Renault Clio 1.2 - Maus Lençois

RNRF

New member
Boa tarde .

Tenho vindo a acompanhar desde á uns meses para cá o vosso excelente fórum , desta vez mais uma vez recorro á vossa colaboração uma vez que o meu Cliozito me parece estar em muito maus lençóis a nivel de motor. Vou enumerar os problemas que me surgiram durante estas ultimas semanas :

-Perda constante de agua ( a cada vez que pego no carro tenho que lhe por mais , pois está sempre vazio o reservatório )
-Dentro do reservatório da agua parece vir cheiro a gasolina.
-Oleo do motor subiu o nível sem eu lhe acrescentar nada e está com um tom mais castanho claro ( possivelmente entrada de agua ).
-Ontem quando cheguei a casa vindo de fazer 20km o escape deitava muito fumo ( fumo esse que era vapor uma vez que deixou uma poça de agua vinda do escape)
-Uma vez que o escape está a libertar agua presumo que o problema de falta de rendimento seja de na combustão haver agua.
-Muitas vezes nao pega , tenho que acrescentar agua e ele já pega com algum custo.
-Hoje deixou de pegar =\

Como vêm isto está muito mau , na minha inocência e inexperiência digo que possam ser os segmentos do motor / junta , mas que acham vocês ?
Quanto poderei vir a gastar nesta brincadeira ? Vale a pena reparar ?
Sou do Porto , se alguém conhecer um mecânico bom que me possa ajudar , caso contrario terei que o levar a uma oficina qualquer .

Obrigado
RNRF

Última edição:
Junta nova é de certeza. Poderás ou não ter que rectificar ("aplainar") a cabeça e/ou o bloco num torneiro mecânico. Provavelmente precisará de pernos novos na cabeça.

Isto, claro, se for da junta, que é o que parece mais provável.

Em todo o caso, a cabeça do motor vai ter de sair fora para ver o que é.

Pelo cheiro parece gasolina , se fosse oleo tava um pouco escura mas nao está. Mass...ja nem digo nada, ate pode ser q seja mesmo oleo.
De qquer uma das fomas nao é bom ! TOu desgraçado =|
Qual foi a solução no teu corsa ?

Junta da colaça já deve ser inexistente... Vai ter que rectificar cabeça (colaça) e bloco quase de certeza (já devem tar roídos...). Levar segmentos e bronzes novos. E também depende desde há quanto tempo é que anda assim. Isso deve ter levado umas valente esquentadelas, deve ter andado uns bons Kms sem água. Nem vale a pena ir pedir orçamento pra reparar isso, porque é garantidamente mais de 500/600 euros, por baixo... Só rectificar uma cabeça anda à volta de 100/200 euros. Reparar esse motor acho que não vale mesmo a pena... E se for numa oficina que não seja de alguém conhecido ou de confiança, provavelmente substituem tudo o que puderem para aumentar a mão de obra.
Mais vale procurar outro motor numa sucata, com garantia (não sei se haverão muitos motores desses), nem sei sinceramente o valor comercial desse carro. Mas já se vêm tantos carros à venda, a gasolina, por pouco mais que a compra e instalação de um motor usado...

Tudo aponta para a junta, e como já disseram o trabalho é colocar, é "complicado". Tive um Clio phase I 1.2 também e sei o que isso é.

L0stS0ul, eu sei que tens tido azar mas não generalizes. Tiveste azar apenas.

Pelo cheiro parece gasolina , se fosse oleo tava um pouco escura mas nao está. Mass...ja nem digo nada, ate pode ser q seja mesmo oleo.
De qquer uma das fomas nao é bom ! TOu desgraçado =|
Qual foi a solução no teu corsa ?

Levou junta nova mas nunca mais ficou nada de jeito... já à 9 anos foram 300 euros...

Boa noite.

Antes demais convém informar qual o motor em questão. Será o 1.2 Energy?

O problema é sem dúvida da junta da cabeça. Basicamente a junta está a deixar passar óleo para o circuito de refrigeração e vice-versa.

Isso pode ter acontecido por dois motivos: desgaste da junta devido à utilização normal, ou aquecimento excessivo.

No primeiro caso basta trocar a junta, sendo opcional retificar a cabeça. Se o motor aqueceu acendendo a luz de temperatura, então a reparação terá de incluir a retificação da cabeça. O problema é mais grave se o aquecimento também desgastou os segmentos, sendo uma reparação mais cara ou o motor ficará a consumir muito óleo.

O preço deste tipo de reparação é um pouco elevado devido à mão de obra, pois é necessário desmontar praticamente metade do motor.

Caso o motor seja o que referi acima (dos anos 90), é também necessário instalar novos parafuros da cabeça, 8 no total.

Em relação a preços, a junta é coisa para custar 10/20€, o dobro se for um kit de juntas completo. Os parafusos da cabeça cerca de 40€, e a retificação 20/30. Depois é o normal: óleo, liquido de regrigeração e filtros. Um preço por alto incluindo a mão de obra, 250/300€.

Só rectificar uma cabeça anda à volta de 100/200 euros. Reparar esse motor acho que não vale mesmo a pena...

Já paguei 17,50€ por uma retificação de um motor idêntico. Preço de amigo, mesmo assim o normal seria cerca de 30€. Não percebo de onde vêm esses 200€ por uma tarefa relativamente simples, basta ir ao local certo requisitá-la.

Em relação ao valer a pena reparar, depende de muita coisa. Eu já fiz a mesma reparação incluindo mais componentes no mesmo motor, apesar de apenas contar o custo do material.

No meu aconteceu, mas nao mistturava nada, apenas trabalhava mal, parecia um tractor.
Levou junta nova, cabeça faceada, rodagem de valvulas, termoestado, com isto o meu mecanico fez logo a revisão "normal" ao carro, filtros e oleo, liquido radiador, entre outras coisas, ficou a 600 e tal €, entretanto ja fiz 30.000km com ele e apenas tem sido as revisoes normais que ficam a volta de 100€.

PS: o meu é o fase II.

Não estou arrependido de ter mandado reparar.

O meu primeiro carro, um Fiat Uno 1.0 i.e.S, há já uns anos valentes, que comprei usado, também vinha com a junta da cabeça queimada... após 1 semana a anadra com ele, verifiquei que gastava o líquido refrigerante e misturava óleo no mesmo líquido refrigerante. Quem mo vendeu dizia que não, que o carro estava impecável, e que tinha sido eu a dar cabo do carro (como se fosse verdade)! Conclusão, como era um particular, não tinha garantia e tive de ser eu a arcar com as despesas.

A junta foi barata (deve ter custado à volta de 2 ou 3 contos, na altura, em escudos). Depois lá arranjei um mecânico, que a colocou, por 20 contos (mão de obra). Ou seja, por cerca de 25 contos arranjei o carro, durou ainda uns bons anos na minha mão, depois vendi-o e ainda o vi a circular durante bastante tempo!

Voltar
Superior