Restaurar carro velho

Se nao for registado como classico(tem de estar original) e homologado, não passa de um carro velho e "xunado" sem valor nenhum, nem interesse histórico...

E porque é que há-de ter valor histórico? Não pode simplesmente ter valor sentimental? A pessoa não pode simplesmente gostar de um carro antigo e querer comprar um e restaurar, por mais cancro que possa ser? Não pode actualizá-lo e dar-lhe um pouco do conforto dos dias de hoje?

Enfim... Tu e os teus extremismos...

E porque é que há-de ter valor histórico? Não pode simplesmente ter valor sentimental? A pessoa não pode simplesmente gostar de um carro antigo e querer comprar um e restaurar, por mais cancro que possa ser? Não pode actualizá-lo e dar-lhe um pouco do conforto dos dias de hoje?

Enfim... Tu e os teus extremismos...

Poder pode, mas que interesse tem em xunar e gastar dinheiro num carro velho que nunca terá valor?

Extemista eu? nao sabes do que falas , ha quem restaure carros que até as cores das cabelagens electricas de ter as cores originais, Mas se calhar tenho de de te mostrar um "desenho" para perceberes a diferença de um chasso velho sem interesse e um carro antigo de interesse historico e homologado[;)]

[FONT=Arial,Helvetica][SIZE=+1]HOMOLOGAÇÕES[/SIZE][/FONT] [FONT=Arial,Helvetica]Condições necessárias para que a um veículo automóvel seja atribuído o "Certificado de Automóveis Antigos"[/FONT]

[FONT=Arial,Helvetica]1. Documentação[/FONT]

[FONT=Arial,Helvetica][SIZE=-1]Só pode ser considerado um veículo antigo aquele que tiver atingido a idade permitida no código FIVA técnico em vigor, antes do 1º dia do ano em curso: terá que ter matrícula portuguesa e estar registado em nome do sócio ou do candidato a sócio, no caso de estar registado em nome de uma sociedade e/ou Câmara Municipal, Associação de Bombeiros, Serviço Municipal, Museu de Automóveis. Todas as características e números do livrete deverão condizer com o veículo automóvel.[/SIZE][/FONT]

[FONT=Arial,Helvetica]2. Carroçaria *[/FONT]
[FONT=Arial,Helvetica][SIZE=-1]Deverá estar na sua forma original sem qualquer tipo de alterações, sem pontos de ferrugem e sem irregularidades.[/SIZE][/FONT]
[FONT=Arial,Helvetica][SIZE=-1]A pintura deverá apresentar-se com brilho e sem riscos: a cor deve ser uniforme tal como a textura, manter mas não destacar. Os vidros terão de estar em bom estado, sem riscos.[/SIZE][/FONT]
[FONT=Arial,Helvetica][SIZE=-1]Os acessórios cromados não podem apresentar riscos, ferrugens ou mossas.[/SIZE][/FONT]
[FONT=Arial,Helvetica][SIZE=-1]Os carros abertos terão de apresentar a capota e respectivas estruturas em perfeitas condições.[/SIZE][/FONT]
[FONT=Arial,Helvetica][SIZE=-1]O habitáculo do motor tem de estar limpo e pintado na cor correcta: o interior da mala também deve estar pintado na cor correcta e limpo.[/SIZE][/FONT]
[FONT=Arial,Helvetica][SIZE=-1]Todas as borrachas têm de estar em bom estado.[/SIZE][/FONT]

[FONT=Arial,Helvetica]3. Interiores *[/FONT]
[FONT=Arial,Helvetica][SIZE=-1]Os estofos e as cartelas das portas quando originais de estar em bom estado, sem qualquer dano além do desgaste normal provocado pelo uso: quando restaurados deverão utilizar-se materiais idênticos sem alterar o desenho ou a forma.[/SIZE][/FONT]
[FONT=Arial,Helvetica][SIZE=-1]O mesmo se aplica ao revestimento do pavimento, forro do tecto, torpedos laterais e ao central.[/SIZE][/FONT]
[FONT=Arial,Helvetica][SIZE=-1]O tablier quando for do tipo forrado não pode ter estaladelas nem furos.[/SIZE][/FONT]

[FONT=Arial,Helvetica]4. Instrumentos *[/FONT]
[FONT=Arial,Helvetica][SIZE=-1]Terão de ser os originais e em bom funcionamento. Todos os extras tais como rádios ou qualquer tipo de manómetros devem ser da época e montados sem danificar ou alterar as estruturas originais.[/SIZE][/FONT]

