Reprogramação Centralina

nenhuma reprogramação mantem a fiabilidaqde original!
...se até stock dão porblemas...quanto mais mexidos!

um turbo que faça stock 1.325 aguenta fazer 1.675 sem partir.....mas apenas o faz durante uns 30 a 50 mil kilometros porque é impossivel não desequilibrar o turbo estando este a fazer 300 gr a mais!

contra factos não há argumentos.

todos os carros são diferentes e todos eles dão problemas!

as casas de repros com sites bonitos e publicidades vistosas ....fazem-no apenas para enganar o cliente!

junta-se a isto um banco de potencia aldrabão e voilá!

Um carro é feito como um sistema.. se alteras dum lado, vais criar um desiquilibrio no sistema. Agora se souberes realmente alterar o sistema, mexendo aqui e ali, ai podes fazer uma alteração e manter o equilibrio, mas normalmente há sempre uma ou outra variavel que é afectada.

Dito isto, gosto quando a maioria dos utilizadores começa logo a dizer que a repro deve ser para tornar os motores mais isto e aquilo, e que só deve ser feita por isto e por aquilo. Que eu saiba ainda vivemos num pais livre, e por isso se eu quiser fazer uma repro para contar ao vizinho que fiz, ou se quiser para dar uma ratada a um 106 1.0, faço, e ninguem tem nada a ver com isso! Quando estiver a transgredir alguma lei podem exercer o vosso direito de fazer uma denuncia na policia, até lá metam-se na vossa vida.

Rastejante, acho por este teu comentário dá para perceber o tipo de condutor e de pessoa que és - mediocre. Deves ter uma vida um bocado triste e so deves ser feliz quando pegas no teu ibiza GTTDI16Vcuprarfr e passas o sr joaquim e o seu 1.2 a gasolina e irritas o homem pq lá vai ter ele de lavar outra vez a frente do seu carro que ficou toda preta por causa do fumo do teu "bólide". Se és feliz assim ainda bem para ti. Só espero que não te cruzes comigo na estrada porque és bem capaz de ser mais perigoso que o meu avô quando ainda conduzia (deixou de o fazer por bom senso)...

Quem começa com ofensas és tu e eu é que sou mediocre... Ok, está certo!!!

Em primeiro lugar, não tenho carro reprogramado!

Em segundo, não tenho carro a gasoleo, por isso, não deita fumo como referes!!!

Pra finalizar, gostava de perceber o porquê do teu comentário à minha pessoa... Já agora, só naquela de perceber o que disse de errado...

Um abraço... []'s

No caso do dci não sei, mas penso que seja como nos hdi 92 / 110 cv em que há alteração do turbo.
No caso do de 110 cv é turbo de geometria variável.

Raramente um fabricante dispõe de 2 motores com potências diferentes onde só mude o software (se é que alguma vez aconteceu).

O kit há uns anos atrás q a Salvador Caetano disponibilizava para o 1.4 e 2.0 D4D... ñ era mais que uma repro!!!

Um abraço... []'s

Repro?

Aconselho-te (experiencia própria) a Noras Performance eng. Jorge Noras em Torres vedras.

O meu pai fez lá uma repro bastante soft no Terrano e digo-te: Ficou com uma utilizacao do dia para a noite, belissimas baixas. Não consome PINGA de oleo e n deu problemas até agora
Felizmente alguém que fala por experiencia própria e não porque acha, ou porque ouviu dizer...

Um abraço... []'s

Já agora aproveito para tirar uma duvida:
Por exemplo, se eu quisesse reprogramar o motor 1.4 TSI de 125cv para 140cv, isso iria ser prejudicial ao motor? Que cuidados teria que ter?
Esses valores na minha sincera opinião não são mesmo nada demais para o motor em questão, ou seja, modificaria sem dúvida as performances, e a fiabilidade pouco ficaria afectada...

Mas o ideal será sempre pedir conselhos a um preparador, não há melhor que isso!

Um abraço... []'s

Esta comparação é má.

Se queres fazer uma analogia com a informática tem de ser com o overclocking, e aí estás a aumentar a temperatura do processador, estás a aumentar a possibilidade de erros bem como a aumentar as hipóteses de fritar o pc todo...
...tal como no carro.

A comparação dele é má, mas a tua na minha opinião também não está 100% correcta!

O over-clocking terias a fazer com a utilização de uma Power-Box... Aí sim, sem dúvida que tens razão! E irias muito provavelmente com o tempo acabar por ter problemas na centralina (e possivelmente não só).

