citação:
Originalmente colocada por paulinhuu
Fonix reprogramação de 163cv ?? dass.....
Eu já não sei o que hei-de fazer com 110cv , quanto mais com 160

Mas claro que isso depende do nível de exigência de cada um...
Mas as repros, reduzem a vida útil do motor...por isso eu não aconselho.
Eu por acaso até o compreendo, pois quando se tem um carro relativamente potente nas mãos, o entusiasmo aumenta, e a exigência também, começando a saber a pouco.
Algo que não acontece tanto se tivermos um motor pouco potente, preferimos mais potencia apenas por necessidade, enquanto que tendo já um potente, é mesmo por entusiasmo.
Eu com o meu Astra nunca me preocupei muito em programar, o carro tem 75CV, mas dá para o gasto.
Já no Vectra, ando a informar-me como é a questão do 1.9 CDTI de 175 CV que a Saab propõe, mantendo a garantia e essas coisas todas. E é a tal coisa, o carro já anda muito, só que é aquele entusiasmo, aquela vontade de "mais e mais".
Aparte disso, no que toca ao tópico, eu acho que se pretendes reprogramar, devem haver reprogramações da própria BMW, e se for dentro disso, caso tenhas possibilidade acho que não há problema. Fora isso, eu não fazia, a não ser depois de terminada a garantia.
Quanto a reduzir a vida útil, é obvio que provocará um maior esforço, quando solicitado. Mas essencialmente dependerá muito do tipo de motor, do tipo de condução, e até do tipo de reprogramação.
Por exemplo, o meu 1.7 DTI, o bloco é o mesmo à mais de 15 anos, vai agora sair a versão de 125CV, e as diferenças são o tipo de injecção, programação, unidade de comando, intercooler maior, e pouco mais... portanto o bloco suporta uma reprogramação.