[FONT=Arial,Helvetica]5. Limpa vidros *[/FONT]
[FONT=Arial,Helvetica][SIZE=-1]Terão de funcionar bem assim como o esguicho quando o tiver, devendo a borracha das escovas estar em perfeitas condições e a cor e o material das borrachas ser igual às hastes.[/SIZE][/FONT]

[FONT=Arial,Helvetica]6. Espelhos *[/FONT]
[FONT=Arial,Helvetica][SIZE=-1]É obrigatório um espelho interior e um exterior do lado esquerdo, devendo ambos ser da época e nunca de plástico ou pintados quando eram cromados.[/SIZE][/FONT]

[FONT=Arial,Helvetica]7. Iluminação *[/FONT]
[FONT=Arial,Helvetica][SIZE=-1]Todos os faróis e farolins terão de ser da época e apresentar-se em bom estado. Caso estejam montados faróis ou farolins suplementares terão de ser da época e na frente sempre em número par.[/SIZE][/FONT]
[FONT=Arial,Helvetica][SIZE=-1]As setas são válidas pelo nosso código como indicadores de mudança de direcção, mas poderá montar-se outro tipo de farolins (piscas) para esse efeito, de preferência fixos por pequenos suportes não montados na carroçaria.[/SIZE][/FONT]
[FONT=Arial,Helvetica][SIZE=-1]Todo o sistema e iluminação terá que funcionar devidamente e com intensidade suficiente.[/SIZE][/FONT]

[FONT=Arial,Helvetica]8. Instalação eléctrica[/FONT]
[FONT=Arial,Helvetica][SIZE=-1]Todos os fios e acessórios devem apresentar-se limpos e em bom estado: todos os órgãos terão que funcionar e nenhum deles pode ser alterado.[/SIZE][/FONT]

[FONT=Arial,Helvetica]9. Rodados *[/FONT]
[FONT=Arial,Helvetica][SIZE=-1]- As jantes têm de ser as originais tal como a sua cor: admite-se substituição por jantes raiadas quando seja opção da época.[/SIZE][/FONT]
[FONT=Arial,Helvetica][SIZE=-1]- No caso dos automóveis com características de alguma forma desportivas poderão eventualmente montar-se jantes de liga leve desde que o desenho e o aspecto sejam os da época.[/SIZE][/FONT]
[FONT=Arial,Helvetica][SIZE=-1]- Terão que ter os tampões e aros originais em bom estado.[/SIZE][/FONT]
[FONT=Arial,Helvetica][SIZE=-1]- Os pneus têm de estar em bom estado, serem os quatro iguais. A sua medida deverá ser a consta do livrete e que será a indicada pelo fabricante do automóvel.[/SIZE][/FONT]
[FONT=Arial,Helvetica][SIZE=-1]- Não pode ser alterado o local do pneu suplente.[/SIZE][/FONT]
[FONT=Arial,Helvetica][SIZE=-1]- Não serão admitidos pneus recauchutados.[/SIZE][/FONT]

[FONT=Arial,Helvetica]10 .Travões[/FONT]
[FONT=Arial,Helvetica][SIZE=-1]O sistema de travagem deve apresentar-se sem modificações e em perfeito estado. As capas de borracha dos pedais devem estar em bom estado e os pedais sem folgas excessivas.[/SIZE][/FONT]

[FONT=Arial,Helvetica]11. Direcção *[/FONT]
[FONT=Arial,Helvetica][SIZE=-1]Não pode ter folga além da normal para o veículo em questão. O volante terá de ser o original.[/SIZE][/FONT]

[FONT=Arial,Helvetica]12 .Suspensão[/FONT]
[FONT=Arial,Helvetica][SIZE=-1]O amortecimento terá de estar correcto e os amortecedores quando substituídos deverão ser do mesmo tipo dos originais. Não podem existir folgas nem desnivelamentos excessivos.[/SIZE][/FONT]

