Receberei uma multa?

O meu método é ter o telemóvel num suporte. Toco para atendo e toco no botão de alta voz. Não tiro mais do que 2 segundos o olhar da estrada (ou nem isso visto que o telemóvel está na linha de visão da estrada) e a mão do volante.

É como eu. Já no que toca a mensagens, se estiver em viagem e a pessoa não puder esperar, paro o carro na primeira área de serviço que encontrar, e aí respondo à mensagem ou ligo a essa pessoa. (e já que estou parado numa área de serviço, aproveito para ir comer qualquer coisa [:D])

A lógica é igual para a utilização do telemovel em circunstancias identicas com a resalva de que, mexer no rádio e outros componentes do tablier , causam perturbação , ainda que momentânea na condução e atenção do condutor.

No que toca ao rádio, a questão da distracção está também dependente do facto do carro ter ou não comandos no volante. Tendo comandos no volante consegue-se estar a mudar volume e a fazer "zapping" entre estações ou músicas num cd/pen sem em momento algum se tirar os olhos do volante ou da estrada.

A GNR das terreolas tem um nível espantoso, ultrapassei uma carrinha de caixa aberta carregada que ia a 30km/h e pela berma, fez-me sinal para passar eu passei, em sentido contrario vinha a GNR, na localidade seguinte onde transitava a 50km/h foi mandado parar por dois veículos da GNR um em cada sentido, até pensei que me tinham confundido com um criminoso fugido da cadeia, afinal era porque tinha pisado o traço de separação das vias, infracção Muito Grave punível com coima de 49,88Euros e sem carta durante 2 a 6 meses, aguardo a porrada da ANSR.

Muito grave, 49,88€ e 2 a 6 meses sem carta???

Se alguém me quiser multar por ter olhado para baixo, atendido uma chamada e ligar o alta-voz então peço que também me multem por olhar para o radio, olhar para os bancos de trás para ver se o miúdo para de chorar e olhar para as miúdas de mini-saia [kiss] (e ainda bem que não tenho um GPS)

Se alguém me quiser multar por ter olhado para baixo, atendido uma chamada e ligar o alta-voz então peço que também me multem por olhar para o radio, olhar para os bancos de trás para ver se o miúdo para de chorar e olhar para as miúdas de mini-saia [kiss] (e ainda bem que não tenho um GPS)

Isso é tudo muito giro, mas metam uma coisa na cabeça: a partir do instante em que um agente quiser passar o papel, o problema é nosso, não dele. [;)]

Boa noite, entrei em um sentido proibido e um carro patrulha da PSP viu a ocorrência, ele mandou parar e disse, boa noite ele disse se não tinha visto o sinal que era só um papel e ficava sem carta, ele não pediu documentos será que pode me retirar carta pela matricula do carro ?

Boa noite, entrei em um sentido proibido e um carro patrulha da PSP viu a ocorrência, ele mandou parar e disse, boa noite ele disse se não tinha visto o sinal que era só um papel e ficava sem carta, ele não pediu documentos será que pode me retirar carta pela matricula do carro ?

Sim, pode. Envia a multa em nome do proprietário do carro e esse tem 15 dias para pagar ou identificar outra pessoa como autora da contraordenação.

Tendo a matricula ou outra coisa que identifique o automóvel, o agente está no poder de passar multa.
Se o faz ou não, depende da sorte que tiveres.

Não é tão perigoso porque não estás concentrado a conduzir e a falar com alguém ao mesmo tempo. Qualquer coisa que possa distrair a atenção à estrada é prejudicial, coisas menos boas podem acontecer por mexer no volume do rádio por exemplo, agora o tempo de reacção de procurar o telefone, ver quem é, atender, por o telefone num local seguro para falar em mãos livres (po-lo em mãos livres), ou utilizar uma mão para agarrar o telefone e o outro para conduzir, é outra fruta [;)]
Concordo, mas então e fumar não distrai? O manuseio do cigarro é permanente. Quando é que pensam em multar também quem vai a fumar? Quantos e quantos fumadores metem o cigarro junto à janela para a cinza sair para a rua. Sujar o/a chão/estrada não dá multa? Deitar a cinza fora implica que a pessoa se distraia, ou isso não significa um manuseio permanente?
Multa pesada para aqueles que metem as beatas para a estrada. Que eu saiba os carros trazem um cinzeiro móvel/fixo, mas trazem. Usem-no. Se não querem lixo dentro do carro, não fumem enquanto conduzem.

Não é nada contra ti nogueiraribeiro. Apenas quis pegar na tua frase que coloquei a negrito ;)

Da minha interpretação é, pois só o pegar no telemóvel é contínuo, estás continuamente a segurá-lo, portanto, continuamente a manusear.

Mas mesmo assim coloquei a minha dúvida, pois não sei até que ponto o carregar nos botões no próprio telefone, mesmo estando em suporte, se considera continuado.

Se impugnares uma contra-ordenação a argumentar o manuseamento não continuado do telemovel parece-me fácil. Mexer no raio também implica, por vezes, ficar alguns segundos com a mão la, e também a olhar para ele. Já para não falar de um GPS.

Voltar
Superior