Quero aprender a conduzir!

Carl

New member
Boa noite, eu já tenho carta há vários anos mas sinto que não tiro partido de todas as potencialidades que o meu carro tem para oferecer. Não é que eu conduza mal mas acho que falta-me alguma técnica de condução assim como alguns conhecimentos teóricos.
A questão que se impõe é a seguinte: existe alguma escola de condução para aprender técnicas de condução mais avançadas em vez das habituais escolas de condução que apenas ensinam a conduzir a viatura do ponto A ao ponto B?

Obrigado

Existem cursos de condução desportiva, defensiva, etc... há concerteza que já tenha frequentado algum, aqui no forúm.

Parecem-me muito interessantes, alguns.

Até porque nem todos nós temos uma pista de aeroporto só para nós e um carro para usar.

Também há videos que te podem ajudar, honestamente... no Youtube consegues alguma teoria se não estiveres dentro da coisa. A prática é outra coisa, claro, mas é um começo.

O dinheiro não constitui um impedimento porque não tenho nenhum limite estipulado para gastar nesta "brincadeira" mas também não quero esbanjar dinheiro numa escola e sair de lá a saber o mesmo.
Eu procuro uma escola, de preferencia na zona norte e que tenha boas referencias nesta modalidade de ensino.

Obrigado pelo feedback.

Queres aprender uma condução mais defensiva ou desportiva ?

Se o objectivo for uma condução desportiva existe um curso no autódromo do Algarve com vários escalões e belas maquinas ..

Em que situações sentes essa falta de destreza na condução?

Eu diria que só tenho segurança a conduzir em rectas ou em estradas que conheço como a palma da minha mão, de resto sou um bocado cagão e tenho sempre algum receio em testar o carro. Isto também deve-se ao facto de já me ter espalhado ao comprido e mandado um carro para a sucata. Felizmente não houve feridos mas fiquei sempre com aquele trauma e sinto que falta-me confiança e alguns conhecimentos teórico/práticos.

Queres aprender uma condução mais defensiva ou desportiva ?

Se o objectivo for uma condução desportiva existe um curso no autódromo do Algarve com vários escalões e belas maquinas ..

Eu gostaria de frequentar ambos, penso que o curso de condução defensiva poderá restablecer a confiança que me falta para lidar com situações inesperadas e o curso de condução desportiva vai dar-me formação para gozar da condução da minha máquina. O facto de ser no Algarve é que já dificulta um pouco as coisas porque eu sou do Norte (Minho) mas estou disposto a isso se for necessário (aos fins de semana).

Eu diria que só tenho segurança a conduzir em rectas ou em estradas que conheço como a palma da minha mão, de resto sou um bocado cagão e tenho sempre algum receio em testar o carro. Isto também deve-se ao facto de já me ter espalhado ao comprido e mandado um carro para a sucata. Felizmente não houve feridos mas fiquei sempre com aquele trauma e sinto que falta-me confiança e alguns conhecimentos teórico/práticos.

Ser precavido e cauteloso na condução é bom e é meio caminho andado para chegarmos inteiros ao nosso destino.

Eu gostaria de frequentar ambos, penso que o curso de condução defensiva poderá restablecer a confiança que me falta para lidar com situações inesperadas e o curso de condução desportiva vai dar-me formação para gozar da condução da minha máquina. O facto de ser no Algarve é que já dificulta um pouco as coisas porque eu sou do Norte (Minho) mas estou disposto a isso se for necessário (aos fins de semana).

Então se o dinheiro não é entrave eu aconselhava primeiro um curso de condução defensiva para como dizes e bem reestabelecer a confiança e mais tarde o de condução desportiva, talvez fazer uns track days ajudasse a aplicar os conhecimentos adquiridos durante as formações em maior segurança..

3 ou 4 minutos de Google e aparecem muitas ofertas [;)]

Ser precavido e cauteloso na condução é bom e é meio caminho andado para chegarmos inteiros ao nosso destino.

Sem duvida e essa é uma das razões pela qual eu quero tirar o curso. Estar preparado para lidar com os imprevistos e ter confiança na nossa condução é fundamental para conduzir em segurança.

A outra razão é para tirar um maior partido do meu carro, saber aquilo que posso fazer para retirar o melhor proveito da viatura mas isso não significa que o vou começar a praticar uma condução mais descuidada ou mais perigosa no meu dia-a-dia.

Então se o dinheiro não é entrave eu aconselhava primeiro um curso de condução defensiva para como dizes e bem reestabelecer a confiança e mais tarde o de condução desportiva, talvez fazer uns track days ajudasse a aplicar os conhecimentos adquiridos durante as formações em maior segurança..

3 ou 4 minutos de Google e aparecem muitas ofertas [;)]

Muito obrigado pela ajuda Ruben. De facto, na net existe muita oferta mas eu gostava de obter algum feedback de alguém que tenha frequentado esses cursos.

Um tópico para seguir com atenção.

E meio caminho andando para a segurança, não é teres medo, mas admitires as tuas limitações[kiss].

Aconselho os cursos de condução defensiva, mas não acredito que fiques logo a conduzir muito melhor.

Para isso nada melhor que conduzir muito karts nos kartodromos e também há aulas para aprender a fazer trajectorias, travagens, etc.
E praticar muito!

Há jogos de carros para PC que também ajudam.
Como por exemplo o TOCA, GP4, F1 2010, etc

Um tópico de interesse :)

Acho que todos nós devíamos aprender a dominar um carro quando perdemos a traseira, por exemplo.

Ninguém nos ensina o que é contra-brecagem e a fazer a mesma...

Saber e fazer é bem diferente e já aprendi da pior maneira pois
- se numa consegui enfiar o carro completamente atravessado na saída de uma rotunda em que um pneu estourou;
- na outra dei cabo da fronha da minha Focus que depois de tocar/bater de frente num rail ainda deslizou um pouco para dar cabo de um canto atrás... 1000€ a arder com um mix de humidade (tinha chovido 1h antes), areia e uma curva feita a 50 :sh):sh)[8b]

Se te referes a conduzir em via pública, a forma de conduzir que descreves é equivalente a conduzir bem.

Voltar
Superior