[FONT=Arial,Helvetica]13. Motor *[/FONT]
[FONT=Arial,Helvetica][SIZE=-1]Terá de estar em bom estado de funcionamento, sem batimentos nem fugas de óleo, além do normal. Não deve fazer fumo.[/SIZE][/FONT]
[FONT=Arial,Helvetica][SIZE=-1]Todos os órgãos inerentes têm de ser os originais e nada poderá alterar as suas características da época.[/SIZE][/FONT]
[FONT=Arial,Helvetica][SIZE=-1]Deve apresentar-se limpo e na sua cor de origem.[/SIZE][/FONT]
[FONT=Arial,Helvetica][SIZE=-1]Os números de identificação têm de estar visíveis e previamente localizados.[/SIZE][/FONT]
[FONT=Arial,Helvetica][SIZE=-1]Todo o sistema de escape tem de estar em bom estado e sem alterações.[/SIZE][/FONT]

[FONT=Arial,Helvetica]14. Transmissão[/FONT][FONT=Arial,Helvetica][SIZE=-1]Terá que ser o sistema original e em bom funcionamento. O punho da alavanca de velocidades e a sua dimensão não devem ser alteradas.[/SIZE][/FONT]

CPAA - Comissão Técnica -Homologações

Poder pode, mas que interesse tem em xunar e gastar dinheiro num carro velho que nunca terá valor?

Extemista eu? nao sabes do que falas , ha quem restaure carros que até as cores das cabelagens electricas de ter as cores originais, Mas se calhar tenho de de te mostrar um "desenho" para perceberes a diferença de um chasso velho sem interesse e um carro antigo de interesse historico e homologado[;)]

BLA BLA BLA WHISKAS SAQUETAS!

Um carro não tem apenas valor histórico ou monetário. Tem também valor sentimental. Pode ser um projecto pessoal sem que a pessoa esteja a pensar em ter ali um Clássico, em estado original.

Um carro não tem apenas valor histórico ou monetário. Tem também valor sentimental. Pode ser um projecto pessoal sem que a pessoa esteja a pensar em ter ali um Clássico, em estado original.

Aprende uma coisa:

Um carro tem valor segundo a homologação e de acordo com uma tabela de valores e ponto final!!!! NADA tem a ver com os eventuais sentimentos do proprietário[:D]

Se baterem no carro ele vale pelo preço da tabela nao pelos sentimentos do dono[:cool:]

Esta conversa já parece a palhaçada dos sentimentalismos que se falaram no topico dos casamentos e adopções homossexuais[:D]

Fala-me de coisas concretas se faz favor[;)]

Aprende uma coisa:

Um carro tem valor segundo a homologação e de acordo com uma tabela de valores e ponto final!!!! NADA tem a ver com os eventuais sentimentos do proprietário[:D]

Se baterem no carro ele vale pelo preço da tabela nao pelos sentimentos do dono[:cool:]

Esta conversa já parece a palhaçada dos sentimentalismos que se falaram no topico dos casamentos e adopções homossexuais[:D]

Fala-me de coisas concretas se faz favor[;)]
Tu hás-de ter algures uma enxada ou picareta de estimação que não vale nada, de romba que está, mas ainda a usas e estimas porque tem valor sentimental para ti, porque foi herdada do teu avô, que a herdou do seu avô, e por aí fora.

Não acredito que estejas tão embrutecido que não percebas o conceito.

Se um carro tem valor sentimental para uma pessoa, seja qual for, há que respeitar a sua opção de o restaurar, sem obrigatoriamente o querer homologar como clássico.

Tu hás-de ter algures uma enxada ou picareta de estimação que não vale nada, de romba que está, mas ainda a usas e estimas porque tem valor sentimental para ti, porque foi herdada do teu avô, que a herdou do seu avô, e por aí fora.

Não acredito que estejas tão embrutecido que não percebas o conceito.

Se um carro tem valor sentimental para uma pessoa, seja qual for, há que respeitar a sua opção de o restaurar, sem obrigatoriamente o querer homologar como clássico.

Eu percebo isso tudo...

Mas ha uma diferença abismal entre o valor sentimental para uma pessoa que é um valor irreal que nada interessa do valor real de uma coisa.

Ou seja ha uma grande diferença entre ter um fio de latão com um grande valor sentimental para uma pessoa ou ter um fio de ouro muito valioso e com um grande valor real por uma tabela e peso.

Uma coisa é termos um carro que vale segundo uma tabela 20mil euros outra é ter um chasso que nada vale segundo a tabela mas ter para nós um valor sentimental de 20mil euros...[:D]

pode parecer igual mas não é bem a mesma coisa[;)]

Última edição:
Um restauro fica muito caro, geralmente compensa pagar mais por um carro que já esteja em bom estado de algo (mecanica ou pintura) e depois fazer o resto.
Depois quando queres fazer algo superior ao original ainda pior, começas a pesquisar material de muito boa qualidade, superior ao original e as coisas encarecem ainda mais.
Eu que o diga que nas ferias de verão comecei a fazer umas brincadeiras com um chassis de um carocha no intuito de fazer um buggy e com tanto reforço e detalhe já acabei por comprar um sistema de travagem TODO novo e muito superior ao que lá tinha entre muitos outros pequenos detalhes, e ainda nem comecei a mexer no motor...

