A Renault ainda consegue surpreender!
Apesar dos tropeções nos carros de produção, com o anónimo Twingo, o estranho Laguna e sem contar com as tendências aberrantes nos restylings dos seus modelos, nos concepts consegue sempre dar a volta por cima.
É certo que estes 4 concepts (falta aí o baseado no Kangoo) não me deixam a salivar de expectativa como outros passados, mas conseguem cativar o suficiente, e para mais, sabendo que vão todos passar à produção (estou para ver o quanto perdem em impacto visual)
Fazendo um apanhado geral...
Apesar de o Le Quement já ter saído da Renault, ainda se pode ver a influência dele nestes concepts, sobretudo no uso original e interessante de elementos gráficos, usados com grande eficácia, não apenas como elementos decorativos, mas igualmente funcionais.
No pequenito Twizy e no Zoe o hexágono aparece como motivo gráfico.
Na frente do Twizy ou no tecto do Zoe, temos um excelente trabalho de "graphic design"!
O que me leva a outra particularidade.
Ambos os concepts revelam bastante influência de design de produto, mais do que design automóvel.
Assim se justifica estas soluções gráficas e cromáticas.
Ambos apostam em superficies cheias e suaves. É uma linguagem mais soft, que me faz recordar alguns concepts mais antigos como o Wind.
No caso do Twizi, quase não há superficies, mas todos os elementos agregados ao esqueleto, apostam nessa caracteristica.
Estou focado mais no Twizi e no Zoe, porque mostram de forma mais eficaz, as possibilidades de um veículo eléctrico. Existe muito mais liberdade no que toca a packaging, o que permite apostar em novos cminhos no que toca ao design e styling.
Mas isso só é possivel caso o ponto de partida seja uma folha em branco.
No Zoe tenho algumas dúvidas em relação à plataforma. É um carro um pouco maior que o Clio. Não sei se partilham base ou não! Mas mesmo assim está cheio de soluções originais, tanto exteriores como interiores. Decepcionante é saber que maior parte delas devem desaparecer na conversão deste modelo à tirania das linhas de produção.
O Twizi, conceptualmente, é quase como um sucessor da BMW C1.
A Renault já confirmou a sua produção, e é sem dúvida o modelo que estou mais curioso em ver nas ruas em versão oficial.
O Kangoo ZE é apenas um lavar de cara do Kangoo (que já tinhamos visto no Z.E. à uns meses atrás). Não parece tão ridiculamente cómico como o seu irmão Be-Bop, felizmente
E a maior surpresa, vem talvez do Fluence.
Olhando para o carro de série, e olhando para este, um tipo tem que ficar a pensar... WTF???
Será que não poderia ter apimentado o desenho base logo de partida?
Ainda para mais, um carro com um nome tão explicito como Fluence, estar a caracterizar um vulgar sedan, quando esta versão eléctrica enriquece tão eficazmente a linguagem visual do carro.
Pormenores decorativos à parte, os novos párachoques, a linha base das portas bastante dinâmica e os novos grupos ópticos traseiros fornecem ao banal sedan, uma dose extra de confiança e personalidade.
Não sei se é das fotos, mas o carro parece-me sempre estreito e alto... hum...
Ai Renault, Renault...
Já agora, a ver se a "moda" dos eléctricos pega nos próximos anos, já que parece que vamos ser invadidos nos próximos anos por um enxame deles.