O re-mapeamento, é alteração de software... Basicamente deixas de usar um programa velho, e passas a usar um novo. Claro está, se o programa for pesado de mais, o computador vai acabar por bloquear! O mesmo irá acontecer com o carro se levar um mapa "poderoso" demais...

Um abraço... []'s

Um carro é feito como um sistema.. se alteras dum lado, vais criar um desiquilibrio no sistema. Agora se souberes realmente alterar o sistema, mexendo aqui e ali, ai podes fazer uma alteração e manter o equilibrio, mas normalmente há sempre uma ou outra variavel que é afectada.

Dito isto, gosto quando a maioria dos utilizadores começa logo a dizer que a repro deve ser para tornar os motores mais isto e aquilo, e que só deve ser feita por isto e por aquilo. Que eu saiba ainda vivemos num pais livre, e por isso se eu quiser fazer uma repro para contar ao vizinho que fiz, ou se quiser para dar uma ratada a um 106 1.0, faço, e ninguem tem nada a ver com isso! Quando estiver a transgredir alguma lei podem exercer o vosso direito de fazer uma denuncia na policia, até lá metam-se na vossa vida.

Gostei do post!!!

Sim senhor!!!

Um abraço... []'s

Última edição:
...

A comparação dele é má, mas a tua na minha opinião também não está 100% correcta!

O over-clocking terias a fazer com a utilização de uma Power-Box... Aí sim, sem dúvida que tens razão! E irias muito provavelmente com o tempo acabar por ter problemas na centralina (e possivelmente não só).

O re-mapeamento, é alteração de software... Basicamente deixas de usar um programa velho, e passas a usar um novo. Claro está, se o programa for pesado de mais, o computador vai acabar por bloquear! O mesmo irá acontecer com o carro se levar um mapa "poderoso" demais...

Um abraço... []'s

Acho que desconheces em que consiste uma repro.
Quando é uma repro para ganhar potência (90% dos casos) estás a exigir mais de tudo, desde turbo, injectores, etc.

Só assim é que tens ganhos.

Aumentas a potência, o binário (que é resultado da mesma), aumentas o esforço que pedes aos componentes.

Acho que não cabe na cabeça de ninguém que um chipador que tem uma oficina de esquina saiba mais do que os engenheiros que projectaram o motor e os mapas do mesmo.

...
Se olhares muito objectivamente, diz-me qual foi o carro ou marca que tinha 2 níveis de potência diferentes nos mesmos motores em que só mudasse a programação ?

Consegues encontrar um ?
...

Um exemplo desta situação, creio eu:

1ª geração Mazda 6 2.0 diesel

mesmo motor proposto com 2 niveis de potência: 120 e 136cv
o binário era idêntico em ambos (310Nm) assim como o regime a que era obtido (2000rpm), o que levanta duvidas por um lado, se a potencia era mesmo diferente, por outro como todos os componentes do motor eram iguais, onde estava a diferença? na electrónica...

:)

Um exemplo desta situação, creio eu:

1ª geração Mazda 6 2.0 diesel

mesmo motor proposto com 2 niveis de potência: 120 e 136cv
o binário era idêntico em ambos (310Nm) assim como o regime a que era obtido (2000rpm), o que levanta duvidas por um lado, se a potencia era mesmo diferente, por outro como todos os componentes do motor eram iguais, onde estava a diferença? na electrónica...

:)
Tens a certeza que os componentes do motor são iguais ?

Repara que mesmo assim falamos numa diferença de 16 cavalos num motor 2000. É uma diferença pequena, já que muita gente aumenta mais do que isso num simples 1.4.

Tentando amenizar um pouco a discussão...

A reprogramação consiste, basicamente, na alteração de alguns parâmetros. Sou do tempo em que o aumento de potência era feito recorrendo a "boxes". Cabo - box de potência - cabo. Simples.

Foi uma solução que durou algum tempo, sendo gradualmente substituída pelo re-mapeamento da centralina. Basicamente, o instalador copia a informação constante da centralina para um cd, entrega-o ao dono da viatura, e a partir daí, é à vontade do mesmo. "Mais baixas", "mais ponta", "sair mais depressa", etc. Há algumas alternativas.

Como já tenho vindo a defender, e já li neste tópico, a questão, é que os engenheiros das marcas, são pagos para conceber determinadas soluções. Soluções essas que acarretam determinados compromissos - máquina vs esforço.

É importante não esquecer que existe o "coeficiente de cagaço", recorrentemente utilizado em sede de projecto de engenharia, e que poderá eventualmente contemplar um aumento de potência na ordem de alguns cavalos. Não interferindo substancialmente na integridade dos orgãos mecânicos associados e directamente intervenientes.

