Quem é o culpado???

Alex94gasp

New member
Boa tarde, gostaria de saber uma informação!
Eu a dias, ia tendo quase um acidente.
Mas a culpa supostamente n era minha.
A situação foi, eu estava a sair de uma estrada, e tinha um cedência de passagem.
Mas, o indivíduo que vai na estrada que vou entrar, mete pisca para entrar na minha estrada.
E eu, iniciei a marcha indo para o lado direito(ele vinha do lado esquerdo).
A pessoa não entrou na minha estrada, seguindo em frente, quase batendo.
Não bateu por um triz, e ainda por cima reclamou!
E eu mandei o passiar...
Se ouve se um acidente, quem seria o culpado?
Supostamente seria a pessoa que me bateu, pois indicou uma ação que não realizou!
Mas se n houver provas....(se ninguém viu)

Boa tarde, gostaria de saber uma informação!
Eu a dias, ia tendo quase um acidente.
Mas a culpa supostamente n era minha.
A situação foi, eu estava a sair de uma estrada, e tinha um cedência de passagem.
Mas, o indivíduo que vai na estrada que vou entrar, mete pisca para entrar na minha estrada.
E eu, iniciei a marcha indo para o lado direito(ele vinha do lado esquerdo).
A pessoa não entrou na minha estrada, seguindo em frente, quase batendo.
Não bateu por um triz, e ainda por cima reclamou!
E eu mandei o passiar...
Se ouve se um acidente, quem seria o culpado?
Supostamente seria a pessoa que me bateu, pois indicou uma ação que não realizou!
Mas se n houver provas....(se ninguém viu)

A culpa seria sempre tua, não respeitaste a cedência de passagem, o outro até podia vir bêbado e em marcha atrás, infelizmente é injusto mas é mesmo assim....

Tendo a sinalização de cedência de passagem, tens sempre de aguardar a passagem de todos os veículos que circulam na via onde pretendes passar a circular.

Mesmo estando o outro veículo com o indicador de mudança de direcção ligado, tens de aguardar para confirmar se efectivamente ele pretende mudar de direcção ou não.

Até poderá dar-se o caso, de ele já vir com o pisca ligado, por uma manobra anterior e não ter ''desfeito'' a sinalização.

Se ele vinha do lado esquerdo com pisca para a direita, aposto mais em mudança de faixa que mudança de direção...

Acho que entraste mesmo à "papo-seco"!

Tendo a sinalização de cedência de passagem, tens sempre de aguardar a passagem de todos os veículos que circulam na via onde pretendes passar a circular.

Mesmo estando o outro veículo com o indicador de mudança de direcção ligado, tens de aguardar para confirmar se efectivamente ele pretende mudar de direcção ou não.

Até poderá dar-se o caso, de ele já vir com o pisca ligado, por uma manobra anterior e não ter ''desfeito'' a sinalização.

Mas nesse caso, creio que ele também está a infringir:

Artigo 21.º - Sinalização de manobras
1 - Quando o condutor pretender reduzir a velocidade, parar, estacionar, mudar de direcção ou de via de trânsito, iniciar uma ultrapassagem ou inverter o sentido de marcha, deve assinalar com a necessária antecedência a sua intenção.
2 - O sinal deve manter-se enquanto se efectua a manobra e cessar logo que ela esteja concluída.
3 - Quem infringir o disposto nos números anteriores é sancionado com coima de € 60 a € 300.

Para mim, com provas de que o outro levava o pisca ligado, não é cristalino que o user seria à mesma culpado do acidente, pelo menos na totalidade.

Para mim, com provas de que o outro levava o pisca ligado, não é cristalino que o user seria à mesma culpado do acidente, pelo menos na totalidade.

Não tenhas a menor duvida de que seria, no limite e se houvesse prova, o do pisca seria apenas multado por sinalização indevida...

Tenho dúvidas de que seria culpado, pelo menos na totalidade (eventual 50/50). Mas não disse que tenho a certeza ;)

Estando lá o sinal B1 do R.S.T., não tenhas dúvidas.[;)]

[:D] claro que não !!!

mas imagina que o sujeito dá o pisca para encostar logo a seguir ao cruzamento, obviamente que induz em erro mas está a fazer a fazer a sinalização correctamente.
A minha pergunta acontece por teres sido tão peremptório a relatar o caso. De facto essa é uma possibilidade, como a de vir com o pisca esquecido, como até de se ter lembrado que não era ali a saída e seguir em frente.[;)]

Estando lá o sinal B1 do R.S.T., não tenhas dúvidas.[;)]

Eu percebo isso, mas por outro lado, se o sinal B1 é para ceder veículos, mas se o veículo virar à direita como eestá a sinalizar, então as trajetórias não se cruzam. Daí, para mim, não ser cristalino que o culpado seja o user em questão, pelo menos sem sequer partilhar responsabilidade. Se calhar, até seria na primeira avaliação das seguradoras, mas se o caso seguisse para Tribunal, acho que dependeria muito do juiz. Atenção, claro está, partindo do princípio que se consegue provar que o pisca estava ligado (testemunhas ou se o outro admitisse).

Mais vale esperar. Principalmente se não conseguires ver o resto da estrada por trás dele. Ele pode ir a 30 ou 40km/h porque vai sair, mas pouco atrás vir um a 90. Tu entras, pum.

Voltar
Superior