[Mercado] Renting

O que está a dizer é que na prática não foram verificar os Kms ao fim dos 6 meses. Já o que eu estou a dizer, é que o que está escrito é a verificação dos kms ao fim de 6 meses com acerto na renda se houver desvio acima ou abaixo de 15% do que seria "normal" em relação aos Kms contratados. Nem sempre se faz o que está no papel e neste caso ainda bem, pois ter de andar a contar KMs de 6 em 6 meses era uma treta. Mas nunca fiando...

O que estou a dizer é que não faz sentido andar a verificar kms quando existe uma clausula que implica o pagamento de kms em excesso. A não ser que o desvio seja muito grande, e a Leaseplan considere que o Cliente poderá não oferecer garantias de que tenha capacidade para pagar o excesso de kms no final do contrato, não vejo razão para essa verificação sistemática dos kms.

Por outro lado essa verificação de kms é feita, habitualmente, nas revisões ou inspeções. Sendo um carro novo, em princípio, só fará a 1ª revisão ao fim de 2 anos (isto de acordo com o recomendado pela própria marca e pressupondo que fará aproximadamente 10K/ano).

Última edição:
No meu caso ainda ninguém veio verificar a quilometragem. E também me foi dito que pode haver agravamento para o escalão acima, caso se verifique uma quilometragem média superior ao contratado (depende do "desvio" que se verifique). Mas também me foi comunicado que se no final (ou em período de 6 meses posterior) fôr verificado que a quilometragem voltou a estar dentro do escalão inicialmente definido, as contas seriam refeitas.

Na realidade, o contrato fala em 10K anuais, portanto nem faz sentido verificar sem ser anual. Na prática a Leasplan só altera a mensalidade se fôr verificado um desvio significativo de kms face ao contratado. Se chegares ao ano com 11.00kms ou mesmo 12.000kms, tenho algumas dúvidas que haja lugar a recálculo da mensalidade. Mas se o desvio for superior a 30% aí já poderar haver mexida na mensalidade para o escalão superior.

Na prática não faz muito sentido (a não ser que se verifique variação/desvio muito significativo) porque o contrato prevê um acerto no final do mesmo por cada km a mais realizado, valor esse a que acresce IVA. O valor a pagar por excesso de kms é de €0,06 + IVA por km (ou seja, €0,0738/km).

Fazendo contas, chega-se à conclusão que se se fizer mais de 1.100 kms/mês já compensa pedir para passar para o escalão seguinte (10k a 15K/ano em vez de ficar no escalão até 10k/ano).

A minha cunhada tem 1 fiat da leaseplan ha 1 ano e nunca lhe pediram para mostrar os kms!!
eu ja pedi o orçamento para 15000km em vez dos 10000km para nao ter supresas.

Voltar
Superior