Contudo, o que em regra acontece, é que há um aumento desmesurado de potência dos motores. Aumentos muito elevados, que fazem com que o conjunto (ou sistema, como foi designado num post anterior), se ressinta. E como não há milagres, havendo mais esforço, a probabilidade de algo correr mal é superior. Às vezes não corre, mas quando corre, tem associada uma factura onerosa.

Paralelamente, e apenas para concluir o raciocínio, é importante que quem pensa em alterar determinadas características do motor, pense igualmente que é importante alterar determinados "sets". Objectivamente, sistema de travagem, suspensão, etc. Só assim existirá um equilíbrio, que no final, permitirá a circulação do veículo em segurança. Não só sua, mas dos outros utilizadores da via.

Cumpts

Acho que desconheces em que consiste uma repro.
Quando é uma repro para ganhar potência (90% dos casos) estás a exigir mais de tudo, desde turbo, injectores, etc.

Só assim é que tens ganhos.

Aumentas a potência, o binário (que é resultado da mesma), aumentas o esforço que pedes aos componentes.

Acho que não cabe na cabeça de ninguém que um chipador que tem uma oficina de esquina saiba mais do que os engenheiros que projectaram o motor e os mapas do mesmo.
Vai na volta... LoLoL

Epah desculpa lá a minha ignorancia mas já agora e já que tu sim percebes bastante de repro's...

Como é que fazes uma repro num carro a gasolina atmosférico???

Não tens turbo pra aumentar a pressão do mesmo, explica-me lá então como é que se consegue aumentar a potencia num atmosférico... É mandar mais gasolina lá pra dentro apenas???

Um abraço... []'s

PS: Corleone... (aqueles bonecos muito malucos a bater palmas "comó caraças", mas que eu não sei por onde andam... para o teu post!!!) Só um pequeno aparte, as Box's não faziam o mesmo que uma repro faz...

EDIT: Ah RCA... eu falei na Salvador Caetano há uns anos disponibilizar kit's de potencia prós blocos 1.4 e 2.0 D4D em que era apenas uma repro... Este exemplo serve pra ti???

PS: Corleone... (aqueles bonecos muito malucos a bater palmas "comó caraças", mas que eu não sei por onde andam... para o teu post!!!) Só um pequeno aparte, as Box's não faziam o mesmo que uma repro faz...

O resultado final não é o mesmo? Aumento de potência? Hoje em dia, é possível com recurso a determinado tipo de software, ser mais objectivo/exacto. Em termos de resultado final...é o mesmo...

Cumpts

O resultado final não é o mesmo? Aumento de potência? Hoje em dia, é possível com recurso a determinado tipo de software, ser mais objectivo/exacto. Em termos de resultado final...é o mesmo...

Cumpts
Desculpa a pergunta, mas percebeste que só essa parte do teu post é que corrigi, o resto foi mesmo bater palmas pela clareza do mesmo (não era ironico), espero que tenhas percebido isso!

Aumentavas a potência, mas a box pode causar danos a nível da centralina. Numa repro re-ajustas valores exactos, uma box vai apenas "enganar" a centralina dando-lhe dados errados.

Só com isto é que não concordo, a fiabilidade de uma não é a mesma da outra. Agora o objectivo, como disseste, sim é o mesmo!!!

Um abraço... []'s

Se qures uma repro soft, vais ter mais prazer de conduçao e só estragas a mecanica se quiseres.
Dou um exemplo:Fiz uma repro na Turbotec e o meu 1.9 de 105 c/v ficou com 153 c/v.
Era um gozo a condução.
Mas como ñ sou de corridas e ñ quiz vir a estragar material prematuramente, voltei lá e eles puseram-me uma de 120 c/v e o Binario 270. Antes de origem tinha 200 Nm.
Numa conduçao q é a de quase sempre (90%), ñ se nota praticamente a força a mais, mas quando carrego no acelerador do meio para baixo se quiser fazer uma ultrapassagem em segurança, lá está o maior binario e os 15 cavalitos extra para ñ me deixarem preocupado.
A resposta é logo notoria.
Portanto para bem da segurança em ultapassagens, entradas em IC´s pelas faixas de aceleraçao, q em alguns casos sao curtas. recomendo vivamente uma repro. É como ter outro carro.
Cumptos

Desculpa a pergunta, mas percebeste que só essa parte do teu post é que corrigi, o resto foi mesmo bater palmas pela clareza do mesmo (não era ironico), espero que tenhas percebido isso!

