Range Rover P38 2.5 DSE Auto

TerranoII1

New member
Olá pessoal.
O que me podem dizer deste modelo?
Acerca de consumos, fiabilidade, problemas de maior, preços revisões, etc
Todas as opiniões são bem vindas.
Obrigado. [;)]

EDIT:
2001b.jpg

Última edição:
DSE, topo de gama dos P38. Carrega o peso de ser um corte radical com o modelo anterior e levar com muita electrónica. Suspensões pneumáticas, ar condicionado automático, sensores para isto, sensores para aquilo...

O motor BMW (do 525tds, se não estou em erro) também não é muito famoso. Há uns problemas crónicos, como com o AC, em que os motores que accionam a abertura e fecho das saídas de ar avaria, e para os substituir, é necessário desmontar todo o tablier (€€€€)...Há também problemas com os foles da suspensão e compressores. Estes últimos geralmente devem-se má manutenção. Quando há fugas, em vez de substituirem os foles, deixam o compressor trabalhar em esforço e depois queima...

É um carro que começa a ter alguma procura no mercado de usados. Agora que os modelos atingem os 10-13 anos, os preços baixam para a casa dos 10.000 euros, e há muita gente a começar a olhar para eles, principalmente quem já teve um Classic.

Fala-se muito mal destes modelos, mas é vê-los à venda com duzentos e tal mil km.

No forum Landmania há alguns tópicos curiosos acerca deste modelo. Quem os tem, está a chegar à conclusão que os donos anteriores não sabiam bem o que tinham em mão e descuraram a manutenção.

Os de finais de 1998 (Nov-dez, se não estou em erro) tiveram uma série de problemas electrónicos resolvidos e são a opção mais certa, na minha opinião.

Se não fosse a ministra das Finanças, provavelmente já morava um cá em casa :)

DSE, topo de gama dos P38. Carrega o peso de ser um corte radical com o modelo anterior e levar com muita electrónica. Suspensões pneumáticas, ar condicionado automático, sensores para isto, sensores para aquilo...

O motor BMW (do 525tds, se não estou em erro) também não é muito famoso. Há uns problemas crónicos, como com o AC, em que os motores que accionam a abertura e fecho das saídas de ar avaria, e para os substituir, é necessário desmontar todo o tablier (€€€€)...Há também problemas com os foles da suspensão e compressores. Estes últimos geralmente devem-se má manutenção. Quando há fugas, em vez de substituirem os foles, deixam o compressor trabalhar em esforço e depois queima...

É um carro que começa a ter alguma procura no mercado de usados. Agora que os modelos atingem os 10-13 anos, os preços baixam para a casa dos 10.000 euros, e há muita gente a começar a olhar para eles, principalmente quem já teve um Classic.

Fala-se muito mal destes modelos, mas é vê-los à venda com duzentos e tal mil km.

No forum Landmania há alguns tópicos curiosos acerca deste modelo. Quem os tem, está a chegar à conclusão que os donos anteriores não sabiam bem o que tinham em mão e descuraram a manutenção.

Os de finais de 1998 (Nov-dez, se não estou em erro) tiveram uma série de problemas electrónicos resolvidos e são a opção mais certa, na minha opinião.

Se não fosse a ministra das Finanças, provavelmente já morava um cá em casa :)

Obrigado pela explicação. Neste caso refiro-me a unidades pós 2000 :)

Tive um 5 anos sem problemas mas já era de finais de 98. São bastante
robustos no que respeita a TT. O motor é parecido com o de um GR, com
alguma tendência para o ponteiro se mover, especialmente se o viscoso
não estiver em condições. Os pneumáticos podem ser substituidos por molas
embora já sejam relativamente baratos. Se não se andar com eles constantemente
a 180 na autoestrada, os motores fazem muitos kms e os consumos até que
não são exagerados, do género 10 L aos 100 para uma condução calma
e necessitam de kit de potência para andarem como deve ser a nivel de binário
ficando com uns 160 a 170 cv, dependendo do kit. Contráriamente ao que se
pensa, dão menos chatices que o classic pois a transmissão e suspensão
é construida de forma substancialmente mais robusta. Quando se compra
deve optar-se por um modelo que não tenha mudado de mãos todos os anos.
A nivel de electrónica, que espantou e assustou a malta no inicio, é do nivel dos
SUVś da actualidade, não apresentando nem mais nem menos problemas,
sendo os a partir de 99 muito fiáveis neste aspecto. A qualidade de construcção
interior é boa, superior ao discovery td5, resistindo bem à passagem do tempo.
Tive um, como disse, e deixou saudades. Gosto do disco td5 que possuo
mais pela suspensão activa que pelo resto.
Cumpts.
raul

Boas. Ainda para complementar o que te disse na msg, tens P38 DSE's de 95-98 a preços abaixo dos 10.000€. Se estiverem em bom estado vale a pena comprar, a diferença para os mais recentes, algumas vezes outros 10.000€ dá para muita coisa nova e assim ficas com a certeza do que tens. Eu nestas coisas prefiro sempre comprar o mais barato possivel e depois reconstruir ou reparar, ao menos sei que foi bem feito.[;)]

