Questão sobre Engenharia Informática

FerrariManiac

New member
Bom dia :)

Sei que este forum não é para este tipo de perguntas mas um colega recomendou-me por ser um bom forum em poderia ter resposta a quase tudo por isso cá vai. Eu estou no ensino secundário neste momento mas quero já começar a pensar no que vou seguir no ensino superior. Não gosto de artes, letras nem economias. O que eu gostava era mesmo Engenharia Informática, há por aí alguns engenheiros informáticos que me possam dar algum feedback da profissão? Em questões de empregabilidade, qualidade de trabalho e ordenado please. Obrigadíssimo [;)]

hoje em dia recebe-se menos que antigamente (a começar a carreira) mas há uma procura imensa e vai continuar a haver. o grande problema até acaba por ser que as universidades a sério não conseguem formar anualmente profissionais suficientes para as necessidades do mercado.

quanto a qualidade de trabalho e progressão na carreira, é como tudo. se fores suficientemente bom trabalhas onde quiseres e até onde conseguires chegar. em todo o caso há dezenas de funções diferentes na área.

o meu conselho é não pensares duas vezes e ires em frente.

Avança sem receios. Existe uma procura enorme por Eng Informáticos na Europa (empregos muito bem pagos), e mesmo em Portugal ainda é fácil encontrar emprego na área.

Bom dia :)

Sei que este forum não é para este tipo de perguntas mas um colega recomendou-me por ser um bom forum em poderia ter resposta a quase tudo por isso cá vai. Eu estou no ensino secundário neste momento mas quero já começar a pensar no que vou seguir no ensino superior. Não gosto de artes, letras nem economias. O que eu gostava era mesmo Engenharia Informática, há por aí alguns engenheiros informáticos que me possam dar algum feedback da profissão? Em questões de empregabilidade, qualidade de trabalho e ordenado please. Obrigadíssimo [;)]

Sou Eng. Informático mas o sentido da minha ajuda depende das respostas que me deres a seguir.

Tens alguma noção do que faz um Eng. Informático neste país?
Estás a pensar emigrar ou é para ficar por cá?

Sou Eng. Informático mas o sentido da minha ajuda depende das respostas que me deres a seguir.

Tens alguma noção do que faz um Eng. Informático neste país?
Estás a pensar emigrar ou é para ficar por cá?

Sim tenho noção. O meu primo acabou o curso há um ano e já me explicou algumas coisas, mas como só está no ''campo'' há um ano ainda não me sabe dar um feedback muito concreto. Em relação à segunda pergunta, eu queria ficar cá mesmo, mas em ultimo caso vou para fora mesmo.

informatica tem uma vantagem enorme, pois é das poucas áreas que é igual em todo o mundo, e em que normalmente o inglês é a linguagem universal. o meu conselho é tirares o curso e pores-te a andar. aqui embora haja muito emprego, há também muita consultora que só quer carne para explorar. no resto da europa ganha-se (muito) mais a fazer o mesmo e a trabalhar menos horas.

Sou finalista da Licenciatura e estou agora a fazer o estágio de final de curso (remunerado diga-se).
Quanto à empregabilidade, tens aqui esta notícia de ontem que vale mais do que as minhas palavras Agência de avaliação do Ensino Superior definiu os cursos com mais emprego - Dinheiro Vivo
Qualidade de trabalho e ordenado é como disseram aqui, já se pagou melhor no início de carreira mas por outro lado a oferta não acaba e há imensos "tipos" de trabalho que podes desempenhar, dependendo da tua qualidade e também do teu gosto. É preciso ter cuidado com as grandes consultoras e os seus tiques de explorar a vida dos colaboradores.
Para mim as perspectivas futuras são começar o mestrado em Setembro e depois partir para o estrangeiro, preferencialmente para a Alemanha. Em todo o caso se quiseres ficar, prevejo que arranjes emprego com facilidade.

Tens no entanto que ter em conta que eng informática apesar de não ser só programação, tem uma carga deste tipo de matérias muito grande o que a meu ver exige um determinado perfil para a pessoa.
Eu estou em engenharia de telecomunicações e informática e mesmo não sendo um curso de só informática tem uma carga de programação muito grande e muita gente sai do curso por isso mesmo.

