restauro de ciclomotor

nathaniel

New member
Bom dia, precisava duma ajuda de quem esteja por dentro do assunto. Põe-se-me a possibilidade de comprar uma scooter de 50 cm3, mas ainda tem matrícula camarária. No entanto, tem um documento agrafado ao livrete que envio em anexo, que, possivelmente será um pedido de matrícula, não sei bem, não está explícito. Alguém faz ideia do que seja? No caso de ter de pedir para trocar a matrícula, penso que sejam 45 euros, alguém confirma?

img058.jpg

Bom dia, precisava duma ajuda de quem esteja por dentro do assunto. Põe-se-me a possibilidade de comprar uma scooter de 50 cm3, mas ainda tem matrícula camarária. No entanto, tem um documento agrafado ao livrete que envio em anexo, que, possivelmente será um pedido de matrícula, não sei bem, não está explícito. Alguém faz ideia do que seja? No caso de ter de pedir para trocar a matrícula, penso que sejam 45 euros, alguém confirma?

Ver anexo 102954

Bom dia . Se não estou em erro essas matrículas acabaram em 2008 , altura em que as Câmaras Municipais deixaram de ter competência para emitir matriculas, entando essa tarefa entregue actualmemte ao IMTT. Em relação ao documento em anexo é quase imperceptível mas , deves solicitar no IMTT a troca da antiga matrícula pela nova série ( Geral).
Até ao final de 2008 era de graça , actualmente não sei.
De qualquer modo é de todo desaconselhavel ( €€€€) andar com ela na via pública até ter a matrícula definitiva.

Boas,aconselho-te a não andares com ela na via publica pois incorre numa coima de 200/300€.
Quanto a tirares a nova matricula vai ao IMTT da tua área e como essa mudança já aconteceu á alguns anos penso que vais ter que pagar se é que se pode chamar coima.
Mas nada melhor que ires ao IMTT ou então a uma escola de condução da tua zona eles costumam resolver as coisas.

No meu caso, uma vez que já tinha pedido a nova matrícula, mas antes de pedir o DUA perdi o livrete municipal tive de:
- Ir à câmara pedir uma 2ª via do livrete municipal;
- Como sabia a nova matrícula, foi só preencher o impresso de compra e venda com a nova matrícula "et voilá".

Penso eu de que... mas como foi o meu irmão que deu essas voltas, se eu estiver a dizer algo errado já aqui venho corrigir.

Boas,aconselho-te a não andares com ela na via publica pois incorre numa coima de 200/300€.
Quanto a tirares a nova matricula vai ao IMTT da tua área e como essa mudança já aconteceu á alguns anos penso que vais ter que pagar se é que se pode chamar coima.
Mas nada melhor que ires ao IMTT ou então a uma escola de condução da tua zona eles costumam resolver as coisas.

A coima vai de 300 a 1500 euros e é apreendida nos termos do artigo 162 , nº 1, al.) b do C.E.

ela não está em condições de circular, mesmo que estivesse não o faria sem ter tudo legal. apesar de ainda não estar esclarecido, agradeço as respostas.

Teres esse papel é o mesmo que nada, já expirou a validade ha muito...se fosse a ti ia a uma escola de condução e tratar do processo da matricula nova, e enquanto a matricula nao chegar, não mexes na scooter.

Teres esse papel é o mesmo que nada, já expirou a validade ha muito...se fosse a ti ia a uma escola de condução e tratar do processo da matricula nova, e enquanto a matricula nao chegar, não mexes na scooter.

a questão é que não sei que papel é este? dizes para ir a uma escola de condução tratar da matrícula, eles fazem esses serviços? é que tenho pouco tempo para ir ao IMTT ou DGV ou lá como se chama. quanto a mexer na scooter, podes tar descansado, este fim de semana meti o quadro para um lado (para pintar), o motor para outro (para trocar óleo) e a suspensão da frente para outro (para levar uma nova ou reparar esta que está pior que um chapéu de um pobre), tão cedo não vai andar.

a questão é que não sei que papel é este? dizes para ir a uma escola de condução tratar da matrícula, eles fazem esses serviços? é que tenho pouco tempo para ir ao IMTT ou DGV ou lá como se chama. quanto a mexer na scooter, podes tar descansado, este fim de semana meti o quadro para um lado (para pintar), o motor para outro (para trocar óleo) e a suspensão da frente para outro (para levar uma nova ou reparar esta que está pior que um chapéu de um pobre), tão cedo não vai andar.

Sim vai a escola que eles tratam disso, não vale a pena perderes uma manhã no imtt por causa disso.
Quanto ao documento não te sei dizer o que se trata, pode ser qualquer uma dessas coisas todas que estão nas opções das quadriculas e que ng colocou...mas sendo o papel da ex dgv, é bem possivel que seja o processo de atribuição de nova matricula...os documentos da scooter estão em bom estado/o que está lá escrito está bem legivel? se não, pode tb ser pedido para novos documentos...mas vai a escola que eles podem ver isso...

