Que faculdade de direito ?

São uma classe à parte. E do pior são os juizes com menos de 30 anos que se julgam Deuses na Terra. Não tem qualquer experiência de vida social ou profissional para exercerem um cargo deste nivel o que por vezes dá em maus resultados.

Um Juiz deveria começar a carreira perto dos 40 e até lá passar por ser advogado ou solicitador.

Discordo. Devia ter sido - com o devido exagero - pobre ou até pedinte, trabalhador fabril, trabalhador em serviços, devia ter morado numa aldeia e numa cidade; enfim, devia ter experiência de vida em muitíssimas vertentes.

São uma classe à parte. E do pior são os juizes com menos de 30 anos que se julgam Deuses na Terra. Não tem qualquer experiência de vida social ou profissional para exercerem um cargo deste nivel o que por vezes dá em maus resultados.

Um Juiz deveria começar a carreira perto dos 40 e até lá passar por ser advogado ou solicitador.

A melhor opção no inicio de carreira será fazer proteção juridica por conta da segurança social, de maneira a ganhar "calo" a maioria da segurança social são novatos em inicio de carreira.

Para que é que alguém segue Direito (ou outra coisa) se a jusante o mercado está SA-TU-RA-DO de advogados?!

É muito bonito seguir aquilo que se gosta, mas mais bonito é conseguir independência financeira.

Cuidado que não podes ter a assinatura da tablet / tapatalk no fórum, podes ser penalizado.

Já retirei a assinatura, não sabia que poderia ser penalizado, obrigado pelo aviso

Penso que os juízes são uma classe a parte, sim, mas também trabalharam para chegar la. São sim privilegiados em alguns setores, os ordenados tem uma discrepância bastante grande em relação ao ordenado mínimo nacional, mas também devemos ver o lado deles, pelo que vejo vivem o trabalho de uma maneira totalmente diferente do que, por exemplo, outro funcionário público... Muito provavelmente um funcionário público entra as 9h da manhã e sai as 6 da tarde, acaba o trabalho e vai para casa. Um magistrado além de trabalhar, provavelmente até as 10h/11h da noite, ainda deve ir para casa rever e trabalhar em alguns processos.
O facto de estarem no " topo" da hierarquia confere lhes um poder superior dentro de uma sala de audiência, no entanto cá fora são pessoas normais. Acho que não devemos denegrir tanto a imagem da justiça, ou daqueles que a tentam concretizar, nós conseguimos viver em sociedade porque vivemos sobre certas regras (direito), óbvio que a lei tem lacunas. Os magistrados aplicam a lei conforme a ordem jurídica, não os podemos responsabilizar moralmente dizendo que eles deviam ter passado por vários estratos sociais.

Se queres ir para Direito e ter uma vida digna, terás de fazer sacrificios. E não falo de sacrificios fisicos ou intelectuais. Falo de sacrificios morais. Terás de fechar os olhos a muita coisa e fazer coisas que hoje acharás repugnantes.

Tens de ir para Lisboa. Depois, inscreve-te numa juventude partidária. A do PS ou a do PSD, que os outros partidos não ganham eleições. Envolve-te na associação académica da faculdade de direito. Dá graxa aos caciques do partido; com sorte, encontrarás um "padrinho". Depois é tentares entrar num dos grandes escritórios de advogados do país, daqueles que negoceiam aqueles negócios ruinosos para o Estado, tipo parcerias publico-privadas ou os swap.

A melhor opção no inicio de carreira será fazer proteção juridica por conta da segurança social, de maneira a ganhar "calo" a maioria da segurança social são novatos em inicio de carreira.

Concordo com esse ponto de vista,ao menos ao final do mês há um ordenado fixo, e não um ordenado inconstante.
Aqueles que não tem um escritório de família sofrem muito para se sagrarem na profissão.

Já agora, há por aqui algum juiz? Alguém que me possa elucidar sobre a vida de um magistrado, o como lá chegou, o dia-a-dia, o excesso de trabalho....

Enviado do meu iPad usando o Tapatalk

Posso estar enganado, mas para ser juíz ou procurador tanto dá teres o curso de direito na FDUC ou na FDUL ou na Universidade Independente. É igual ao litro. O que importa é a nota que tiras no exame de admissão ao curso de magistratura. Mas corrijam-me se estou enganado.

Concordo com esse ponto de vista,ao menos ao final do mês há um ordenado fixo, e não um ordenado inconstante.
Aqueles que não tem um escritório de família sofrem muito para se sagrarem na profissão.

Pois sim..só tem um problema mesmo, a demora no recebimento das verbas por patrocínio oficioso, que ainda podem levar 4-6 meses.

Onde é que tiraram a ideia do ordenado fixo?

Pois sim..só tem um problema mesmo, a demora no recebimento das verbas por patrocínio oficioso, que ainda podem levar 4-6 meses.

Onde é que tiraram a ideia do ordenado fixo?

Pensei que tivessem um ordenado fixo, erro meu.
Tira me uma dúvida, trabalhando nesse regime de oficiosas para a segurança social, não ficamos em regime de exclusividade certo?

Pensei que tivessem um ordenado fixo, erro meu.
Tira me uma dúvida, trabalhando nesse regime de oficiosas para a segurança social, não ficamos em regime de exclusividade certo?

Certo. Tens processos que te vão sendo atribuídos, por vezes estás de escala... Aqui na zona de Lx dizem que em Sintra ainda rende trabalhar neste regime. Por vezes começam a vir clientes por referencia e vai-se começando a ter clientela... mas demora.

