Rádio CB

O problema dos canais "fixos" de CB é que não podem ser os mesmos em todas as zonas do pais... há zonas em que uns funcionam melhor que outros, quer por razões fisicas quer por estarem demasiado ocupados pelos camionistas e afins...

Mas axo bem haver um canal de referencia, que dp pode ser ajustado conforme as zonas por onde se circula!

Por ex. aqui pela zona de Caldas da Rainha;Bombarral;Torres Vedras o canal 15AM (o que costumo utilizar) funciona bem... já se me deslocar para a benedita por ex. tenho que trocar de canal, porque o 15AM é muito concorrido...

Boas

Ao exemplo do que acontece em alguns sítios, poderíamos alterar o canal para as iniciais Auto Hoje (AH), o que dará então 24. Assim já ninguem se esqueceria do canal.
Deixo as discussões técnicas para quem perceba alguma coisa do assunto, que não é o meu caso.

Abraço

Boas

Ao exemplo do que acontece em alguns sítios, poderíamos alterar o canal para as iniciais Auto Hoje (AH), o que dará então 24. Assim já ninguem se esqueceria do canal.
Deixo as discussões técnicas para quem perceba alguma coisa do assunto, que não é o meu caso.

Abraço

É pá hoje estou burro , mas explica lá : AH=24 ?
Abraços TTerráqueos ,

On topic:

Nos CB pode-se fechar as comunicações para outro determinado CB, não permitindo a outros "ouvir" conversas ?

Obrigado.

Negativo. A frequência é livre.

As frequencias são livres e por vezes podemos nao chegar a uma distancia de 5 ou 10 kms e sermso escutados a 40 ou 50 ou mais...

a propagaçao atmosferica tem das suas e prega-nos algumas partidas..

Quando comecei no CB, ha mais de 15 anso prai, era possivel falar para certos paises com optimas condiçoes e as vezes para perto era um martirio... á noite pouco mais se conseguia que falar para o vizinho e pouco mais...

De qualquer forma,. e em relaçao ao canal... o 14 pode ficar, por mim, em casoa excepcionais combina-se mudar para outro..

penso eu de que....

eu gosto do canal 16 =4x4, e defendo que todos os praticantes de TT deviam de usar sempre o mesmo canal, logo todos os foruns TT tb, acho que devia-se tentar organizar isso com os outros foruns, porque é util quando estamos no terreno saber se existe mais jipes, ou mais praticantes de TT na area... podemos precisar uns dos outros. assim como os camionistas que tem 22 ou 23...

[;)]

eu gosto do canal 16 =4x4, e defendo que todos os praticantes de TT deviam de usar sempre o mesmo canal, logo todos os foruns TT tb, acho que devia-se tentar organizar isso com os outros foruns, porque é util quando estamos no terreno saber se existe mais jipes, ou mais praticantes de TT na area... podemos precisar uns dos outros. assim como os camionistas que tem 22 ou 23...

[;)]

Até porque pode tornar-se uma ajuda preciosa para quem ás vezes vai sozinho

Até porque pode tornar-se uma ajuda preciosa para quem ás vezes vai sozinho

Eu acho que não é muito importante um canal por forum, porque depois na pratica, no terreno a escolha é um pouco aleatória, a malta escolhe um bocado conforme a onda que está com menos "transito", com menos interferencias

[kiss]

As frequencias são livres e por vezes podemos nao chegar a uma distancia de 5 ou 10 kms e sermso escutados a 40 ou 50 ou mais...

a propagaçao atmosferica tem das suas e prega-nos algumas partidas..

Para quem usa o CB nos passeios e não só, tenho uma questão:
- Quando estão muito perto da outra viatura conseguem emitir em condições e receber em condições??? Principalmente quando as duas viaturas estão paradas.... Se for em andamento até que se ouve bem toda a mensagem, mas se estiver parado só apanho aquele ruido de final de transmissão por parte do outro carriTTo....
Isto é mesmo assim?
Tem a ver com o sinal ser emitido na Vertical pela antena e depois é mais dificil de captar por quem está demasiado perto??? É que acho que já li qualquer coisa neste sentido em algum lado... Mas queria só confirmar se acontece com todos...

Já agora, ficou alguma coisa definida sobre o canal?? Sempre ficou o 14??

CumpTTs

Já tentei e não... Porque aqui nem é o problema de fazer interferências. Pura e simplesmente não recebo nada. Sei que o carro de trás está a falar porque vejo a boca do interlocutor a mexer pro transmissor... Os rádios foram montados juntos... por isso estão mais ou menos da mesma forma...
Terá a ver com estacionárias???

Quanto ao canal, mantém-se o 14??

Voltar
Superior