Retardador da luz interior

marciosilva

New member
boas pessoal. alguem me sabe dizer como fazer um retardador para a luz interior do carro? eu sei que ha isso a venda mas acho o preço um bocado exagerado para a peça que é. penso que deva ser um condensador prai.
se algum me puder ajudar agradecia.

um abraço

Depende da instalação eléctrica de cada carro por isso é melhor não generalizar, mas para alguns basta substituir o relé on/off que controla essa(s) lâmpada(s) por um relé quase igual mas com temporizador. Nalguns casos o novo relé terá mais uma patinha mas o socket onde ele entra já lá tem o contacto para essa patinha "adicional".

Noutros casos será necessário trocar de posição dois fiozinhos da ficha onde entrará o novo relé, por isso há que ter cuidado com as generalizações.

Esse esquema do condensador não conheço mas é capaz de funcionar... só que, para mim (infelizmente), de electricidade pouco mais sei que dá choque. E costumo ter um azar do caraças com os condensadores! :D

boas
ja consegui um esquema que funciona na perfeiçao, pra retardar a luz do interior.
nao funciona em qualquer carro, mas por exemplo no meu funciona na perfeiçao. quem estiver interessado posso fornecer o esquema de ligacoes. sao precisas 2 resistencias, 2 transistores e um condensador

um abraço a todos

luzretardada8lt.gif

ca está ela quentinha [:p]
depois digam que eu nao ajudo :);)

Só queria dizer uma coisa
O meu GR tem de origem um retardor, (a luz diminuia de intensidade) há uns meses mudei a lâmpada q lá estava por uma de led
O Led ao fim de umas semanas pifou, acho q n são indicados para este sistema

Estive para colocar uma coisa bem semelhante, mas ainda bem que não o fiz.
Não sabia que o que é normalmente comutado é a massa. Pensei que fossem os 12V.
Obviamente, aumentando ou diminuindo a capacidade do condensador irás aumentar ou diminuir o tempo de retardamento.

correcto. o condensador é que controla esse tempo. mas la esta, este circuito é indicado pro meu carro.
deve haver carros em que o comutador é 12 v nao sei.

um abraço a todos

citação:Originalmente colocada por Braz

Vão à Norauto que vendem lá retardatores de luz interior por um bom preço...
pois, mas os da norauto sao comutados aos 12v, o que vai acontecer nos carros que comutam a massa vai ser que ao abrir a porta a luz acende e passado o tempo de retardo do comutador a luz apaga mesmo com a porta aberta, ou seja o retardador começa a contagem ao abrir a porta e nao ao fechar.
experiencia propria ;)

Eu tenho um desses que comprei há uns anitos e não funciona nada assim...

Aquilo funciona com um condensador. Abres a porta, a luz liga e vai acumulando energia no condensador. Fechas a porta e é o condensador que passa a alimentar a luz até esgotar a energia que tem armazenada.

Só se agora tiverem alguns com temporizador... Mas o que tenho, se deixar a porta aberta durante a noite, até me descarrega a bateria se fôr necesário.

Podes fazer isso, mas:

- precisas de um condensador de tamanho descomunal para um atraso aceitável;
- a luz começa imediatamente a enfraquecer logo que fechas a porta;
- um condensador desse tamanho ocupa tanto ou mais espaço que o circuito acima e custa provavelmente mais;

Depende da lampada.
Se tiver um consumo baixo é fácil!

6800uF 16V é um condensador relativamente pequeno(16x25) e custa no máximo uns 2 Euros.[:p]

Sabendo a potência da lampada é possivel calcular o condensador para ela se manter uns 10s, por exemplo.

citação:Originalmente colocada por marciosilva

citação:Originalmente colocada por 3com

Então e não é mais simples se colocarem apenas um condensador em paralelo com a lampada ?

20066723658_1.jpg
nao me cheira. mas quem sou eu pra por isso em causa.
um abraço

Então porquê, porque o teu é complicado e este é simples de mais ? [:0] :D;)

Depende da lampada.

6800uF 16V é um condensador relativamente pequeno(16x25) e custa no máximo uns 2 Euros.[:p]

Sabendo a potência da lampada é possivel calcular o condensador para ela se manter uns 10s, por exemplo.