Basicamente para fazeres algo como deve de ser primeiro calculas o valor que pensas que irá ficar, depois aumentas esse valor para o dobro e será algo aproximado a isso.[:D]

Estou a ver que por reina a ideia que quem não pensa como nós está contra nós...

O user joni2181 tão somente disse que uma grande paixão sua era adquirir um chaço "classico" e restaura-lo ao seu gosto, modernizando.o.

PEla ideia com que fico é fazer desse restauro um hobbie, e não fazer uma máquina para o dia a dia ou sequer para ter como interesse vender ou valorizá-lo.

Pode gostar do carro e pensa restaurá-lo e ainda o capacitar com algumas comodidades comuns nos carros de hoje em dia.

Sou sincero tb eu gostava de ter tempo e conhecimentos para embarcar um projecto desses, adquirir um chaço e restaurá-lo nos tempos livres.

Se não têm nada de útil para dizer ao joni2181 nem percebo para que pedem tempo seja a ler como a criticar...

De minha parte fico-me pelo boa sorte e se levares o projecto avante vai dando notícias.

Um bom tema, e do qual posso falar com conhecimento de causa, consequência de ter tido estado durante alguns anos envolvido num projecto de restauro. No caso, um Volkswagen carocha 1303. Não era muito raro, mas também não era um dos modelos mais visto.

Algumas considerações, e tentanto orientar um possível projecto de restauro:

Local: É importante que tenhas um local onde possas guardar um clássico. Manter um clássico depois de restaurado na rua..é deitar dinheiro fora. Mais vale gastares o dinheiro num bom cruzeiro com a tua "cara-metade" e garanto-te que o dinheiro é melhor "investimento". Tive a sorte de ter o carro guardado numa quinta, onde "dormia" com outro clássico em melhor estado (chapa) e onde era possível ter um amplo espaço para trabalho.

Ferramenta: Tinha algumas ferramentas minhas, de quando comecei a minha actividade profissional há largos anos. Algumas feitas por mim com adaptações às necessidades do momento. Outras que fui adquirindo em função dos trabalhos que iam sendo necessários. Aconselho-te a teres uma boa caixa de ferramentas, sendo que as "boas" são caras.

Condição Stock ou Non Stock: Há dois tipos de restauro (que depois se podem subdividir em vários). O restauro original, mais demorado e mais caro, e o restauro não original. No primeiro caso, o proprietário do automóvel e "dono" do projecto de restauro, interiorizam que este tipo de restauro é mais dispendioso, e é necessário (e obrigatório) um processo de procura de peças. Ou seja, o teu trabalho de casa, se preferires. Em estreita coordenação com o executante (tipicamente um bate-chapa ou chapeiro). Repara que menciono que o trabalho de procura ou procurement é teu e não do chapeiro. O Sr. Zé tem mais que fazer que se sentar à frente do pc e procurar uma peça para o teu Camaro, com todo o respeito que me merece o teu carro. O que ele sabe fazer melhor é moldes, trabalhar chapa, soldar e pintar (se tiver estufa). Não lhe peças mais que isso, é um conselho que te dou. A menos que queiras ouvir vernáculo por ti desconhecido. E são poucas as oficinas que conheço que trabalhem bem os clássicos.

O restauro non stock é o mais facilitado. O teu carro é "mais um" carro que está na mesma oficina onde estão outros carros muito mais recentes. Eventualmente um G40 com a frente esmurrada ou uma BMW 530d sem a parte de trás. Quero com isto dizer que este tipo de restauro pode perfeitamente ser feito por qualquer pessoa que tenha uma oficina e tendo já trabalhado carros iguais ao teu carro (ou não). O teu projecto não irá merecer a mesma atenção que merecerá a frota de carros que uma Companhia de Seguros que lhes mete na oficina e que consequentemente paga o pão que o chapeiro põe na sua mesa.

