E és tu que defines o que, para cada uma das pessoas, é a melhor forma de o carro valer o que merece? Por favor... Cada um sabe o que é melhor para si e qual a melhor forma de honrar uma lembrança ou de pôr em prática algum tipo de sonho.
Ora, lá vem ele meter-se pelo meio... é o que dirão alguns colegas.
Eu explico o seguinte: Eu decapei na totalidade um Peugeot 403 com 50 anos. Foi desmontado em todos os seus componentes que incluiu tirar os estofos, os vidros, os assentos, a alcatifa, etc, até ficar somente a chapa e ainda com o motor dentro. O motor foi retirado até à caixa de velocidades e foi embrulhado em plástico e transportado por outros até uma oficina especializada em Peugeot, mas eu creio que eles são mecânicos multimarcas.
Depois de eu o ter decapado em conjunto com outro colega da oficina onde estagiei - levou 5 dias até ficar só chapa e gastou-se uns 14 litros de decapante porque a antiga pintura destes carros é muito dura e a sua composição química é das antigas - nós, no final, limpamos o carro totalmente e isolamos o mesmo para levar a primeira demão de primário cataforese castanho.
Toda a chapa estava impecável e uma pouca intervenção do bate chapa no fundo da mala é que foi aplicada. A chapa destes carro é dura que se farta.
Uma vez que essa camada ficou óptima, procedemos à restauração do seu interior com a cobertura total do chão do habitáculo com uma camada de fibra em que foi aplicada resina, secantes e pigmentos. Secou passado uma meia hora e ficou assim.
As peças cromadas foram para uma oficina da especialidade em conjunto com os elevadores dos vidros. Os estofos vieram para o meu vizinho, e o carro foi colocado num reboque para ir a uma oficina de mecânica.
Quase 15 dias depois regressou às nossas mãos e veio já montado de vidros e borrachas, estofos, motor restaurado, rádio e colunas novas, escovas limpa vidros e respectivos braços, jantes originais já polidas e outro jogo de novos pneus que afinal acabaram por ter que ser de outra medida porque a original diziam já não haver.
Foi isolado novamente a papel e fita de mascarar. Metemos o mesmo na estufa e levou então a pintura azul metalizado e a tinta de "brilho directo" deu-lhe um acabamento fantástico. O preço deste serviço ficou por 1.700 euros.
O estofador cobrou 800 e tal euros para estofar 3 bancos e a mecânica mandou uma cópia no valor de 3.300 euros de motor que levou escape. Com o restauro das peças, pneus e demais material apareceu-nos a quantia de 8.000 euros mas ainda nos falta saber qjuanto levou o nosso amigo electricista, a empresa de reboques e a empresa que montou o carro e colocou nova cobertura interior a nível superior e inferior de todo o habitáculo. Só o dono possui as facturas originais todas.
Uma suspeita nossa e do patrão de que o carro tenha levado uma totalidade de restauro no valor de 14.000 euros fora o preço de 4.000 de compra só nos fez chegar à conclusão que ficou mais caro do que comprar outro qualquer novo ou mesmo usado e em melhor estado e com muito menos trabalho. [8b]
Aqui no Norte não existe nenhuma oficina que faça serviço tipo "Overhaulin", pelo que o carro tem de andar de oficina em oficina até ao fim e no fim, só podiamos dizer que "Quem dinheiro tiver fará tudo o que quiser". [:blush:]