Aumentavas a potência, mas a box pode causar danos a nível da centralina. Numa repro re-ajustas valores exactos, uma box vai apenas "enganar" a centralina dando-lhe dados errados.

Só com isto é que não concordo, a fiabilidade de uma não é a mesma da outra. Agora o objectivo, como disseste, sim é o mesmo!!!

Um abraço... []'s

Em termos de fiabilidade, como disseste e bem, são muito diferentes.Daí ser natural a evolução da box para o actual sistema de "repro´s".

O propósito é o mesmo. Em suma, estamos de acordo. [;)]

Cumpts

Vai na volta... LoLoL

Epah desculpa lá a minha ignorancia mas já agora e já que tu sim percebes bastante de repro's...

Não tens turbo pra aumentar a pressão do mesmo, explica-me lá então como é que se consegue aumentar a potencia num atmosférico... É mandar mais gasolina lá pra dentro apenas???

Um abraço... []'s
Onde é que eu disse algo sobre reprogramar um carro atmosférico ? :confused:

Como sabes, os resultados são pouco evidentes, pois tens pouca coisa para mexer, não entendo onde foste buscar essa ideia.
EDIT: Ah RCA... eu falei na Salvador Caetano há uns anos disponibilizar kit's de potencia prós blocos 1.4 e 2.0 D4D em que era apenas uma repro... Este exemplo serve pra ti???
Em relação a essa repro era necessário mais informação.

Se queres saber, existem concessionários oficiais da Mercedes que reprogramam os carros.
Mas sabes qual é o side-effect ?

É que tens de assinar um documento onde assumes a responsabilidade, e se tiveres problemas a garantia foi-se ! (como acontece na generalidade das marcas, como citroen por exemplo.)

No caso da repro da Salvador Caetano reprogramavam sem mais nada ?
Como era a garantia ?
A reprogramação vinha da Toyota ou era da Salvador Caetano (muito diferente) ?

É que as respostas as estas questões podem esclarecer muita coisa.

Porque uma coisa é certa e indiscutível: se tens um turbo com mais pressão tens um desgaste maior do turbo.
Se tens mais binário, tens um desgaste superior da embraiagem, transmissões, etc.

Agora, andava por aqui um user com um bmw reprogramado (com uma potência incrível) que achou normal 30.000 kms depois da repro ter de substituir a embraiagem.
Para quem ache este tipo de coisas normais, força nisso !

Última edição:

uma coisa é não se fazer repro, outra coisa é os valores ganhos (cv's e Nm) não serem elevados!

Onde é que eu disse algo sobre reprogramar um carro atmosférico ? :confused:

Como sabes, os resultados são pouco evidentes, pois tens pouca coisa para mexer, não entendo onde foste buscar essa ideia.

Em relação a essa repro era necessário mais informação.

Se queres saber, existem concessionários oficiais da Mercedes que reprogramam os carros.
Mas sabes qual é o side-effect ?

É que tens de assinar um documento onde assumes a responsabilidade, e se tiveres problemas a garantia foi-se ! (como acontece na generalidade das marcas, como citroen por exemplo.)

No caso da repro da Salvador Caetano reprogramavam sem mais nada ?
Como era a garantia ?
A reprogramação vinha da Toyota ou era da Salvador Caetano (muito diferente) ?

É que as respostas as estas questões podem esclarecer muita coisa.

Porque uma coisa é certa e indiscutível: se tens um turbo com mais pressão tens um desgaste maior do turbo.
Se tens mais binário, tens um desgaste superior da embraiagem, transmissões, etc.

Agora, andava por aqui um user com um bmw reprogramado (com uma potência incrível) que achou normal 30.000 kms depois da repro ter de substituir a embraiagem.
Para quem ache este tipo de coisas normais, força nisso !
Eu é que não sei nada sobre repro's mas tu é que me vens dizer que os resultados num carro atmosférico são pouco evidentes... [:)][:)][:)] Ok... tá bem, leva a taça!!!

Em relação à Salvador Caetano, era repro feita cá, e não da Toyota, o preço do carro era igual e a garantia era intocavel, ou seja, mantinha-se... Ou seja, não assinavas nada!

Em relação ao desgaste das peças não depende de ter repro ou não... Depende de uma "valvula" que se encontra entre o volante e o banco do condutor (que por acaso se chama condutor). Eu posso ter um carro de origem, e mandar a embriagem prás couves em 1 mês... Posso ter um carro com uma repro puxadinha e ela durar mais do que o normal!

É como vir dizer que o tuning de motor é pra fazer corridas (como há muita mania praí de dizer), no entanto o carro só faz corridas se o condutor as fizer!!!

