Quem foi Pinto da Costa?

Snake1

Suspenso
Tendo em conta as diferentes opiniões por aqui expressas, pelos políticos e pelo que vi e vejo agora, na hora da sua morte e na imprensa, criei este tópico porque estou confuso quanto à personalidade de Pinto da Costa.
Afinal ele foi um bandido ou ou grande homem agora elogiado por todos e até pelo PR?

Tendo em conta as diferentes opiniões por aqui expressas, pelos políticos e pelo que vi e vejo agora, na hora da sua morte e na imprensa, criei este tópico porque estou confuso quanto à personalidade de Pinto da Costa.
Afinal ele foi um bandido ou ou grande homem agora elogiado por todos e até pelo PR?

No geral vou pela mesma definição do Topolino.

A minha 'percepção' do indivíduo, que não acompanho muito futebol, nem sou adepto do Porto:

Há também claramente, um reconhecimento por uma vasta faixa da população, dos notáveis resultados positivos atingidos pelo clube durante a sua presidência e da sua determinação e empenho.
No entanto, esses resultados não invalidam as formas por vezes controversas e ilegais (corrupção a diversos níveis) que os permitiram alcançar.

E obviamente criou-se também desde muito cedo, um culto da personalidade em torno do indivíduo, com os respectivos poder e influência desmesurados, não é por acaso que uma das suas alcunhas era "o Padrinho do Norte".

Como todas as grandes figuras históricas não consensuais, neste caso do meio do futebol, para uns foi o maior corrupto da história do futebol, para outros o melhor dirigente de sempre do futebol.

Fez do clube da sua cidade um clube de nível mundial numa altura em que Portugal era Lisboa e o resto paisagem, embora o clube já tivesse mais de uma dezena de títulos nacionais antes de 1978, foi com ele que se tornou verdadeiramente grande e respeitado também a nível internacional.

Pelo menos foi talvez o dirigente desportivo mais marcante a nível nacional e um dos mais marcantes a nível internacional. Acho que é esse o legado que fica.

Como todas as grandes figuras históricas não consensuais, neste caso do meio do futebol, para uns foi o maior corrupto da história do futebol, para outros o melhor dirigente de sempre do futebol.

Fez do clube da sua cidade um clube de nível mundial numa altura em que Portugal era Lisboa e o resto paisagem, embora o clube já tivesse mais de uma dezena de títulos nacionais antes de 1978, foi com ele que se tornou verdadeiramente grande e respeitado também a nível internacional.

Pelo menos foi talvez o dirigente desportivo mais marcante a nível nacional e um dos mais marcantes a nível internacional. Acho que é esse o legado que fica.

Spot On!

Quer queiramos ou não, nesta altura não somos todos Portugueses, até porque o sucesso de uns significa o insucesso dos outros. Mas foi sem dúvidas um dos dirigentes mais campeão de todo o planeta. E isso não se pode apagar! E era Português!!!

Spot On!

Quer queiramos ou não, nesta altura não somos todos Portugueses, até porque o sucesso de uns significa o insucesso dos outros. Mas foi sem dúvidas um dos dirigentes mais campeão de todo o planeta. E isso não se pode apagar! E era Português!!!

O salazer também esteve 40 anos no poder...[:D] sem opositores. Deve ter sido o ditador com mais anos e era português!

Spot On!

Sim exacto. O homem pode ter todos os defeitos do Mundo mas como dirigente desportivo foi provavelmente o melhor do Mundo.

Infelizmente nestes fóruns e na Internet é só ódio e irracionalidade, eu não sou do seu clube mas consigo separar as coisas e perceber a importância que ele teve dentro do contexto português. Além disso levou o nome de uma cidade desprezada pelo poder político do país aos grandes palcos mundiais.

O salazer também esteve 40 anos no poder...[:D] sem opositores. Deve ter sido o ditador com mais anos e era português!

E Salazar não foi um governante marcante e importante no século XX?

Aliás foi considerado há uns anos como o maior português de sempre.

Goste-se ou não o nome dele vai ficar marcado entre os grandes dirigentes desportivos mundiais. E o FCP o mínimo que deveria fazer era colocar o nome dele no estádio.

Goste-se ou não o nome dele vai ficar marcado entre os grandes dirigentes desportivos mundiais. E o FCP o mínimo que deveria fazer era colocar o nome dele no estádio.

Não obstante o passado estou de acordo a bold

É isto que não entendo. Estão a por o tipo num pedestal.
As tvs são horas e horas desde a morte dele em debates sobre as suas qualidades, directos e entrevistas a pessoas que demonstram o seu pesar com ar tristonho e lamentando a morte dele quase chorando baba e ranho.
Mas isto é hipocrisia pura ou fala-se por aqui e no tópico do obituário mal do homem por falar???
Não conhecias a relação entre o Porto e o Portomonense?

O que é extraordinário é ver os algarvios sem vergonha na cara a assumirem desta forma as famosas negociatas obscuras que ninguém quis ver durante épocas a fio.

A liga permite tudo uma vez mais.

Não conhecias a relação entre o Porto e o Portomonense?

O que é extraordinário é ver os algarvios sem vergonha na cara a assumirem desta forma as famosas negociatas obscuras que ninguém quis ver durante épocas a fio.

A liga permite tudo uma vez mais.

A bold:
Não
Mas agora já sei há um porto e um monense [:D]

O Porto não pode pôr o nome dele no estádio porque os filhos vão pedir royalties pelo uso do nome...

É inegável a importância que teve no futebol português e até mesmo europeu. Além de relevo político na afirmação da cidade do Porto com o crescimento do clube e as intervenções públicas.
A parte dos bastidores do futebol acaba por ser o lado negro da figura.

Voltar
Superior