que carro devo comprar?

"Não sei que contas fazer"

Ora, lendo de forma enviesada e inventando algumas contas:

10.000km / ano => 12Meses => 833,33 km / mês

Clio 1.5 dci
consumo 5.2 L/100 x 1.61€/l = 8.37€/100km
8.37€ x 8.33 (100km) = 69.72€/mês, a gasóleo

Polo 1.4 16v
consumo 7.2 L/100 x 1.73€/l = 12.46€/100km
12.46€ x 8.33 (100km) = 103.79€/mês, a gasolina (mais caro 34.07€/mês ou 408.84€/ano)

consumo 6.7 L/100 x 1.73€/l = 11.59€/100km
11.59€ x 8.33 (100km) = 96.54€/mês, a gasolina (mais caro 26.82€/mês ou 321.84€/ano)

Pegando na diferença maior - 408.84€ - e se a ideia é gastar 3500€ na compra de carro, esse valor é retornável em 3500 / 408.84 = 8.5 anos

Mas um amante de carros cansa-se e arranja sempre motivos para trocar de veículo (e ainda bem, se não não havia evolução), pelo que eu sou dos que diz para trocares: surpresas há sempre, resta assumires isso e veres bem as condições de eventual veículo que compres, e depois viveres com isso e não dramatizares muito.​

boas malta, na altura, criei este tópico e acabei por não comprar nenhum carro, pois estava muito confuso na minha cabeça, mas agora entendi que a gasolina é a melhor solução neste momento para as minhas necessidades(km's diários). embora consiga arranjar manutenção barata, pois tenho mecânico que compro as peças e apenas cobra a mão de obra, também barata, a gasolina será a melhor solução para mim. posto isto, agora tenho mesmo que despachar o meu Polo e comprar um novo.

que modelos me recomendam procurar dentro dos 4000€ que pretendo ? e já agora de que anos será o melhor.
Renault Clio, Citroen's e Peugeot's até ao ano de 2007 ?

Penso que com um Renault Clio de 2007, 1.2 75cv, ficarias muito bem servido. É um carro sólido, confortável, com espaço e o motor parece-me ter boas provas dadas. Recomendei-o a uma cunhada que procurava algo similar e, 2 anos volvidos, corre tudo lindamente.

um clio é uma boa escolha, pois é sólido, não costuma dar chatices e não é caro de manter. costuma ser, isso sim, mais caro que os concorrentes da época, mas arranjam-se a preços decentes. excluiria motores vw dessa era. principalmente esses. a "sorte" de te calhar um 1.4 rebentado ou que saiu mal da fábrica é muita...

fiats e franceses tens que ter cuidado com os anos que levam em cima, pois começarão a dar algumas chatices elétricas/eletrónicas.

com 4000€ já compras algo minimamente porreiro, aí com 14/15 anos. 2008/2009/2010. um pouco básico, é certo, mas também com poucas avarias importantes que possam ocorrer. pagas é mais 100€ de selo por ano, mas também tens um carro mais recente uns 2 ou 3 anitos.

já andei a ver uns carritos e é impressão minha ou os carros a diesel e gasolina, estão quase ao mesmo preço ? pelos critério que usei, parecia-me ser muito idêntico.

eu estou muito a leste na matéria de carro, mas pelo que vi , foi o que me pareceu. usei o facebook para procurar por "clio tce" e ao pesquisar apareceram-me 1 ou 2 clio IV 1.5 DCI a cerca de 5000/6000€ com menos de 200000km. mas também é de estranhar estes valores, deve ter algo por trás

Última edição:
já andei a ver uns carritos e é impressão minha ou os carros a diesel e gasolina, estão quase ao mesmo preço ? pelos critério que usei, parecia-me ser muito idêntico.

eu estou muito a leste na matéria de carro, mas pelo que vi , foi o que me pareceu. usei o facebook para procurar por "clio tce" e ao pesquisar apareceram-me 1 ou 2 clio IV 1.5 DCI a cerca de 5000/6000€ com menos de 200000km. mas também é de estranhar estes valores, deve ter algo por trás

Ao procurar os TCE, tentar evitar os 1.2 TCE que tiveram os seus problemas.

ao pesquisar, aparecia-me tudo como 1.2 TCE, não vi nenhum 1.4 . estou tramado na procura por um carro novo 😂😂

Se for o Clio IV com o 1.2 TCE de 120cv ou até mesmo o 0.9 TCE de 75cv e 90cv... tiveram os seus problemas e amplamente conhecidos.

Se for um Clio III com o 1.2 TCE de 100cv, aí já é tranquilo. Motor que consome mais que o TCE de 120cv do Clio IV, mas este TCE de 100cv, não conheceu problemas.

Que mais modelos me aconselho de outras marcas? o que for mais economico , tanto de consumo , como de manutenção. para ver se arranjo algum a bom preço que valha a pena

Voltar
Superior