Reprogramação Centralina

[:D][:D][:D][:D], mais aceleração e binário com menos consumos. [:)][:)][:)]

Então os fabricantes de motores e carros não percebem mesmo nada do que fazem.

Até acredito que diminua, mas apenas no CB, já que os dados da centralina foram alterados, as contas ao consumo vão sair para baixo, as reprogramações não contemplam a calibração desses valores, isto porque não existe nada no motor que meça com exactidão a quantidade de combustivel que é consumido, os valores apresentados no CB são contas com base na pressão e tempo de injecção, ao se reprogramar estes tempos são alterados e os valores de calibração dos mesmos perdem-se.

com 20 euros faço 300 kms antes e depois da reprogramação, isso é facto assente

com esses km todos e com esse erro e com o fumo preto....aposto que o teu carro ta de origem e tem é o FAP estragado e faz com que o carro mande mais fumo que o normal chegando mesmo a perder forca porque deve tar entupido.

Tambem pode influenciar, mas axo que nao porque o mecanico fez um test drive numa igual a minha e diss k numa recta conseguia dar 120 nessa, e na minha dava 150kmh... E não se baseou só nisso, diss que a minha disparava muito mais que a outra... Tambem tens uma Peugeot? E o que axas da embraiagem??

Tambem pode influenciar, mas axo que nao porque o mecanico fez um test drive numa igual a minha e diss k numa recta conseguia dar 120 nessa, e na minha dava 150kmh... E não se baseou só nisso, diss que a minha disparava muito mais que a outra... Tambem tens uma Peugeot? E o que axas da embraiagem??

Pela minha experiencia numa 307 Break 1.4 HDi e varias 1.6 HDI SW, a embriagem nao tem defeito é feitio. A embriagem pega muito em cima, e depois alguma coisinha ela treme toda e por vezes deixa o carro ir abaixo mesmo num arranque normal. Na Pug disseram-me que aquilo tem um sistema que quando é excercida muita carga na embriagem para evitar o cheiro a queimado e um maior desgaste na mesma, ela deixa de funcionar e por sua vez o motor vai abaixo. O que é certo isto acontece nas 1.4 HDI e mas 1.6, as 2.0 nao sei nunca guiei nenhuma. Mas nas 307 as embriagens sao esquisitas.

Notas que por vezes ela treme muito nao é? E quando tentas arrancar sem ajuda do acelerador ela nao responde logo parece fraca? Nao notas que ela as vezes parece que deixa de responder? Depois de uma viagem nao notas que a embriagem fica mais sensivel? [;)]

Pela minha experiencia numa 307 Break 1.4 HDi e varias 1.6 HDI SW, a embriagem nao tem defeito é feitio. A embriagem pega muito em cima, e depois alguma coisinha ela treme toda e por vezes deixa o carro ir abaixo mesmo num arranque normal. Na Pug disseram-me que aquilo tem um sistema que quando é excercida muita carga na embriagem para evitar o cheiro a queimado e um maior desgaste na mesma, ela deixa de funcionar e por sua vez o motor vai abaixo. O que é certo isto acontece nas 1.4 HDI e mas 1.6, as 2.0 nao sei nunca guiei nenhuma. Mas nas 307 as embriagens sao esquisitas.

Notas que por vezes ela treme muito nao é? E quando tentas arrancar sem ajuda do acelerador ela nao responde logo parece fraca? Nao notas que ela as vezes parece que deixa de responder? Depois de uma viagem nao notas que a embriagem fica mais sensivel? [;)]

Boas!!

Sim exactamente isso, mas noto isso principalmente na marcha atras, mas isto acontece principalmente quando começo a andar... Depois de aquecer ja não noto tanta diferença!! Mas agora que falaste nisso de queimar embraiagem, realmente nunca senti o cheiro a queimado!

Tantas teimas e manias que por aqui vejo...

Se existe uma coisa que nao vou fazer ao meu carro é uma repro. Nao caio duas vezes no mesmo erro. Nao existe nada como manter o carro original.

