Que vinho bebem?

Significa que fermentou e estagiou em inox, eu não aprecio tinto unoaked, gosto sempre que tenha o amparo da barrica, já nos brancos de entrada agrada-me, se o objectivo final for um vinho simples.
Já no Deu La Deu Histórico não gostei nada do resultado final, sem utilização de barrica.

E vinho da talha também não gosto, fica com um sabor característico que não aprecio.

É isso tudo e concordo com a tua opinião também.

Ainda no Sábado fui a um restaurante na Vidigueira Alentejo, conhecido pelos seus vinhos na Talha, que escolhemos para acompanhar uma generosa refeição com vários pratos tradicionais alentejanos, dos quais destaco a tomatada e .... não adorei o vinho, tinha um final a fazer lembrar aguardente.

A madeira na minha opinião é a alma do vinho, tem que ser gerida, não é quanto mais melhor, não pode abafar a fruta, mas é importantíssima.

É isso tudo e concordo com a tua opinião também.

Ainda no Sábado fui a um restaurante na Vidigueira Alentejo, conhecido pelos seus vinhos na Talha, que escolhemos para acompanhar uma generosa refeição com vários pratos tradicionais alentejanos, dos quais destaco a tomatada e .... não adorei o vinho, tinha um final a fazer lembrar aguardente.

A madeira na minha opinião é a alma do vinho, tem que ser gerida, não é quanto mais melhor, não pode abafar a fruta, mas é importantíssima.

O meu gosto pessoal vai para vinhos com madeira... Mas sem que ela se note.

Parece uma contradição, mas não consigo explicar de melhor forma.

Sim, sim ! deve ser, deve [:D]

O meu gosto pessoal vai para vinhos com madeira... Mas sem que ela se note.

Parece uma contradição, mas não consigo explicar de melhor forma.

Salvador...aposto o que quiseres. [;)]

Eu gosto da madeira porque "suaviza" o vinho. O que tenho acesso "do produtor", tenho com e sem madeira do mesmo lote, e a diferença é notória, mesmo com pouco tempo de madeira. Mas lá está, é pouco tempo. Realmente alguns vinhos têm um aroma/sabor "estranho" (não quer dizer desagradável) que pode vir realmente de tempo a mais na madeira e ofuscar a singularidade do vinho. Não tenho conhecimento para afirmar isso, mas faz sentido.

Bebi recentemente uma coisa digna de assinalar pela relação preço qualidade, tantas vezes falada no tópico.

José de Sousa Reserva de 2017. O vinho está belíssimo, com castas menos frequentes de ser ver juntas e com uma parte em fermentação nas talhas de barro, e estagio em barricas 8 meses. Aquele toque de chocolate, fruta madura e a madeira, todo harmonizado por taninos redondos e um grande final, muito prolongado como eu gosto. Mais um vinho muito bem feito.

JOSE-DE-SOUSA-RESERVA-TINTO.png

Bebi recentemente uma coisa digna de assinalar pela relação preço qualidade, tantas vezes falada no tópico.

José de Sousa Reserva de 2017. O vinho está belíssimo, com castas menos frequentes de ser ver juntas e com uma parte em fermentação nas talhas de barro, e estagio em barricas 8 meses. Aquele toque de chocolate, fruta madura e a madeira, todo harmonizado por taninos redondos e um grande final, muito prolongado como eu gosto. Mais um vinho muito bem feito.

JOSE-DE-SOUSA-RESERVA-TINTO.png

Qual o preço e onde encontraste?

Salvador...aposto o que quiseres. [;)]

O vinho e tudo o que implica, em termos agrícolas, de bioquímica, logística, marketing, etc. tem custos e acho muito difícil, um vinho decente em garrafa poder ter os preços que referes.

Todos nós já provámos algumas zurrapas, que são mais sumos de uvas fermentados do que vinho, de micro produtores, que produzem para si e para amigos (que têm que gramar com aquilo e dizer que gostam), mas é daquelas coisas que mais depressa pagamos para não beber do que os compramos [:D]

Acredito que fazer vinho é um processo sério e complexo com muita ciência e conhecimento envolvido e isso tem custos como é natural.

O vinho e tudo o que implica, em termos agrícolas, de bioquímica, logística, marketing, etc. tem custos e acho muito difícil, um vinho decente em garrafa poder ter os preços que referes.

Todos nós já provámos algumas zurrapas, que são mais sumos de uvas fermentados do que vinho, de micro produtores, que produzem para si e para amigos (que têm que gramar com aquilo e dizer que gostam), mas é daquelas coisas que mais depressa pagamos para não beber do que os compramos [:D]

Acredito que fazer vinho é um processo sério e complexo com muita ciência e conhecimento envolvido e isso tem custos como é natural.

Isso é o mesmo que dizeres que só se come bem na alta cozinha.

Até uma boa bifana de um ou dois euros pode ser muito bem confeccionada... e cair melhor do que uma qualquer neo interpretação da feijoada transmontana.

Mas também conheço dessas zurrapas, intragáveis. Mas não é o caso.

Gastas 50€ em compras, agarras numa garrafa de vinho de 10€, vem de graça.

É um desconto de 20% disfarçado.

Tens de ter cartão poupa mais registado.

Voltar
Superior