RR P38 Automatico

Ola! Sou novo por estas bandas mas Amigo comprei um RRp38 aut.77 e ja o tenho a cerca de 6 meses e ate esta data nada tenho a salientar pela negativa! É um espetaculo de jeep! Tinha 190.000km ja vai com 210.000km tb.digo que o anterior dono nao teve os devidos cuidados com o carro e por sua vez o stand onde comprei pouco ou nada sabia de RR. Faça como eu..........1º leia muito sobre o jeep em questao e depois pesquise varios e adquira o que achar melhor .....estou contente com o meu e quanto aos consumos 2.5 disel..(bmw)....12.1 Lt. consumo medio aos 100 informacao dada pelo computador de bordo , penduro-me muito no "cruise control" ah !!..com atrelado e climatizacao ligada (AC) a 100kmh e nas mesmas condicoes mas sem atrelado e a 120Kmh 12.2 Lt aos 100Km sempre com 4 adultos a bordo....nunca fiz TT com ele excepto no dia que exprimentei pela 1ª vez.
Ate breve!! e votos de uma boa decisao!
A.Alexandre

Bom dia,

A transmissão do DSE não é a do classic... Partilha algumas coisas mas não são iguais, os terminais das rodas da frente no classic tem "swivel's" enquanto no DSE são ponteira/homocinetica com fole de borracha, no classic os diferenciais estão do lado direito e no DSE estão do lado esquerdo, o classic tem transmissão directa e no DSE tens rotoflex no veio traseiro... São diferentes.

Abraço

Sersan, os classic também têm rotoflex. Acho que os RR antigos é que não têm.

O P38... sou muito sincero, adoro o carro mas não comprava um antes de 2000. Sigo frequentemente os relatos em vários fóruns LR, e dão um bocado de chatices. é baloes de suspensão, compressores, electrónica com problemas, enfim... é um grande carro, mas é como jogar na lotaria para arranjar um que não de problemas...

Tenho um amigo que tem um de 98 e só tem problemas, passa metade do ano no mecânico. Tenho outro que tem um de 2001, e é só meter gasóleo e andar.

Por acaso ainda ontem falei com uma pessoa sobre os RR 2.5 com motor BMW. Disse-me ela que teve um de finais de 90 e que eram problemas constantes, sempre a andar de reboque. No final vendeo-o a um familiar, mas antes disso, para ter a certeza que o vendia como deve ser, fez uma revisão de 4500€. Resultado: o familiar continuou com tantos problemas que o vendeu um ano depois e perdeu uma carrada de €€.

Bom dia,

De facto o meu quando chegou as minhas mãos veio um bocado mal tratado e teve que receber uns carinhos mas apartir dai foi sempre a andar... Cada um sabe de si, normalmente fala-se de 2000 ainda não percebi porque visto que o meu é de 98 e já tem as alterações que se falam, foi dos primeiros... Tenho um amigo meu que tem um DT de 95 e ainda dá menos problemas que o meu e farta-se de fazer Aljustrel/Lisboa não é daqueles que está parado na garagem.

O problema destes jipes sinceramente é só um... os antigos donos....:sh)
Assim que pressentem que tem de gastar dinheiro em manutenção ou alguma reparação assustam-se e passam os problemas ao proximo...

O meu tem 272.000kms (faz 30.000 a 50.000kms/ano) tem 11 anos feitos no dia 9 deste mês, a ultima vez que esteve numa oficina foi em Janeiro passado... é o meu carro do dia a dia, faz bastantes viagens de fds...

Abraços

... normalmente fala-se de 2000 ainda não percebi porque visto que o meu é de 98 e já tem as alterações que se falam, foi dos primeiros...

Exacto, foi em 1998 que o P38 sofreu alguns melhoramentos por parte da marca.

Quanto o rotoflex, o Classic também o tem. No tópico do Marco, está lá algures um post onde ele mudou o dele.

Bom dia,

De facto o meu quando chegou as minhas mãos veio um bocado mal tratado e teve que receber uns carinhos mas apartir dai foi sempre a andar... Cada um sabe de si, normalmente fala-se de 2000 ainda não percebi porque visto que o meu é de 98 e já tem as alterações que se falam, foi dos primeiros... Tenho um amigo meu que tem um DT de 95 e ainda dá menos problemas que o meu e farta-se de fazer Aljustrel/Lisboa não é daqueles que está parado na garagem.

O problema destes jipes sinceramente é só um... os antigos donos....:sh)
Assim que pressentem que tem de gastar dinheiro em manutenção ou alguma reparação assustam-se e passam os problemas ao proximo...

O meu tem 272.000kms (faz 30.000 a 50.000kms/ano) tem 11 anos feitos no dia 9 deste mês, a ultima vez que esteve numa oficina foi em Janeiro passado... é o meu carro do dia a dia, faz bastantes viagens de fds...

Abraços

Por isso é que digo que é uma lotaria....

PS: Pensava que as grandes alterações no P38 tinham sido em 2000, afinal parece que foi em 98.

ola malta, parece que temos muito a descobrir no RR P38
eu ca ando a ver se descubro o esquema do blocode valvolas.alguem tem um?
estes dias tive problemas com a suspenssão, estava sempre em baixo, e demorava cerca de meia hora a subir, mas já resolvi o problema com 50€.

o problema destes carros é sem dúvida os antigos donos, e a falta de manutenção devida.

Última edição:
Voltar
Superior