Que óleo devo usar para o motor

detroit

New member
Tenho um hyundai accent de 84cv (62kw) 1.341 cilindrada de 1994(5) e estou na dúvida que óleo devo usar para o motor.
Sei que o sintético não é aconselhável, por isso entre o mineral e semi-sintético 10w40 qual devo usar?
No manual tem estas indicações:
Óleo especificação API SG ou acima --- SAE 10w40 (não sei se é mineral, semi-sintético ou sintético.
As pesquisas que fiz é que este carro não deve levar óleo sintético (apesar de ser o melhor) estou na dúvida entre o mineral (que não deve prestar por causa do desgaste das peças) e o semi-sintético que penso ser o aconselhável.
Agradeço a vossa colaboração.

Última edição:
10w40 geralmente é semi sintético.
Se o manual indica isso, avança para 10w40 e cumpre o intervalo que lá é indicado, que deve ser à volta de 10k

Tenho um hyundai accent de 84cv (62kw) 1.341 cilindrada de 1994(5) e estou na dúvida que óleo devo usar para o motor.
Sei que o sintético não é aconselhável, por isso entre o mineral e semi-sintético 10w40 qual devo usar?
No manual tem estas indicações:
Óleo especificação API SG ou acima --- SAE 10w40 (não sei se é mineral, semi-sintético ou sintético.
As pesquisas que fiz é que este carro não deve levar óleo sintético (apesar de ser o melhor) estou na dúvida entre o mineral (que não deve prestar por causa do desgaste das peças) e o semi-sintético que penso ser o aconselhável.
Agradeço a vossa colaboração.

As pesquisas que fizeste estão erradas.

Esqueçe usar um oleo "mineral" em 2020.

O teu motor pode desde o inicio levar um 5W40 e isso é o melhor que podes fazer.

ELF Evolution 900 SXR 5W40

[h=1]TOTAL Quartz 9000 Energy 5W40[/h]

As minhas desculpas, mas encontrei esta descrição:
[h=3]Que tipo de óleo devo usar?[/h][FONT=&quot]Depende. Em primeiro lugar, se tem utilizado um dos três tipos de óleo para o seu carro e tudo tem corrido bem, não o altere. Os motores podem não reagir bem a mudanças bruscas do tipo de óleo e, no caso de querer fazer essa alteração, é melhor fazê-lo pouco a pouco, passando primeiro pelo intervalo médio dos semi-sintéticos.[/FONT]
[FONT=&quot]Por outro lado, como pôde comprovar, se o seu carro é antigo (anterior a 1995) deve sempre utilizar óleo mineral. Os motores deste tipo de carros não permitem o uso do sintético e, além de ser uma perda de dinheiro inútil, acabarão por danificar o motor do carro.

Fico com o vosso concelho !!!! mas isto me deixa duvidoso[/FONT]

Última edição:
Se utilizar os óleos por vos aconselhados, não vou ter problemas ?????
Tens é de deixar de acreditar no que les na endado porque não tem ponta por onde se lhe pegue.

O meu clássico de 1982 usa Mobil 1 0w40, que além de ser "100% sintético" tem ainda esteres e PAO.

Um óleo melhor NUNCA faz mal ao motor.

oleo mineral não ponhas, nao sabes que oleo está a usar de momento? deve ser pelo menos um 10w40...

se o carro permite levar 5w40, é preferivel usar esse que trará melhor proteção a frio

oleo mineral não ponhas, nao sabes que oleo está a usar de momento? deve ser pelo menos um 10w40...

se o carro permite levar 5w40, é preferivel usar esse que trará melhor proteção a frio

Sim!!! o óleo que o carro tem é 10w40, vou seguir as vossas indicações e na próxima muda vou usar o 5w40 que também esta no manual do carro.
Obrigado pela vossa colaboração.

Voltar
Superior