Reprogramação Centralina

Não falando de um modo generalizado mas sim, do meu pópó, que está reprogramado á 80.000 km, tendo neste momento 140.000 km, só posso estar satisfeito...
A diferença, essa foi significativa, ou seja, parece que ganhei uma mudança, a 4ª mudança puxa com a antiga 3ª, e assim sucessivamente, inicialmente acontecia-me ir muitas vezes em 6ª e pensava que ia em 4ª, só me apercebia quando a manete das mudanças não ia mais para a direita. O carro ganhou outra alma e sempre pronto a responder ao acelerador...
A nivel de consumos, sinceramente notei que gastava mais um pouco mas apenas porque fiquei com o pé mais pesado, nos primeiros tempos aquando da repro.
Actualmente os consumos, verificados á moda antiga pois não tenho C.B. situam-se nos 6l\100km tal e qual como anteriormente, notei mais diferença em termos de consumos quando mudei de jante 16 pra 17...

Problemas??? Bem, aos 107.000km a bomba dágua deu a alma ao criador, se foi por causa da repro ou não também não sei...Será que se não tivesse a repro isto não acontecia??? É o mesmo que perguntar a um fumador se viverá mais tempo se deixar de fumar...
Posto isto, voltava a fazer a repro...[;)]
Haha é verdade, o carro é um G V 1.9tdi, com 105cv, depois da repro n sei com quantos ficou, mas sei que a nivel de andamento equipara-se com o 2.0 tdi 140...

Para verificar consumos tem de ser sempre à maneira antiga, os CB apenas dão estimativas de consumo com o equipamento de origem porque foi assim que foi calibrado, mesmo assim com algumas margens de erro.

com repro os consumos aumentam.

nota-se claramente que muitas pessoas que escrevem aqui não têm os carros reprogramados!

uma reprogramação é feita com base no maior debito de gasoleo.
a puxar vai sempre gastar mais! sempre!
a media de consumo apenas baixa em casos em que não se usufrui do debito extra a certas rotações e se joga, e bem, com o acrescimo de força a baixos regimes.

relativamente á bomba de agua tem ido á vida....
não foi da repro.
aos 107 mil, muito provavelmente ou não lhe meteram uma bomba nova aos 90mil como o fabricante assim o recomenda ou foi mal metida.
a revisão dos 90mil é extremamente delicada e nas mãos erradas...o pior acontece.

eu ando com repro desde 2003 e quando dou uso os cavalos os consumos sobem e muito.

com repro os consumos aumentam.

nota-se claramente que muitas pessoas que escrevem aqui não têm os carros reprogramados!

uma reprogramação é feita com base no maior debito de gasoleo.
a puxar vai sempre gastar mais! sempre!
a media de consumo apenas baixa em casos em que não se usufrui do debito extra a certas rotações e se joga, e bem, com o acrescimo de força a baixos regimes.

relativamente á bomba de agua tem ido á vida....
não foi da repro.
aos 107 mil, muito provavelmente ou não lhe meteram uma bomba nova aos 90mil como o fabricante assim o recomenda ou foi mal metida.
a revisão dos 90mil é extremamente delicada e nas mãos erradas...o pior acontece.

eu ando com repro desde 2003 e quando dou uso os cavalos os consumos sobem e muito.

Concordo, mas não com o acréscimo de força a baixos regimes, acréscimo de força = uma mistura mais rica de ar e combustível, logo aumento de consumo. E sim tenho um carro reprogramado, noto que o consumo aumenta se usar a potência extra, se não usar fica como era antes, baixar nunca baixa, e quem diz isso está completamente enganado. Não estou aqui para contrariar, mas sim para que se diga toda a verdade sobre o assunto. Se conseguisse baixar já tinha vendido a ideia aos fabricantes e ganho uma pipa de massa.

Então uns amigos meus devem ser mágicos....

Sim, sendo assim são. Incríveis técnicos que se estão a perder por todo o lado, podiam bem criar uma nova marca de motores por exemplo e fazer com que Portugal cria-se alguma coisa de bom para a indústria automóvel.