Se tiveres uma utilização comedida como é lógico o carro não vai ter problemas, se não andares a pisar logo a fundo assim que ligas o carro, o turbo não vai à viola (com repro) mas se o fizeres sem repro é altamente provavel que ele vá!!! O mesmo acontece com a embriagem, se souberes usar o teu pedal doseando de forma correcta o binário não terás problemas com a embriagem (com repro), no entando se andares com o carro de origem a puxar primeira e meter segunda sempre a puxar pelo carro, se calhar a embriagem vai-se fácilmente...

Um abraço... []'s

:confused:

Não entendi...

E vão dois... Também não percebi!!!

Um abraço... []'s

Última edição:
Eu é que não sei nada sobre repro's mas tu é que me vens dizer que os resultados num carro atmosférico são pouco evidentes... [:)][:)][:)] Ok... tá bem, leva a taça!!!

Em relação à Salvador Caetano, era repro feita cá, e não da Toyota, o preço do carro era igual e a garantia era intocavel, ou seja, mantinha-se... Ou seja, não assinavas nada!

Em relação ao desgaste das peças não depende de ter repro ou não... Depende de uma "valvula" que se encontra entre o volante e o banco do condutor (que por acaso se chama condutor). Eu posso ter um carro de origem, e mandar a embriagem prás couves em 1 mês... Posso ter um carro com uma repro puxadinha e ela durar mais do que o normal!

É como vir dizer que o tuning de motor é pra fazer corridas (como há muita mania praí de dizer), no entanto o carro só faz corridas se o condutor as fizer!!!

Se tiveres uma utilização comedida como é lógico o carro não vai ter problemas, se não andares a pisar logo a fundo assim que ligas o carro, o turbo não vai à viola (com repro) mas se o fizeres sem repro é altamente provavel que ele vá!!! O mesmo acontece com a embriagem, se souberes usar o teu pedal doseando de forma correcta o binário não terás problemas com a embriagem (com repro), no entando se andares com o carro de origem a puxar primeira e meter segunda sempre a puxar pelo carro, se calhar a embriagem vai-se fácilmente...

Um abraço... []'s

E vão dois... Também não percebi!!!

Um abraço... []'s

Eu não sou nenhum expert em repro's nem nunca disse que era.
Estamos a trocar impressões a ver se chegamos a alguma conclusão.

Mas já que achas que as repro's em carros atmosféricos dão ganhos substanciais, que tal meter aqui factos em vêz de postas ?

De resto estás a dizer que se tiveres repro mas não puxares pelo carro não o vais gastar mais.
Eu até concordo com esse pensamento, mas nesse caso, para que queres mais nm e cv ?

Só uma achega: esse kit de potência deu problemas incríveis. Tanto que, no caso do novo Yaris com o motor 1.4D-4D de 90 cvs, este já vem com turbo de geometria variavel, embolos e intercoller diferentes - ou seja, é um novo motor. E por alguma coisa não reprogramaram o antigo...

Só uma achega: esse kit de potência deu problemas incríveis. Tanto que, no caso do novo Yaris com o motor 1.4D-4D de 90 cvs, este já vem com turbo de geometria variavel, embolos e intercoller diferentes - ou seja, é um novo motor. E por alguma coisa não reprogramaram o antigo...

Nem estava à espera de algo tão evidente, daí ter perguntado se era a toyota que fazia a repro ou a Salvador Caetano.

É um pouco como as transformações GPL ou kit's deportivos feitos pelo importador (como aconteceu com o 106 r2):
Uma coisa é o fabricante lançar um ficheiro novo de programação. Se o fabricante de qualquer carro meu lançasse isso, eu punha num carro meu sem medos nenhuns, pois é algo que é estudado por quem conhece os motores melhor que ninguém, são soluções testadas com elevado grau de fiabilidade.

Repro's feitas por concessionários / importadores sem o aval da marca têm um grau de confiança muito baixo.
Nesse caso os problemas que recorreram dentro da garantia, de certeza que a Salvador Caetano assumiu, mas quando foi fora da garantia ficou o cliente com o 'menino' nas mãos.

As pessoas não se convencem que os fabricantes é que sabem, e se eles fazem alterações físicas nos motores em vez de repro (as alterações ficam muito mais caras) por algum motivo é.
Se as repro's fossem de facto seguras, as próprias marcas vendiam-nas não só de origem como também numa solução aftermarket.

Se fosse com garantia do fabricante eu pagava para fazer uma repro sem pensar duas vezes.

Agora teorias dos habilidosos que fazem experiências com os carros dos outros, não obrigado.

Voltar
Superior