Vamos lá a isso:

Potência da lâmpada de interior: P = 3W
Resistência da lâmpada (aproximação de resistência constante): R = 48ohm

O circuito, após o fecho da porta, resume-se a um RC paralelo cuja solução para a tensão no domínio do tempo é uma equação diferencial de 1a ordem.

V = V0 * exp(-t/tau)

onde tau = RC (constante de tempo)

Então tau=48C

Considera-se normalmente que o periodo transitório (i.e., condensador descarregado) está grosso modo terminado após 7 constantes de tempo. Vamos fazer com que este periodo seja de 10 segundos como apontaste:

7*48*C = 10 <=> C=0.03F, ou seja, cerca de 4 a 5 vezes o condensafor que propuseste (note-se que 30mF é enooorme).

tau = 48*C = 1.44s

Resulta então que

v(t) = 12 * exp(-t/1.44)

Graficamente

20066812429_grafico.jpg

É observável, pelo gráfico, que 1 segundo depois a tensão da lâmpada já está reduzida a metade (apesar do enorme condensador). Como a potência é proporcional ao quadrado da tensão, isto significa que a potência da lâmpada está reduzida a 1/4 do vlor inicial após um segundo apenas</u>.

Ou seja: será preciso aumentar ainda mais o condensador (já de si semi-monstruoso).

Quanto ao circuito proposto:
2 transistores: 50 cent;
2 resistencias: 10 cent;
1 cond. electrolitico 1000uF: 50 cent;
Total estimado em componentes: 1.10 euro (muito abaixo do que um condensador enorme possa custar e seguramente mais pequeno).

Usar um único condensador tem ainda a desvantagem de a intensidade luminosa decrescer logo que se fecha a porta. O circuito proposto mantém a luminusidade uniforme durante algum tempo e depois corta a luz suavemente.

Mais ideias? ;)

citação:Originalmente colocada por ClioII

Depende da lampada.

Vamos lá a isso:

O circuito, após o fecho da porta, resume-se a um RC paralelo cuja solução para a tensão no domínio do tempo é uma equação diferencial de 1a ordem.

V = V0 * exp(-t/tau)

Então tau=48C

Considera-se normalmente que o periodo transitório (i.e., condensador descarregado) está grosso modo terminado após 7 constantes de tempo. Vamos fazer com que este periodo seja de 10 segundos como apontaste:

7*48*C = 10 <=> C=0.03F, ou seja, cerca de 4 a 5 vezes o condensafor que propuseste (note-se que 30mF é enooorme).

tau = 48*C = 1.44s

Resulta então que

v(t) = 12 * exp(-t/1.44)

Graficamente

20066812429_grafico.jpg

É observável, pelo gráfico, que 1 segundo depois a tensão da lâmpada já está reduzida a metade (apesar do enorme condensador). Como a potência é proporcional ao quadrado da tensão, isto significa que a potência da lâmpada está reduzida a 1/4 do vlor inicial após um segundo apenas</u>.

Ou seja: será preciso aumentar ainda mais o condensador (já de si semi-monstruoso).

Total estimado em componentes: 1.10 euro (muito abaixo do que um condensador enorme possa custar e seguramente mais pequeno).

Usar um único condensador tem ainda a desvantagem de a intensidade luminosa decrescer logo que se fecha a porta. O circuito proposto mantém a luminusidade uniforme durante algum tempo e depois corta a luz suavemente.

Mais ideias? ;)

quem sabe, sabe :) é exatamente isso que acontece na pratica

um abraço pessoal

citação:Originalmente colocada por ClioII

Depende da lampada.

Vamos lá a isso:

V = V0 * exp(-t/tau)

Então tau=48C

tau = 48*C = 1.44s

Resulta então que

v(t) = 12 * exp(-t/1.44)

Graficamente

20066812429_grafico.jpg

Mais ideias? ;)

Por acaso, dá-me um valor diferente..... 0,3 Farad :D ainda maior:D ;)
A tensão trama isso tudo.
Se o carro tiver duas lampadas, o melhor é comprar um condensador dos xunings, com 1 Farad:D

Uma solução é trocar as lampadas por leds de alto brilho e adicionar o condensador....
(mas mesmo assim tem que ser um condensador generoso)

Voltar
Superior