Não digo que tenhas de ser um geek mas tens de ter uma "afinidade" com computadores muito grande

Sim tenho noção. O meu primo acabou o curso há um ano e já me explicou algumas coisas, mas como só está no ''campo'' há um ano ainda não me sabe dar um feedback muito concreto. Em relação à segunda pergunta, eu queria ficar cá mesmo, mas em ultimo caso vou para fora mesmo.

Bom, então se já tens noções, saberás que infelizmente em PT a esmagadora maioria do Eng. Inf. são absorvidos por consultoras/software houses e acabam a trabalhar como programadores. Se é uma área que te agrada, força nisso. A empregabilidade, embora não seja tão boa como foi à uns anos atrás, ainda é bastante razoável. Os salários para recem licenciados rondarão os 800-1000€. Há obviamente excepções. Conselho de alguém que se arrepende de não o ter feito quando ainda não tinha responsabilidades: Vai para fora. Ganhas mais dinheiro, mais experiência, tens mais oportunidades, valorizam mais o teu trabalho. É só vantagens.

Boa sorte.

Se queres ir para EI, aconselho-te a começar já a aprender a programar (Java ou .Net por exemplo), vai-te ajudar bastante no inicio.

Bom, então se já tens noções, saberás que infelizmente em PT a esmagadora maioria do Eng. Inf. são absorvidos por consultoras/software houses e acabam a trabalhar como programadores. Se é uma área que te agrada, força nisso. A empregabilidade, embora não seja tão boa como foi à uns anos atrás, ainda é bastante razoável. Os salários para recem licenciados rondarão os 800-1000€. Há obviamente excepções. Conselho de alguém que se arrepende de não o ter feito quando ainda não tinha responsabilidades: Vai para fora. Ganhas mais dinheiro, mais experiência, tens mais oportunidades, valorizam mais o teu trabalho. É só vantagens.

Boa sorte.
E cá em Portugal depois de ter alguma experiência, 10 ou 15 anos, quanto é que se recebe normalmente?

E cá em Portugal depois de ter alguma experiência, 10 ou 15 anos, quanto é que se recebe normalmente?

Não faças esse tipo de previsões para 10 ou 15 anos. Ou melhor, podes faze-las mas não lhes dês muita credibilidade. Conheço variadissimos casos que deram para lados completamente opostos. Malta com 10 e mais anos de experiência que ganha 1000 e picos porque entretanto a empresa onde estavam fechou. Malta que ganha 2000€ e está num local calmo. Malta a ganhar 5000 ou mais mas que não faz absolutamente mais nada na vida. Com 10 anos de mercado de trabalho há de tudo. Depende sempre do rumo que dás à tua carreira.

Não faças esse tipo de previsões para 10 ou 15 anos. Ou melhor, podes faze-las mas não lhes dês muita credibilidade. Conheço variadissimos casos que deram para lados completamente opostos. Malta com 10 e mais anos de experiência que ganha 1000 e picos porque entretanto a empresa onde estavam fechou. Malta que ganha 2000€ e está num local calmo. Malta a ganhar 5000 ou mais mas que não faz absolutamente mais nada na vida. Com 10 anos de mercado de trabalho há de tudo. Depende sempre do rumo que dás à tua carreira.
E quais são as melhores hipóteses pelo mundo fora sem ser cá? Ordenados, condições de trabalho...

E quais são as melhores hipóteses pelo mundo fora sem ser cá? Ordenados, condições de trabalho...

Oportunidades lá fora é o que não falta. Alemanha, Estados Unidos, Holanda, UK, Irlanda. Se quiseres arriscar mais um bocadinho, Dubai por exemplo. Há ainda empresas de cá a recrutar para Angola, America do Sul... oportunidades não faltam. É pesquisar.

Oportunidades lá fora é o que não falta. Alemanha, Estados Unidos, Holanda, UK, Irlanda. Se quiseres arriscar mais um bocadinho, Dubai por exemplo. Há ainda empresas de cá a recrutar para Angola, America do Sul... oportunidades não faltam. É pesquisar.
Pois, eu queria um país de língua inglesa porque tenho mais fluência, ou então espanhol. Gostava dos EUA por exemplo, ou mesmo Inglaterra. Dubai... conheço um rapaz que tem licenciatura em engenharia informática e mestrado em robótica e está a trabalha cá numa empresa mas passa mais tempo no Dubai do que cá.

