Questão sobre rotações e cilindros

PDCouto

New member
Dúvida existencial: se eu puser o motor às 4.000 rpm, sabendo que é um 4 cilindros, estará cada cilindro a fazer 1.000 "rotações" (subida e descida) por minuto?

Se for um 6 cilindros, às 3.000 rpm por minuto, cada cilindro fará o percurso 500 vezes por minuto?

qUANTO À 1 PERGUNTA, a resposta é não, pois se fosse pela tua logica, se fosse um 8 cilindros só faria 500 (subidas e descidas).

se estiver a fazer 4000rpm cada cilindro fará 4000 subidas e descidas por minuto.

Mas se a rotação é o ciclo completo do motor, logo a mesma não pode ser "divida" pelo número de cilindros?

A rotação é o ciclo completo do motor?? assim sendo o paquimetro lia ciclos por minuto e nao RPM né?

Espero não estar a dizer nenhuma asneira: as rotações são "lidas" na "cambota", volante ou pistao pois fazem as mesmas rotaçoes.

A rotação é o ciclo completo do motor?? assim sendo o paquimetro lia ciclos por minuto e nao RPM né?

Espero não estar a dizer nenhuma asneira: as rotações são "lidas" na "cambota", volante ou pistao pois fazem as mesmas rotaçoes.

Não sei se o ciclo completo do motor faz apenas uma volta na cambota.

Não sei se o ciclo completo do motor faz apenas uma volta na cambota.

O ciclo completo faz duas voltas na cambota.

Sempre que o embolo vai abaixo e volta acima, há uma rotação da cambota, como podes imaginar.

Se o motor roda a 4000rpm, entao um embolo fará 4000 movimentos de vai vem por minuto. Qualquer que seja o número de cilindros, é isto que acontece.

Voltar
Superior