A nao ser que se tenha um segundo carro para as brincadeiras, agora para carros do dia a dia e principalmente para quem faz muitos kms e gosta de puxar pelo carro(sim, porque so mete repro quem quer puxar por ele). Depois la se vao os turbos e etc..

Tantas teimas e manias que por aqui vejo...

Se existe uma coisa que nao vou fazer ao meu carro é uma repro. Nao caio duas vezes no mesmo erro. Nao existe nada como manter o carro original.

A nao ser que se tenha um segundo carro para as brincadeiras, agora para carros do dia a dia e principalmente para quem faz muitos kms e gosta de puxar pelo carro(sim, porque so mete repro quem quer puxar por ele). Depois la se vao os turbos e etc..

Sim, concordo contigo, cada um faz o que bem entender com o seu dinheiro, só não concordo com as inspecções nestes casos, mas pronto, justiça a 100 % nunca vai haver.

Mas o que gosto mesmo de ver é o pessoal a gabar-se que o carro fica a comer menos quando ganham uma nova cor na traseira. [:D][:D][:D][:D][:D][:D][:D]

turbos vao a vida em qualquer carro...basta ter uma ma utlizacao do mesmo..

nao e preciso estar com repro para ir a vida...

por aqui 1.3 com 110 cv repro...61000 km feitos..repro desde os 7 mil.

Boas amigo!
qual é o automóvel em causa? tenho um ibiza 1.4tdi no qual tencino fazer uma repro suave... algo na zona dos 95 cv mais coisa menos coisa...
algum conselho?? Acha que vai fumar muito?[:D]

Sim, concordo contigo, cada um faz o que bem entender com o seu dinheiro, só não concordo com as inspecções nestes casos, mas pronto, justiça a 100 % nunca vai haver.

Mas o que gosto mesmo de ver é o pessoal a gabar-se que o carro fica a comer menos quando ganham uma nova cor na traseira. [:D][:D][:D][:D][:D][:D][:D]

Amigo, só ganham uma nova cor na traseira se a repro for muito puxada ou então se andarem sempre com o acelerador no fundo... se fizerem conscientemente nao tem esse problema[;)]!
alem disso, se fizerem uma boa limpeza semanal nunca chega a tornar-se "nova cor"[:D]

Amigo, só ganham uma nova cor na traseira se a repro for muito puxada ou então se andarem sempre com o acelerador no fundo... se fizerem conscientemente nao tem esse problema[;)]!
alem disso, se fizerem uma boa limpeza semanal nunca chega a tornar-se "nova cor"[:D]

Claro que sim, todos sabemos disso, mas parece que até deixam de lavar a traseira para se ver aquela mancha preta, é tipo "tenho o cu preto, vejam bem, não se metam comigo". [:)][:)][:)][:)]

Não estou a generalizar, isto é que que vejo nalguns casos.

a repro ta num motor fiat..multijet que equipa o grande punto

90 cv de origem passou para 110 e de 200 binario passou para 278..

fumo..deita...se puxar baixas ou a fundo...

mas numa conducao normal nao deita muito...para sujar uma traseira andas 2 semanas a vontade sem notares muito que ela esta suja do fumo..

agora se andar em reprises...puf... fumo claro..

Claro que sim, todos sabemos disso, mas parece que até deixam de lavar a traseira para se ver aquela mancha preta, é tipo "tenho o cu preto, vejam bem, não se metam comigo". [:)][:)][:)][:)]

Não estou a generalizar, isto é que que vejo nalguns casos.

Nisso tens razao... Ainda ontem passei por um golf de 2004, que até dava dó... [:)][:)]

mas numa conducao normal nao deita muito...para sujar uma traseira andas 2 semanas a vontade sem notares muito que ela esta suja do fumo..

Mas isso tambem nao depende um pouco de carro para carro?
Existem alguns carros que já de origem fumam um bocado em baixas a fundo...