Relativamente a uma boa carreira profissional, não fales em termos de emprego em início de carreira, ou pelo menos de emprego minimamente bom.
99,99999% dos teus potenciais patrões, (em Portugal a percentagem é muito pior) são pequenas lojas de bairro, és tu, o patrão e mais dois ou três gatos pingados, se uma empresa assim tiver dinheiro para pagar a todos o salário mínimo no final do mês já é muito bom.
Empresas em condições só entras de duas maneiras, alguém que conhece o teu trabalho e está disposto a arriscar tudo por ti, ou sendo conhecido da empresa pela tua qualidade.
E nas raras boas empresas que recrutam pessoas normalmente, são biliões de candidatos para meia dúzia de vagas, muitos deles com recomendações de alguém, e sim as recomendações fazem parte do procedimento oficial de recrutamento.
Há a lenda de gajos que são recrutados nas universidades por professores, essa lenda é verdade, e deixa-me que te elucide, é tudo oficial e os professores são pagos a peso de outro pelas empresas, os empregos nestes casos são bons, mas não não há muitos.
E depois tens aquela coisa que tem ares de emprego, chamada escravatura, que é o que te espera se entrares da universidade directo para uma grande multinacional, depois de se estar lá dentro dizem que a carreira é fácil, mas nunca conheci ninguém que tivesse aguentado os primeiros anos.

Relativamente a uma boa carreira profissional, não fales em termos de emprego em início de carreira, ou pelo menos de emprego minimamente bom.
99,99999% dos teus potenciais patrões, (em Portugal a percentagem é muito pior) são pequenas lojas de bairro, és tu, o patrão e mais dois ou três gatos pingados, se uma empresa assim tiver dinheiro para pagar a todos o salário mínimo no final do mês já é muito bom.
Empresas em condições só entras de duas maneiras, alguém que conhece o teu trabalho e está disposto a arriscar tudo por ti, ou sendo conhecido da empresa pela tua qualidade.
E nas raras boas empresas que recrutam pessoas normalmente, são biliões de candidatos para meia dúzia de vagas, muitos deles com recomendações de alguém, e sim as recomendações fazem parte do procedimento oficial de recrutamento.
Há a lenda de gajos que são recrutados nas universidades por professores, essa lenda é verdade, e deixa-me que te elucide, é tudo oficial e os professores são pagos a peso de outro pelas empresas, os empregos nestes casos são bons, mas não não há muitos.
E depois tens aquela coisa que tem ares de emprego, chamada escravatura, que é o que te espera se entrares da universidade directo para uma grande multinacional, depois de se estar lá dentro dizem que a carreira é fácil, mas nunca conheci ninguém que tivesse aguentado os primeiros anos.
E como são as coisas passado algum tempo? Depois de ter experiencia

E como são as coisas passado algum tempo? Depois de ter experiencia

Depois de algum tempo provavelmente sobes na carreira alimentar e passas a gestor de projecto e coisas semelhantes.

Eu estou neste momento a acabar a licenciatura e ofertas de emprego é o que não falta felizmente, especialmente por estas alturas, o final de semestre. Só que são sempre consultoras que pagam mal.
Como já foi dito, em Portugal sais da Universidade e ou tens muita sorte ou acabas numa consultora a fazer trabalho de escravo (horas extras não pagas, uma pressão enorme para acabares os projectos sempre atrasados, toda a gente a querer dar-te facadas nas costas, etc).

Eu se tiver oportunidade de ir para o estrangeiro nem penso 2 vezes.
Pelo que ouvi e li, regra geral lá fora os horários são sempre para cumprir e costumam pagar o suficiente para viveres bem e ainda teres algum dinheiro no final do mês.

Se gostas, não hesites. Na minha experiencia, o bacharelato de 3 anos chega perfeitamente para o mercado de trabalho. Coneça a trabalhar o qto antes, pois vais aprender a sério é em projectos reais. Consultoras IT é uma boa opção para alavancar a carreira. A partir daí das o salto para algo mais "razoavel" em termos de qualidade de vida ou partes para o estrageiro já com experiência de trabalho, que é o q é valorizado lá fora.

Voltar
Superior