Questão sobre testamento

MrsX

New member
É possível deixar em testamento a vontade que uma pessoa tem em que parte alguma da sua herança vá parar a um sobrinho "por afinidade"?

Ou seja, é possível definir o destino de, se não toda, pelo menos parte da herança de forma a que uma determinada pessoa não tenha direito a ela?

Depende dos herdeiros que existam, no entanto 1/3 da herança pode ser deixada em testamento. [;)]

Agora não serve é para que determinada pessoa não receba, já que se for um herdeiro legitimário, terá sempre direito à sua quota.

Não é herdeiro legítimo. Mas vive com um herdeiro legítimo, como se fosse um filho (mas é sobrinho e a tutela pertence aos avós do rapaz).

O que se pretendia era limitar o acesso deste rapaz à herança. Algo que é capaz de ser complicado pois provavelmente irá ser tido como herdeiro legítimo do tal herdeiro legítimo que existe agora.

Última edição:
Estás lá. [:D] [;)]

Mas dizem que o Vale e Azevedo era menino para impugnar essas doações... Não sei... [:cool:]

Era capaz de ser difícil de o fazer.
Pelo que entendi, o testamento seria «todos os herdeiros "normais" excepto
aquela pessoa X».
Ora, doando em vida os bens aos herdeiros naturais "excepto a um", seria um
pouco difícil de impugnar...

Ou não como? Se um herdeiro legitimo se sentir prejudicado pode impugnar. Penso eu...

Pode intentar uma acção sobre um testamento, mas sobre uma doação em
vida, será tão mais difícil quanto melhor for o estado de saúde daquele que
faz a doação.
Ainda por cima, sendo um sobrinho por afinidade...

Basicamente, é um deserdado à moda antiga.
[:D]

Ora, doando em vida os bens aos herdeiros naturais "excepto a um", seria um
pouco difícil de impugnar...
Isso não é a mesma coisa que deserdar um?

É que eu até com contas bancárias já vi ocorrerem problemas do tipo: Pai que transfere determinadas quantias para um filho prejudicando os restantes.

Já tiveste direito das sucessões? [:D]
Não, mas dou uns toques (dos bons). Basta fazeres uma árvore genealógica, que em 5 minutos a questão fica mais ou menos estabelecida. Só uma coisa, ele é sobrinho do herdeiro, ou é sobrinho do conjuge do herdeiro? (como referiste, "por afinidade")

Pode intentar uma acção sobre um testamento, mas sobre uma doação em
vida, será tão mais difícil quanto melhor for o estado de saúde daquele que
faz a doação.
Ainda por cima, sendo um sobrinho por afinidade...

Basicamente, é um deserdado à moda antiga.
[:D]
Ok, não sou advogado mas todos os pareceres que fui "ouvindo" ao longo dos anos iam no sentido de que os herdeiros naturais nunca podem ser prejudicados, mesmo por doação em vida.

Não, mas dou uns toques (dos bons). Basta fazeres uma árvore genealógica, que em 5 minutos a questão fica mais ou menos estabelecida. Só uma coisa, ele é sobrinho do herdeiro, ou é sobrinho do conjuge do herdeiro? (como referiste, "por afinidade")

Já enviei PM.

É sobrinho do conjuge do herdeiro.

Não é herdeiro legítimo. Mas vive com um herdeiro legítimo, como se fosse um filho (mas é sobrinho e a tutela pertence aos avós do rapaz).

O que se pretendia era limitar o acesso deste rapaz à herança. Algo que é capaz de ser complicado pois provavelmente irá ser tido como herdeiro legítimo do tal herdeiro legítimo que existe agora.

Nao percebi...:sh)
Não é herdeiro mas entao porque quer deixar o dinheiro?[:blush:]

Vive com o herdeiro como um filho mas afinal é sobrinho...mas que razao o tio vive com o sobrinho?:rolleyes:(dito assim ate me cheira-me a esturro[:blush:])

Explica lá melhor que isso dito assim tá demasiado "confuso" para eu perguntar ao meu advogado

Voltar
Superior