Não raro, vês um tipo de reparação de "sucateiro", com peças fibradas o que torna um projecto deste tipo desprovido de qualquer interesse automobilístico. É sem dúvida alguma mais célere. Neste tipo de projecto enquadro e revejo o que queres fazer no teu carro. A instalação de um GPS num carro que possa ser considerado clássico, como é o teu caso, está ao nível de colocar um sistema de ABS ou um kit de luzes Xénon num carocha de 1974. Descontextualizado e desvirtua o conceito de clássico. Passas a ter um "híbrido". Se conseguires viver bem com isso..óptimo. Avança. Mas não dirás que tens um clássico. Ou nunca o poderás homologar como carro clássico de interesse histórico.

Há muitos anos, vi um carocha de 1974 com um compressor de G40. E com uma antena igual à de um Polo que tive em 1993. A partir desse momento percebi bem o que se faz neste mundo que é o do restauro.

Há muito mais para dizer, mas bottom line, e se me permites...não avances para um projecto destes sem pesar bem todas as hipóteses e compromissos que rapidamente terás de avaliar / pesar. Tem igualmente em linha de conta que estes projectos envolvem tempo. E que nem sempre é compreendido por quem temos ao nosso lado.

Se precisares de algum esclarecimento adicional, não hesites em questionar.

Cpts.,

Ao autor do topico.
O restauro de qualquer veiculo é um processo moroso e oneroso.
tratando se de um exotico como é o caso apresentado por si as peças que ja de si serão raras ainda se tornarão mais escassas.
Se o dineiro não é entrave e se tenciona fazer a reconstrução ou recuperação de um carro como hobbie aconselho o que comece por um modelo mais acessivel e mais vulgar. tente fazer as melhorias que entender. se é uma ideia que lhe surgiu por pensar ser facil desengane-se pois é um projecto bastante dificil que irá encontrar muitos entraves e é necessário uma paixão real para o concluir. pois senão procure pelo standvirtual e afins por imensos projectos que nao passaram da fase do desmanche.
aconselho uma visita ao forum motorclassico para perceber um pouco melhor do assunto.

acerca do user que fala que actualizar um carro não é restaura-lo.
dentro dos parametros que respeito e muito do forum motor classico um carro deve se manter fiel á origem ou entao com alterações de epoca. mas todas as pessoas tem uma opiniao propria. se o proprietario de um dado veiculo atraves de estudos cuidados descobrir forma de melhora-lo á sua forma, colocar um sistema de travagem melhor colocar-lhe um sistema de ar condicionado, um autoradio, vidros electricos e por ai fora porque não?
a estetica do veiculo será respeitada porque para profana lo existem opçoes de certeza mais baratas e com melhores resultados imediatos.
o que penso e que o autor do topico nutre um gosto pelo veiculo em questão, lamentando a ausencia das comodidades do que está habituado tentando entao conciliar as duas vontades. como classico concordo que o valor do veiculo decresce e que tambem preferia, na minha opiniao pessoal, mante lo fiel ao que foi desenhado mas se for para que o veiculo abondone a sucata e começe a alegrar o nosso muito cizento parque automovel recheado de veiculos todos iguais.

Última edição:
Então se aprendes pouco, vou-te dar um endereço a quem te possa ensinar, vai lá e esclarece as tuas duvidas, e ja agora fala do xuning e da suposta modernização e vais ver a opinião que te dao e vais ver que ainda é mais radical que a minha.[;)]

Fórum Motor Clássico

Mas quem te disse que tinha dúvidas?

Eu estou a colocar a hipótese de ser feito um restauro a uma viatura sem valor histórico e/ou monetário pelo simples valor sentimental ou por gosto. Obviamente que um restauro a um clássico, mantendo as suas características originais o valoriza, nunca disse o oposto. Simplesmente, ao contrário de ti, admito que se restaure uma viatura velha, estragada, sem valor, apenas "porque sim", dotando-a dos confortos de hoje em dia, sem que se esteja a pensar no valor que a viatura irá ter ou na sua condição de "clássico".

Última edição:
Mas quem te disse que tinha dúvidas?

Eu estou a colocar a hipótese de ser feito um restauro a uma viatura sem valor histórico e/ou monetário pelo simples valor sentimental ou por gosto. Obviamente que um restauro a um clássico, mantendo as suas características originais o valoriza, nunca disse o oposto. Simplesmente, ao contrário de ti, admito que se restaure uma viatura velha, estragada, sem valor, apenas "porque sim", dotando-a dos confortos de hoje em dia, sem que se esteja a pensar no valor que a viatura irá ter ou na sua condição de "clássico".