Agora entendo o porquê dos carros serem mais caros cá que no resto da Europa, é que aqueles que se vendem cá são melhores, podem facilmente serem alterados para consumir menos. [:)][:)][:)][:)]

E como sabes que ele tá certo, isso é uma estimativa, ou achas que os fabricantes andam a dormir. Portanto a minha teoria aplica-se, os fabricantes não percebem nada de automóveis e estão a ser subornados pelo cartel das petroleiras, além disso existem anónimos que descobriram uma maneira de contrariar as leis da física e querem passar despercebidos, não querem ser nenhuns Einstein's, isto porque descobriram como meter o carro a andar o mesmo ou mais e a consumir menos. [:)][:)][:)][:)][:)][:)]

Abram os olhos, se foi reprogramada esse erro é muito maior, e além disso de origem já foi confirmado que o consumo real do veiculo é normalmente 25-30 % a mais que aquilo que o cb indica. Que eu conheça não existe nenhum carro que traga medidores de caudal nos tubos de admissão e retorno, isto porque são equipamentos caríssimos, tenho alguma experiência com eles, e para a industria custam milhares de euros, para um carro esse valor triplica, portanto apenas um sensor desses num carro deve custar entre 2000 a 3000 mil euros, como precisamos de 2, duvido que alguma marca os instale, a não ser as marcas caras.

É incrível como a nossa cultura é tão medíocre que faz as pessoas acreditarem naquilo que os fabricantes querem que nós acreditamos, portanto deste que os carros têm computador de bordo como lhe chamam, para mim que sou programador aquilo é apenas um microcontrolador com alguns sensores, passaram todos a consumir menos como por magia.

Meus amigos, para saber quanto gasta o carro façam o seguinte e não tenham medo de saber do real consumo do carro, sim muita gente tem medo de saber quanto o carro consume na verdade, encham o depósito e apontem quantos quilómetros têm, circulem normalmente e quanto estive a 1/4 da capacidade voltem a encher e apontem quantos litros levou e quantos quilómetros tem, depois é fazer contas;

Litros que levou / (Kms actuais - kms no primeiro enchimento) * 100 = Média por 100 Kms

Isto é uma média, o que o cb vos dá é apenas uma estimativa da média e nos alterados muito errada mesmo, ou acreditam que é possivel mais potência com menos consumo, se fosse assim, o Bugatti Veyron era o carro mais económico, quando querem construir caros economicos, fazem-os pequenos, de pequena cilindrada, leves e com poucas performances.

ho meu...

ve la se sabes ler na parte em que eu disse..

FAÇO AS CONTAS EM PAPEL....

ou seja...para os teus creditos...

aquilo que dizes te para eu fazer com 1/4 de deposito...é o que eu faço sempre no papelinho..os litros que ponho...vejo os km que faco..

e sim eu sei que a media do cb nao é representativa dos dados (nao desse eu tratamento de dados)... e por isso digo..o cb...em relacao as contazinhas que tu pedis te pa fazer... esta errado 0.1 a 0.3...

e digo..eu com repro...faço mais km com o mesmo x de gasoleo...que fazia com sem repro...

as repros mexem com gasoleo..mexem sim...mas tambem mexem com ar...com turbo...e etc...

o que mexe unica e exlcusivamente com gasoleo...e uma box...

uma repro...tudo é feito para ficar linear..

Isto é falso.

Nunca vi nenhum ser 100% exacto, mas 30% é um exagero.

Não acho exagero nenhum, em 2 casos até passa dos 40 %.

digitalizar0001xz0.jpg

digitalizar0002sg5.jpg

digitalizar0003oy1.jpg

digitalizar0004bl7.jpg

digitalizar0005hd1.jpg

digitalizar0006oa0.jpg

ho meu...

ve la se sabes ler na parte em que eu disse..

FAÇO AS CONTAS EM PAPEL....

ou seja...para os teus creditos...

aquilo que dizes te para eu fazer com 1/4 de deposito...é o que eu faço sempre no papelinho..os litros que ponho...vejo os km que faco..

e sim eu sei que a media do cb nao é representativa dos dados (nao desse eu tratamento de dados)... e por isso digo..o cb...em relacao as contazinhas que tu pedis te pa fazer... esta errado 0.1 a 0.3...

e digo..eu com repro...faço mais km com o mesmo x de gasoleo...que fazia com sem repro...

as repros mexem com gasoleo..mexem sim...mas tambem mexem com ar...com turbo...e etc...

o que mexe unica e exlcusivamente com gasoleo...e uma box...

uma repro...tudo é feito para ficar linear..

Portanto quem faz carros não percebe nada do que faz. [:)][:)][:)][:)]

tu fazes carros???

acho que tas a pegar por cenas sem logica nenhuma...

se fosse assim os motores nao evoluiam..tinhamos sempre um 1.3 de 70 cv...

encontrei aqui umas contazinhas que fazia dantes...

litros 37
km percorridos... 580
consumo cb 6.6

fazendo as contas...da 6.3 de consumo real...

apos repro..

litros 37...km percorridos 650
consumo cb 5.4
consumo real 5.6...

mas ya...andamos todos enganados...so tu e que estas certo

Só não percebi o que tem o erro de CB a haver com esse artigo.... Uma coisa é o que as marcas anunciam...outra os consumos. Onde tá aqui o tal erro do CB?.....