E erros na FAP com os constantes "BIP BIP" a dar sinal tambem é normal? Sera que a repro foi mal feita?
Bem, no meu caso isso aconteceu mas tambem fiz a repro "fora"
Mas no caso do meu primo, fez a repro na Peugeot, numa carrinha nova, ficou com os BIPs e sem o turbo aos 30.000km...

Cada um faz o que quer do seu carro, eu apenas dei a minha opiniao do que penso sobre a materia pelos casos que conheço desse meu primo, dos meus amigos e do meu ex carro.
Todos deram problemas(Sem falar na fumarada, porque tem quem se exiba da fumarada que o seu carro faz).

Por isso, repros em carros meus nem pensar!

tambem conheco quem tenha partido um turbo com 8 mil km....e tinha o carro stock..

esses erros na FAP sao originarios de MÁ reprogramação... isto é um mundo que é so para quem sabe e percebe...nao é chegar descarregar ficheiro e siga... depois surgem esses cassos..

e em relacao a repro na peugeot...era oficial? se era oficial tinha garantia..

mas vai na volta apanhou la um vendedor que era amigo do mecanico que percebia minimamente de electronica e combina preco bota pa dentro o ficheiro e é repro feita na marca...

dps caput..

o que nao falta ai sao casos de carros com porradas de km com repro sem problemas...e os que tem problemas 90% é da ma utlizacao da pessoa que conduz o carro..

[:D][:D][:D][:D], mais aceleração e binário com menos consumos. [:)][:)][:)]

Até acredito que diminua, mas apenas no CB, já que os dados da centralina foram alterados, as contas ao consumo vão sair para baixo, as reprogramações não contemplam a calibração desses valores, isto porque não existe nada no motor que meça com exactidão a quantidade de combustivel que é consumido, os valores apresentados no CB são contas com base na pressão e tempo de injecção, ao se reprogramar estes tempos são alterados e os valores de calibração dos mesmos perdem-se.

Não é uma regra ou facto para qualquer reprogramação, mas em carros de baixa cilindrada é bem provável que tenhas ganhos de performances e consumos.

Um case study concreto disso que, a meu conhecimento, 100% dos casos resultaram em descidas significativas de consumo, é o Toyota Auris. O meu está de origem, mas os que conheço reprogramados, baixaram os consumos reais, em circunstâncias iguais às anteriores, entre 0.5 a 1 litro aos 100kms (e não estamos a falar de consumos de CB). Isto pode soar surreal mas não é, e tem uma razão lógica de ser assim. De origem, este carro obriga a um certo esforço em determinadas situações para desenvolver. Com o aumento da potência e consequente aumento do trabalho do turbo, é natural que o consumo diminua, porque o esforço aparente do motor diminui.

Se isto é fiável como o motor de origem, duvido, contudo, discordo quando referes:

Quando mandam uma coisa cá para fora é testada e aprovada em determinadas condições, geralmente adaptadas a vários países, vários climas... Quando lançam o mesmo bloco com maior potência não se limitam a reprogramar as centralinas (é raro um aumento de potência que seja só uma repro em carros de origem).

Eu sinceramente para andar com o meu carro nessas circunstâncias preferia estar quieto e manter como está de origem...

Ou as condições de funcionamento são semelhantes, ou não mexe.

É a minha opinião.

Já agora, as questões do fumo preto tambem sao comuns aos carros a gasolina ou so nos diesel? A questão dos turbos, penso que seja só em abuso constante da reprogramação... Segundo me informou a Turbotec, devemos utilizar a repro em regimes normais, isto e, como se estivessemos a conduzir o carro de origem...
Se não abusarmos das altas rpm, e apenas utilizarmos como forma de recuperaçoes em baixas e claro, um pouco mais que isso de vez em quando, nao teremos problema![;)]
No entanto claro, depende muito do reprogramador e sobretudo do utilizador...
Devemos deixar o nosso carrito numa oficina que tenha boa fama e que saiba aquilo que faz...[:p]

Voltar
Superior