RDS

citação:Originalmente colocada por blink

Só um reparo:

- TP - Traffic Program - permite a procura de postos que normalmente transmitem informações de trânsito.

- TA - Travel Announcements - pausa no CD/tape para transmissão de uma notícia de trânsito.
Não percebi o que é que o 1º faz.

É como as buscas por tipo de música, e manual?

citação:Originalmente colocada por ClioII

citação:Originalmente colocada por Zizo

Não encontrei nada na pesquisa.

Eu perguntei isto porque na *Bélgica a Radio Contact apresenta o nome da música, interprete e o ano.

Será que as rádios portuguesas não conseguem fazer isso?

Podem. Só que não lhes apetece. **Algumas passam slogans (lembro-me da RFM o fazer). Muitos autorádios não mostram (ou mostravam) esse tipo de informação variável e lúdica para não causar distracção ao condutor.

O RDS permite também manter a data e a hora actualizadas porque essa informação pode ser difundida pelas emissoras de rádio. Pequeno grande senão: a maioria das emissoras utiliza mal o RDS e transmite a hora errada!

* Dizem que sim;) Zizo.

** E continuam a passar Clio II caso da Antena 1,2, RCP, RR, entre outros no rádio do C4 visualiza-se essa inf. bem como outras que o posto de rádio disponibiliza.

Atenção que o que permite seleccionar o tipo de programa (ou tipo de música) é o RDS PTY.

O RDS simples é o que permite visualizar texto no ecrã do rádio (geralmente nome da emissora), e permite sintonizar automaticamente a mesmo emissora noutras frequências quando o sinal fica fraco.

Se formos aqui ao lado, a Espanha, já vemos muita informação a passar no ecrã do rádio, desde temperaturas em vários locais do País, publicidade, etc.

O mais interessante mesmo seria o TMC que cá não funciona, e teria toda a utilidade nos rádios com sistema de navegação.

citação:Originalmente colocada por worldtiki

citação:Originalmente colocada por blink

Só um reparo:

- TP - Traffic Program - permite a procura de postos que normalmente transmitem informações de trânsito.

- TA - Travel Announcements - pausa no CD/tape para transmissão de uma notícia de trânsito.
Não percebi o que é que o 1º faz.

É como as buscas por tipo de música, e manual?
As duas são flags transmitidas pelo posto.
Um posto que envia a flag TP está a indicar que costuma transmitir informação de trafego. Ou seja, um posto ou tem sempre esta flag activa ou desactiva.
A flag TA só é activada no momento da transmissão da notícia(e durante).

Agora depende das funcionalidades do auto-rádio...
Há auto-rádios, como por exemplo alguns da pionner, que permitem a busca pela flag TP (chamam-lhe BSA -Best TP Station Auto Search).
No meu (um sony) somente aparece uma indicação que o posto tem TP. Logo, se eu quiser pesquisar postos com TP, terá de ser a dedometro e olhometro...

Voltar
Superior