Pareces o meu padrinho,que também não percebe bolha de carros,a falar...A teoria dele é exactamente a mesma."Os engenheiros das marcas fazem assim é porque assim é melhor"[:)]
Procura info no fórum porque encontras as respostas que mostram porque é que os engenheiros estão limitados e o que eles fazem não é o absolutamente melhor.

Para-fraseando,"fraca cultura"...:rolleyes:

EDIT:Já disse porque é que os consumos podem baixar depois de uma repro,tens palas nos olhos ou simplesmente não percebeste?

Se tu já concebeste ou concebes motores de automóveis acredito em ti, caso contrário a teoria do eu ouvi dizer ou outras muito mal fundamentadas de nada servem, apenas mostra falta de perspicácia e sentido crítico.

Normalmente quando fazemos uma repro ou outra asneirada parecida tentamos impingir aos outros o que nós fizemos como sendo excelente ou perfeito para nos sentirmos bem connosco, nada mais errado.

Os engenheiros não fazem as coisas sem mais nem menos e se os motores saiem com aquelas cavalagens, consumos e binário por alguma razão é, com uma repro "xuning" conseguiam meter um motor qualquer como o mais potente do segmento se quisessem mas porque é que não o fazem? Pensem nisso e de certeza que chegam lá.

O erro do computador de bordo já foi discutido em fóruns estrangeiros e chegou-se á conclusão que o seu erro é perfeitamente normal, porquê? O diâmetro das rodas não é sempre igual, além de haver variação nas medidas existe variação no piso dos pneus, logo ai os quilometros que nós medimos podem não corresponder aos reais, o filtro de ar e de gasóleo nunca estão em condições perfeitas, o próprio gasóleo varia de país para país, o peso do carro altera-se, a densidade do ar é diferente de região para região, consoante o desgaste e quilometragem do carro existem sempre reajustes mecânicos, etc, etc, etc, existem muitos factores a têr em conta e em qualquer manual lá refere que os dados do computador de bordo são meramente informativos nunca sendo de acreditar a 100%.

Só não percebi o que tem o erro de CB a haver com esse artigo.... Uma coisa é o que as marcas anunciam...outra os consumos. Onde tá aqui o tal erro do CB?.....

Tão plausível como o erro que anunciam nos consumos, ainda bem que vocês acreditam naquilo que eles querem que acreditem, assim a evolução é mais lenta e assim os clientes andam sempre contentes, dai a evolução dos automóveis ser lenta e vagarosa.

Portanto a centralina é um cérebro e sabe o que está fazer, sendo enganada ou não, inclusive sabe se é enganada com outra programação e corrige o consumo de maneira a ser o mais real possivel. [:D][:D][:D]

O bom disto tudo é que já vimos que fazendo reprogramações como lhe chamam os motores ficam mais eficientes, o que quer dizer que os fabricantes estão muito atrasados na tecnologia, já que não testaram os carros com as várias programações possíveis certo.

Sendo assim eu sou programador de quase todo o tipo de micro-processadores e micro-controladores e esta conversa deu-me uma ideia excelente como baixar o consumo para menos de metade, basta simplesmente pegar no valor que o CB mostra e dividir por 2 e apresentar o valor, logo ai o valor do consumo desce para metade. [:D][:D][:D]

Outra coisa, a centralina não mexe no ar, no turbo, apenas na quantidade e pressão de combustível que entra no cilindro, essa quantidade varia em função da temperatura e humidade do ar, que determina a quantidade de ar e pressão dentro do cilindro, até nos turbo de geometria variável não é a centralina que controla isso. Outros pontos de controle são a temperatura do motor, ignição ou não da ultima combustão.
Portanto as alterações a nivel de centralina ou repro's como lhe chamam é alterar as tabelas de comparação destes sensores e nalguns casos até o algoritmo do calculo. Portanto sei muito bem do que estou a falar e até já fiz esse tipo de serviço entre outras coisas, só que deixei a actividade porque tá minada de gente que não sabe o que faz e depois aparece com relatórios de consumo e potências que não tem nada a ver, além disso o risco de problemas é muito grande e tenho outras actividades mais lucrativas.

Portanto continuo a afirmar o mesmo, porque os vossos argumentos não são convincentes e metem em causa tanto as leis da física como o trabalho dos fabricantes.

Voltar
Superior