Registar propriedade intelectual

WildChild

Well-known member
É o seguinte, tive uma ideia de publicidade, não do género de uma frase ou uma historia mas de uma forma de fazer publicidade tão obvia que acho estranho ainda não terem feito. Não sei se é por motivos legais, se simplesmente nunca ninguém teve essa ideia antes.

Ontem na conversa contei essa ideia a um colega e ele sugeriu declarar como propriedade intelectual. Por um lado, sei que tenho de pagar à volta de 100 euros para registar e posso ficar com a patente, seria como um investimento. Por outro lado posso deixar estar mas se um dia usarem esse método que me passou pela cabeça, poderia estar a ganhar dinheiro com isso e lamentar-me o resto da vida por não ter registado.

Qual é a vossa opinião? Como é que posso ver se essa ideia está registada e como é que posso registar?

Se fôr uma ideia tão obvia á vista de qualquer pessoa se calhar não é patenteável.

Se tudo desse para patentear, qualquer dia estava alguem a patentear a invenção do ar ou o aparelho respiratório.

Sei que se fizeres um trabalho numa faculdade podes recorrer a outras entidades que fazem certificação de conteúdos académicos e ficam por uma fracção do preço.

Hoje em dia, não é raro haver gabinetes de apoio para "propriedade intelectual", até porque os números produzidos nisso fazem parte de critérios de avaliação das escolas. O IST tem, por exemplo; organiza sessões informativas com técnicos do INPI e apoia os investigadores.

Mesmo não sendo aluno, talvez se possa contar com a boa vontade das pessoas de um desses gabinetes de apoio para uma informação ou opinião rápida.

Voltar
Superior