Uma das melhores EN que conheço é a N222, que atravessa Portugal de Gaia a V.N.Foz Côa (penso eu), sempre na margem sul do Douro.
Uma viagem fantástica. [

]
Mas este espírito na realidade está a perder-se como é referido nestes posts!
Acho que já fiz o trajecto completo nela, penso eu, desde Foz Côa, régua, Porto... Tênho-a há porta e percorro-a muitas vezes (vivo em Gaia).
Acho que estão a esquecer-se das EN e no fundo são as mais importantes porque, se as autoestradas são importantes porque nos levam onde cremos mais rápido, que seria delas se não existisse as EN para as complementar? ou seja, no fundo as EN são bem mais importantes que as AE, e por vezes até podemos gaanhar tempo numa boa AE, mas vamos perdê-lo se tivermos de percorrer um troço numa AE degradada!
Não há percurso mais bonito que viajar em EN, aqui em casa ainda existe esse hábito, se formos a algum lado sem pressas a primeira preferência são as EN ou vias rápidas sem portagem. até porque as portagens estão demasiado caras!
Uma das melhores estradas nacionais que conheço é a EN221, que percorro nos conselhos de Mogadouro e Miranda do Douro, uma autêntia AE com duas fachas de rodagem, uma para cada lado, aguenta-se bem a 120, 140, o único problema é o gelo no inverno, e as localidades que se atravessa para descontrair. Quando volto para o Porto, após ter circulado cerca de 25km na 221, apanho outra EN que liga Mogadouro a Macedo, o pesadelo da maioria das pessoas. Neste momento tem piso novo, mas já esteve bem esboracada até há bem pouco tempo. Uma estrada em que se tem de ter bem o pé no travão, pois são mais de 300 curvas em cerca de 50km! Um percurso turtuoso e enjoativo para a maioria das pessoas, mas eu até acho piada aquelas curvas contracurvas! Contudo, um percurso bastante interessante, onde se cruza o ria Sabor, que em breve estará destruído por causa de uma barragem!
Neste momento de minha casa lá, a andar bem faz-se os 260km em 2h45min, mas "brevemente" este tempo e distamcia encurtar-se-á, porque está projectado o IC5 que irá servir esta região e cortar este troço de viagem. Projecto o qual reflecte a borrocacia portuguesa, pois a proposta está feita e aprovada á várias anos, se calhar já há dez anos que se fala nesta estrada que só agora estão a distribuir troços para as diversas empresas começarem a fazer! O perfil é de duas fachas de rodagem para cada direcção, o grande problema é se colocam portagem (como têm vindo a fazer)!
Aproveito e falo também na AE Porto-Bragança, como circulo nesta zona, posso afirmar que acho um erro a construção desta autoestrada, sou a favor se ela for feita apenas até Vila Real (ligação ao IC3), porque a partir daí o tráfego diário não justificaria a AE, e para além de mais o IP4 é a unica opção para os utilizadores, pois a EN é demasiado tortuosa para ser alternativa. No IP4 o único problema é o limite de velocidade e viaturas dentro dele, porque caso contrário, dá para andar quase tanto como na A4!
Desculpem o testamento, mas achei importante falar sobre isto, pois passo lá algum tempo vou lá com frequência. Acho também importante porque o distrito de bragança e vila real carecem de boas estradas, principalmente sendo zona que poderia atrair turismo rural e também nos invernos rigorosos as estradas não ajudão nada por causa do gelo!
Fica então o convite a todos os foristas a irem dar uma volta para conhecerem esta zona que tem uma beleza há sua maneira, especialmete na minha zona, o planalto mirandês, uma boa altura é na primavera, com o espectáculo das amendoeiras em flor, para comer uma boa posta de vitela mirandesa ou um bom prato de casulas, entre outros, e ouvirem musica tradicional, nomeadamente os gaiteiros de fole e os pauliteiros!
[

]
E claro sempre por estradas nacionais, boas ou más! com curvas (e muitas) ou sem elas!