Última edição:
vou tentar tratar disso hoje, o livrete está assim:

img059.jpg

deve ser por isso, já estou a contar com 100 e tal euros para legalizá-la.
naturalmente que se for a uma escola eles cobram por esse serviço? quanto será?
entretanto vou tentar mudar o título do tópico para restauro da mota, porque à medida que tiver dificuldade vou actualizando.

para já, gostava de saber se valerá a pena tentar desempenar a forqueta, aquilo novo deve ser um balúrdio e não encontrei usado.
e precisava de saber que manutenção devo fazer no motor, além de mudar óleo. aquilo tem uma correia de transmissão?
mal possa meto fotos.

Última edição:
A passagem de nome e pedido de nova matrícula, feita às tuas custas, deverá ficar em cerca de 100€.

Eu ainda não percebi que papel é aquele (1º), é o pedido da nova matrícula? Se fôr é só preencheres a declaração de venda, com o antigo proprietário, levares esse livrete e adeclaração à conservatória e está feito.

Se não fôr o pedido de livrete, dirige-te ao IMTT (com os modelos assinados pelo anterior proprietário) pede nova matrícula (pagas a coima), e de seguida vais à conservatória fazer a transferência de nome.

o objectivo do restauro não é que fique nova, só que fique a funcionar e com segurança.
já fui procurar uma forqueta, mas não tá fácil, endireitar esta está fora de questão, acho que não é seguro

DSCF4680.jpg
DSCF4688.jpg
DSCF4689.jpg
DSCF4674.jpg
DSCF4677.jpg
DSCF4682.jpg

o objectivo do restauro não é que fique nova, só que fique a funcionar e com segurança.
já fui procurar uma forqueta, mas não tá fácil, endireitar esta está fora de questão, acho que não é seguro

Existem firmas que reparam suspensões, é uma questão de veres se compensa relativamente a novo.

Sinceramente, no estado em que está, com o dinheiro que tens que gastar para isso ficar minimamente decente, acho que mais vale comprar uma em melhor estado e já matriculada...

Agora se me disseres que:

- Tens ao dispor uma decapadora de jacto de areia à borla;
- Uma estufa de pintura à borla;
- Os materiais (primários, tintas, etc) à borla;
- Consegues arranjar uma suspensão nova;
- Não há plásticos nem carenagens partidas;
- O motor está em bom estado;
- E não tenhas receio de sujar as mãos...

...então TALVEZ valha a pena... TALVEZ...

Estamos a falar de uma scooter com 20 anos... e não é uma Vespa...

De resto se tens que a pagar e tratar da matrícula, só aí já devem ir uns €'s...
E claro, se o anterior dono ainda te consegue assinar o documento para a transferência de propriedade...

Agora se me disseres que:

- Tens ao dispor uma decapadora de jacto de areia à borla;
- Uma estufa de pintura à borla; não tenho estufa, mas um vizinho pinta-me o quadro por uma bagatela
- Os materiais (primários, tintas, etc) à borla; idem aspas
- Consegues arranjar uma suspensão nova; ando à procura duma usada, não consegui encontrar ainda quem tenha, nem faço ideia de que preço consigo por uma
- Não há plásticos nem carenagens partidas; muitos, o da frente não dá para aproveitar, mas isso pode ser que consiga usado também, mas é o que menos me preocupa, como disse, quero que a mota fique a trabalhar e com segurança, o aspecto dela pouco importa
- O motor está em bom estado; pelo menos, trabalha, vou ter de lhe fazer uma revisão, nem sei ainda o que devo substituir, se me souberes dar uma ideia da quantidade de óleo que leva e se tem filtros ficava agradecido para ter uma ideia do que vou gastar
- E não tenhas receio de sujar as mãos... nenhum, há uns meses substitui uma junta da culassa e deram-me uma dica fixe que andava com as mãos pretas que era uma vergonha e que aproveito para partilhar: lavar com detergente da roupa

...então TALVEZ valha a pena... TALVEZ...

Estamos a falar de uma scooter com 20 anos... e não é uma Vespa...

De resto se tens que a pagar e tratar da matrícula, só aí já devem ir uns €'s...
E claro, se o anterior dono ainda te consegue assinar o documento para a transferência de propriedade...
esta parte é que é pior. a sra que vendeu a mota à minha vizinha parece que emigrou e a vizinha tem a declaração de venda sem data, mas com o nome do filho, pelo que para ficar em meu nome e matrícula nova, penso que me fique 160€

Voltar
Superior