Eu falei de coisas serias e reais e de restauro a serio, nao de "brincadeiras e parvoices" só "porque sim"[;)]

Talvez seja esta a diferença[;)]

Eu falei de coisas serias e reais e de restauro a serio, nao de "brincadeiras e parvoices" só "porque sim"[;)]

Talvez seja esta a diferença[;)]

Oh Nephilim deixa-te de tretas. Aparentemente és o único que não percebe que há quem goste de restaurar um carro apenas pelo que o carro significa para essa pessoa e não pelo valor. Parvoíce é o que tens demonstrado achando que um carro só se restaura para ser um clássico.

Ao autor do topico.
O restauro de qualquer veiculo é um processo moroso e oneroso.
tratando se de um exotico como é o caso apresentado por si as peças que ja de si serão raras ainda se tornarão mais escassas.
Se o dineiro não é entrave e se tenciona fazer a reconstrução ou recuperação de um carro como hobbie aconselho o que comece por um modelo mais acessivel e mais vulgar. tente fazer as melhorias que entender. se é uma ideia que lhe surgiu por pensar ser facil desengane-se pois é um projecto bastante dificil que irá encontrar muitos entraves e é necessário uma paixão real para o concluir. pois senão procure pelo standvirtual e afins por imensos projectos que nao passaram da fase do desmanche.
aconselho uma visita ao forum motorclassico para perceber um pouco melhor do assunto.

Concordo com tudo o que aqui é dito neste parágrafo.

acerca do user que fala que actualizar um carro não é restaura-lo.
dentro dos parametros que respeito e muito do forum motor classico um carro deve se manter fiel á origem ou entao com alterações de epoca. mas todas as pessoas tem uma opiniao propria. se o proprietario de um dado veiculo atraves de estudos cuidados descobrir forma de melhora-lo á sua forma, colocar um sistema de travagem melhor colocar-lhe um sistema de ar condicionado, um autoradio, vidros electricos e por ai fora porque não?
a estetica do veiculo será respeitada porque para profana lo existem opçoes de certeza mais baratas e com melhores resultados imediatos.
o que penso e que o autor do topico nutre um gosto pelo veiculo em questão, lamentando a ausencia das comodidades do que está habituado tentando entao conciliar as duas vontades. como classico concordo que o valor do veiculo decresce e que tambem preferia, na minha opiniao pessoal, mante lo fiel ao que foi desenhado mas se for para que o veiculo abondone a sucata e começe a alegrar o nosso muito cizento parque automovel recheado de veiculos todos iguais.

Aqui não concordo tanto. Surge-me apenas uma questão: É um carro para ser inscrito no ACP Clássicos, trata-se de um projecto para ser homologado como automóvel clássico ou de interesse histórico? Afirmativamente, nenhuma das alterações equacionadas tem enquadramento nas definições acima.

Se fôr apenas e só para gozo pessoal...concordo com todas as modificações efectuadas ad hoc. E até poderia elencar umas quantas...Velocidade projectada no vidro dianteiro, caixa automática sequencial, dotação de sistema de faróis de Xénon com água, pneumáticos mais largos com jantes de baixo perfil...Entre outras..

Cpts.,

Oh Nephilim deixa-te de tretas. Aparentemente és o único que não percebe que há quem goste de restaurar um carro apenas pelo que o carro significa para essa pessoa e não pelo valor. Parvoíce é o que tens demonstrado achando que um carro só se restaura para ser um clássico.

Então se significa ainda mais me ajuda a reforçar a ideia que o carro devia ser mantido na sua forma original e ser restaurado a preceito, só assim se está a dar a oportunidade ao carro de ele valer realmente o que merece.[;)]

"Overhauling" já basta o da tv.

modernizando.o (AC, gps, estofos etc) :confused::confused::confused::confused:
Desculpe mas voce nao quer restaurar um carro , nem quer ter um classico, voce quer é ter um carro "xunning" obviamente sem ser homologado e sem valor nenhum no mercado dos classicos.

É melhor ter consciencia disso antes de falar em restauros[;)]

o que ele quer do carro sem querer dizer com as suas palavras é uma obra do chip fuse overauling[kiss] mas eu nao tenho nada contra ate axo giro e sinceramente o ac pele e gps, nao sao propriamente tunning tipo neons e saias ate ao chao e ponteiras de escape isso é xuning.

Voltar
Superior