que um incêndio toma em breves minutos ...

Última edição:
Desculpem, mas tenho que concordar com o Faria. Se assim fosse os países tropicais já não tinham floresta.
Quanto à restrição, ninguém te pode prender ou acusar sem provas, agora se querem interditar, interditem nas zonas de maior risco. Tanto mais que esta medida torna-se num contra censo, porque se ninguém lá andar ninguém pode testemunhar nada....

DEIXO-VOS AQUI O AVISO !!!!!!!!!! Cuidado para quem costuma ir passear de moto 4 ou TT para a serra de Sintra,pois já lá andam os melitares do exercito de mota de camião e com Mercedes G´s,a GNR anda tambem de mota,pelo que digo eu por experiencia propria que eles aparecem de onde menos se espera.

Há coisa de 1 Mês andavam lá atraz de uns gajos de mota e ia levando com os GNR´s em cima. [8b] [8b]

De qualquer maneira com CUIDADO sempre se pode entrar nos caminhos em que não tem a placa de Proibição a veiculos a motor,que ainda são alguns,mas mesmo assim convem perguntar a alguem que se vir !!!!!

Quanto à restrição, ninguém te pode prender ou acusar sem provas, agora se querem interditar, interditem nas zonas de maior risco. Tanto mais que esta medida torna-se num contra censo, porque se ninguém lá andar ninguém pode testemunhar nada....

Caro amigo olhe que isso não é bem assim como você diz !!!!!!!!! Lá em cima na Serra o ano passado chegou-se ao cumulo de não dar para vir de Cascais para a zona da Peninha/Palacio da Pena , pois na entrada que vinha da Lagoa Azul estava lá uma Placa a proibir a passagem.

E que tiver o azar de ser lá apanhado pode muito bem ficar com o carro ou mota apreendido como já ficou o amigo de uma amigo meu !!!!!!

Caro amigo MUITO BEM DITO !!!!!!!!!!apr:) apr:)

Hoje em dia INFELIZMENTE 90/95 % dos fogos são posto pelo homem,pois há muitos interesses no meio disso tudo .
Quase todos os fins de semana vou para Sintra e á lá varios sitios com mais de 3 metros de altura de mato e nem nesta altura limpam isso,pois ainda agora andam a derrubar arvores que ficam lá no chão 1/2 semanas até que os madeireiros a vão buscar .

E é o que eu digo aos meus amigos que vão comigos : Aqui só não há incendios porque não podem construir por isto ser patrimonio mundial !!! [8b]

É triste mas é verdade,caso contrario já tinha ido tudo á vida !!!!!! [8b]

Era apanha-los e meter-los lá dentro !!!!

Caro amigo olhe que isso não é bem assim como você diz !!!!!!!!! Lá em cima na Serra o ano passado chegou-se ao cumulo de não dar para vir de Cascais para a zona da Peninha/Palacio da Pena , pois na entrada que vinha da Lagoa Azul estava lá uma Placa a proibir a passagem.

E que tiver o azar de ser lá apanhado pode muito bem ficar com o carro ou mota apreendido como já ficou o amigo de uma amigo meu !!!!!!

Eu não digo para andar onde é proibido e sempre foi mesmo antes da legislação....logicamente que depois chora...

Caro amigo MUITO BEM DITO !!!!!!!!!!apr:) apr:)

Hoje em dia INFELIZMENTE 90/95 % dos fogos são posto pelo homem,pois há muitos interesses no meio disso tudo .
Quase todos os fins de semana vou para Sintra e á lá varios sitios com mais de 3 metros de altura de mato e nem nesta altura limpam isso,pois ainda agora andam a derrubar arvores que ficam lá no chão 1/2 semanas até que os madeireiros a vão buscar .

E é o que eu digo aos meus amigos que vão comigos : Aqui só não há incendios porque não podem construir por isto ser patrimonio mundial !!! [8b]

É triste mas é verdade,caso contrario já tinha ido tudo á vida !!!!!! [8b]

Era apanha-los e meter-los lá dentro !!!!

Mas olha Miguel, já os houve e muitos....era eu miudo todos os anos a serra de sintra era fustigada por fogos, até soldados lá morreram....ultimamente é que tem sido poupada. Mas é como digo, tudo posto pelo homem, disso não tenho duvidas.

Mas olha Miguel, já os houve e muitos....era eu miudo todos os anos a serra de sintra era fustigada por fogos, até soldados lá morreram....ultimamente é que tem sido poupada. Mas é como digo, tudo posto pelo homem, disso não tenho duvidas.

Sim Sim concordo perfeitamente !!!!!!!! Alias eu só tenho 23 anos,pelo que não me lembro de ver lá nenhum fogo ,mas sei que há lá um memorial dedicado a bombeiros e melitares que lá morreram !!!!

E mesmo assim há 2 casas particulares "escondidas",que não faço ideia de como foram lá constuidas,alguem deve ter ficado com uma boa conta no banco !!!!!!!!! [:D] [8b]

Voltar
Superior