Rallye + falha dos travões = ?

Está bem que há ali muito pânico mas ele não devia ter reduzido bruscamente ou experimentado o travão de mão?

Adiantava-lhe de muito.
À velocidade a que tudo se passa não existe tempo para absolutamente nada.

Ele está a correr num ralli, não está numa estrada a 40km/h a passear.

Faz-me lembrar o acidente do Bruno Magalhães, quando ficou também sem travões. Ele bem puxou travão de mão, mas foi mesmo só para não bater de frente, porque acho que nem baixou a velocidade.

Adiantava-lhe de muito.
À velocidade a que tudo se passa não existe tempo para absolutamente nada.

Ele está a correr num ralli, não está numa estrada a 40km/h a passear.

Teve MAIS do que tempo para fazer 1 ou 2 reduções... Nem que partisse o motor. Em vez de bater a 140 ou 160 batia a metade da velocidade. Não teve foi reação.

ele ainda reduziu uma vez, se fosse reduzir outra e partir o motor duvido que fosse para metade da velocidade.

Ele estava a contar ter travões e claro foi para travar em cima da curva. Ainda se ve ele a dar umas bombadas no pedal do travao a ver se ganha pressao. Sao situacoes muito rapidas e sem nada a fazer.

ele ainda reduziu uma vez, se fosse reduzir outra e partir o motor duvido que fosse para metade da velocidade.

Ele estava a contar ter travões e claro foi para travar em cima da curva. Ainda se ve ele a dar umas bombadas no pedal do travao a ver se ganha pressao. Sao situacoes muito rapidas e sem nada a fazer.

Não chegou a reduzir. Meteu a mão na manete para reduzir ao mesmo tempo que travava mas, ao ver que o carro não travou, arrependeu-se.

Deste lado do teclado, claro que posso dizer que poderia ter feito a, b ou c e que se reduzisse para 1ª e puxasse travão de mão, duas piruetas encarpadas com saída à retaguarda tinha feito a curva e ainda continuava o rally. Agora ali no momento, sei lá eu o que podia ou não ter feito. Se não fossem os rolos de feno, era bem pior.

Se puxasse o travão de mão, certamente que o acidente iria ser BEM pior, com umas dezenas de cambalhotas.

As cambalhotas são uma coisa 'boa' neste tipo de acidentes porque vão desacelerar o carro dissipando a energia do impacto final, baixando o nível de desaceleração a que o corpo estará sujeito... E para além disso o travão de mão não pressupõe cambalhotas.

Por acaso tiveram muita sorte em não bater em algo realmente duro, como uma árvore por exemplo.

Deste lado do teclado, claro que posso dizer que poderia ter feito a, b ou c e que se reduzisse para 1ª e puxasse travão de mão, duas piruetas encarpadas com saída à retaguarda tinha feito a curva e ainda continuava o rally. Agora ali no momento, sei lá eu o que podia ou não ter feito. Se não fossem os rolos de feno, era bem pior.

Mas isso és tu e eu que não somos pilotos de rally. O tipo de reação que ele teve foi a de um condutor comum, agarrar-se ao volante e gritar...

Eu tive uma colisão frontal e, nem sei bem como, para além de travar,tive a reação de tentar engatar uma 2ª... e entrou, após a colisão.

As cambalhotas são uma coisa 'boa' neste tipo de acidentes porque vão desacelerar o carro dissipando a energia do impacto final, baixando o nível de desaceleração a que o corpo estará sujeito... E para além disso o travão de mão não pressupõe cambalhotas.

Por acaso tiveram muita sorte em não bater em algo realmente duro, como uma árvore por exemplo.

Além de poder capotar, puxar o travão de mão iria desequilibrar o carro e talvez provocar um impacto lateral, os impactos laterais são muito mais perigosos que os frontais principalmente se houver árvores por perto, entre bater de frente ou de lado eu preferia bater de frente.

Última edição:
Companheiros

Vamos cá ver:

- o homem vai de faca nos dentes a contar ter travões para fazer a curva à velocidade que o navegador "dita". Carrega no pedal central no momento e com a pressão necessária para conseguir negociar a curva a uma velocidade bem acima daquela que a maioria de nós consegue fazer. O pedal não faz o que ele quer. Seguiu em frente. Bateu.

Nenhum de nós faria melhor, mas já percebi, que alguns fariam muito pior.

Um abraço

ny12xx

Companheiros

Vamos cá ver:

- o homem vai de faca nos dentes a contar ter travões para fazer a curva à velocidade que o navegador "dita". Carrega no pedal central no momento e com a pressão necessária para conseguir negociar a curva a uma velocidade bem acima daquela que a maioria de nós consegue fazer. O pedal não faz o que ele quer. Seguiu em frente. Bateu.

Nenhum de nós faria melhor, mas já percebi, que alguns fariam muito pior.

Um abraço

ny12xx

Ou seja:

Companheiros, caso alguma vez vos falte os travões já sabem: não reduzam, agarrem-se ao volante e gritem!

E agora, só para finalizar e mostrar-vos o que é um piloto e condução a sério, ao contrario de alguns condutores dessas provas onde qualquer um pode entrar desde que tenha um automóvel e força de vontade, fica aqui este senhor, para aprenderem:

Vai em 5ª, 120mhp (~193km/h), fica sem travões. Quando se apercebe, tem ainda menos tempo para reagir que o exemplo de cima, engata uma 3ª e puxa travão de mão. Tenta segurar o carro até este perder completamente a velocidade.

É obvio que se fosse uma parede tinha batido, a velocidade de colisão é que seria bem menor que no caso de se agarrar ao volante e gritar.

Última edição:
E agora, só para finalizar e mostrar-vos o que é um piloto e condução a sério, ao contrario de alguns condutores dessas provas onde qualquer um pode entrar desde que tenha um automóvel e força de vontade, fica aqui este senhor, para aprenderem:

Vai em 5ª, 120mhp (~193km/h), fica sem travões. Quando se apercebe, tem ainda menos tempo para reagir que o exemplo de cima, engata uma 3ª e puxa travão de mão. Tenta segurar o carro até este perder completamente a velocidade.

É obvio que se fosse uma parede tinha batido, a velocidade de colisão é que seria bem menor que no caso de se agarrar ao volante e gritar.

Aquilo parece-me mais uma redução de 6ª para 4ª, nunca uma 3ª mas alguém que confirme.
E se o meu Inglês não me falha, uma pinça de travão partida é muito diferente que ficar sem qualquer poder de travagem que é o que me parece que acontece no vídeo original.
De qualquer das formas, são situações diferentes.

Voltar
Superior