Sei de uma colega que no inicio tinham um plafond de €10k para despesas e ordenado (minimo) e comeu quase tudo até lhe começarem a pagar as oficiosas... Agora diz-me que já vem compensando e tem uma vida confortável (para além de ter a liberdade que não se tem numa sociedade de Advogados)

Ando em Lisboa na FDUL, toda a ajuda que precisares, PM [;)]

Se vieres para onde ando, prepara-te para um ensino do mais exigente que se faz na área, em todo o país. Mas sais bem preparado, tal como em Coimbra.

O ambiente é bom, as instalações também.

Esquece a Nova de Lisboa nesta área, deves decidir entre FDUL (recomendo, mas sou suspeito), FDUC e nas privadas, a Católica.

Já agora, acho que escolheste um curso extremamente interessante e desafiante, os meus parabéns desde já.

Só podes tirar o curso de magistratura após completares 35 anos de idade.

Como assim? Então os meus amigos (colegas de faculdade), que agora são Juízes e Procuradores do MP foram todos enganados quando tiraram o curso no CEJ com menos de 30 anos?

Agora não tenho disponibilidade para procurar o diploma, mas sempre me foi veiculado que para se exercer como Juíz, uma das condições era ter +35anos, até por uma questão de maturidade intelectual.

De facto não estou a encontrar nada nesse sentido, mas sempre me foi dito isso dos 35anos de idade mínima. Inclusivé já estive numa palestra no CEJ e lembro-me de ter ouvido que o acesso se podia fazer pela via dos estudos ou pela experiência profissional, e quase que jurava que era necessário ter 35 anos de idade para se exercer como Juíz. :confused:

Última edição:
Engraçado ninguém ter referido até agora as médias de acesso ao curso nas diferentes faculdades, noutros cursos a média de acesso é um dos elementos que costuma ser ponderado pelos candidatos.

No caso de direito há diferenças razoáveis: nos últimos anos a média de acesso na Universidade do Porto, Minho e Nova andam na casa dos 15/16 ao passo que as médias de acesso em Lisboa e Coimbra andam nos 13/14.

Penso que é uma informação relevante para os candidatos.

Penso que os juízes são uma classe a parte, sim, mas também trabalharam para chegar la. São sim privilegiados em alguns setores, os ordenados tem uma discrepância bastante grande em relação ao ordenado mínimo nacional, mas também devemos ver o lado deles, pelo que vejo vivem o trabalho de uma maneira totalmente diferente do que, por exemplo, outro funcionário público... Muito provavelmente um funcionário público entra as 9h da manhã e sai as 6 da tarde, acaba o trabalho e vai para casa. Um magistrado além de trabalhar, provavelmente até as 10h/11h da noite, ainda deve ir para casa rever e trabalhar em alguns processos.
O facto de estarem no " topo" da hierarquia confere lhes um poder superior dentro de uma sala de audiência, no entanto cá fora são pessoas normais. Acho que não devemos denegrir tanto a imagem da justiça, ou daqueles que a tentam concretizar, nós conseguimos viver em sociedade porque vivemos sobre certas regras (direito), óbvio que a lei tem lacunas. Os magistrados aplicam a lei conforme a ordem jurídica, não os podemos responsabilizar moralmente dizendo que eles deviam ter passado por vários estratos sociais.

Achas mesmo que os juizes ficam a trabalhar até essa hora? Poderão ficar os que estão de escala, mas regra geral são eles que fazem o próprio horário.

HOuve alguns anos atrás uma discórdia por esta classe pela diminuição das férias judiciais por decisão do Governo. Achas mesmo que existem assim tantos julgamentos nos dias que foram "cortados" ás férias judiciais?

Marcação de sessões de julgamento, se o juiz indica uma data e queira aquela data por alguma razão, achas que os advogados tem direito a pedir outra?

Achas que tem alguma sensibilidade por advogadas grávidas ou com recém-nascidos? Então se for uma Juiza pior ainda. E não esquecer que as juizas tem direito à licença de maternidade de 5 ou 6 meses conforme pedirem e uma advogado só tem o direito de pedir a remarcação de sessões de julgamentos no 1º mês do nascimento.

Se és de Viseu, qual é a tua duvida?

A resposta só pode ser Coimbra, a não ser que tenhas medo de ir para um Curso muito exigente, mas se não for assim nunca ficarás bem preparado para estar num Tribunal.

Quanto a vida Académica nem é preciso falar.

O Curso Direito em Coimbra é muito antigo e tem Professores exigentes, não penses que fazes o curso sem provas orais, como muitos outros por esse País fora, que basta passar nos exames escritos, tens de saber do que falas e ter capacidade oratória para defender aquilo que queres.

Agora não tenho disponibilidade para procurar o diploma, mas sempre me foi veiculado que para se exercer como Juíz, uma das condições era ter +35anos, até por uma questão de maturidade intelectual.

De facto não estou a encontrar nada nesse sentido, mas sempre me foi dito isso dos 35anos de idade mínima. Inclusivé já estive numa palestra no CEJ e lembro-me de ter ouvido que o acesso se podia fazer pela via dos estudos ou pela experiência profissional, e quase que jurava que era necessário ter 35 anos de idade para se exercer como Juíz. :confused:

Antigamente para ser juíz era preciso ter 35 anos e pelo menos 2 anos de experiência como advogado.
Actualmente basta ser recém-licenciado e ter 22 anos de idade. Mas para recém-licenciados normalmente abrem apenas umas 20 vagas por ano para literalmente milhares de candidatos.

Voltar
Superior