que carro devo comprar?

yozhacki

New member
  1. Que tipo de carros gostas? indiferente
  2. Quais os segmentos ou tipo de carro em consideração (A - Citadino, B - Utilitário, C - Pequeno Familiar, Monovolume, Jipe, Desportivo, Cabrio, etc)? A - Citadino, B - Utilitário
  3. Que marcas e modelos gostas e equacionas? não tenho preferencia de marcas, mas os modelos que tenho visto são: CITROEN C2 1.4 HDI, PEUGEOT 206 HDI, Smart Fortwo
  4. Irás andar com passageiros atrás frequentemente? Com que frequência? não, por isso poderá ser carro comercial.
  5. Precisarás de levar carga com frequência? não irei levar
  6. Que quilometragem anual costumas fazer? Ir-se-à manter nos próximos anos? cerca de 10000km . creio que sim
  7. Farás muitas viagens em nacionais, circulares, auto-estradas? quase sempre em nacional , ocasionalmente em autoestrada
  8. Os consumos terão grande importância? sim
  9. A potência do motor terá grande importância? não
  10. Aprecias explorar caminhos mais desconhecidos, como estradas municipais, estradas de terra, trilhos? não
  11. Que orçamento tens, valor mínimo e máximo? 2000€ a 3500€, sendo que caso se justifique, poderei ir até ao 4000€
  12. Pretendes novo, pouco usado ou usado, a partir de determinado ano? usado , de 2000 a 2007
o factor mais importante na compra é o consumo/custo manutenção.

Para 10.000kms anuais, é má compra um diesel, eu comprava um mais recente e com menos kms, pelo mesmo valor, a gasolina.

Os custos de um carro, não é só o consumo, é também e não menos importante, a manutenção.
E tendo um carro mais recente, os custos de manutenção são mais baixos, pois tem menos desgaste.
Claro que isto é o perspectivado...

Para 10.000kms anuais, é má compra um diesel, eu comprava um mais recente e com menos kms, pelo mesmo valor, a gasolina.

Os custos de um carro, não é só o consumo, é também e não menos importante, a manutenção.
E tendo um carro mais recente, os custos de manutenção são mais baixos, pois tem menos desgaste.
Claro que isto é o perspectivado...
​​​​​​
o meu receio é que de um momento para o outro tenha de passar de 10000km para 17000km. por acaso para carros a gasolina não tenho ideia de que modelos possa verificar os preços. o que poderá diferir a nível de custos de manutenção de 1 a diesel para 1 gasolina , que torne não compensatório a compra de 1 a diesel?

Outra vez esse chavão? Isto de ser "anti" tem que se lhe diga... :rolleyes:

Não tem nada a ver com a quantidade de kms totais, mas com a prevalência ou não de trajectos curtos! Posso muito bem fazer 10.000/ano (ou mesmo menos) e só fazer trajectos superiores a 20-30 km. O estar parado não danifica FAPs nem injectores...

​​​​​​
o meu receio é que de um momento para o outro tenha de passar de 10000km para 17000km. por acaso para carros a gasolina não tenho ideia de que modelos possa verificar os preços. o que poderá diferir a nível de custos de manutenção de 1 a diesel para 1 gasolina , que torne não compensatório a compra de 1 a diesel?

Uma revisão num diesel é sempre mais dispendiosa, peças mais caras, tem que mudar sempre filtro de combustível, etc...

Mas a questão não é só essa, é que um carro a gasolina, pelo mesmo valor, por norma, é mais recente e tem metade dos kms.

E isso é muito importante, num carro com esses anos e carregado de kms. A manutenção não são apenas as revisões, tens que estar preparado para a substituição de peças de desgaste longo, tipo rolamentos, turbo, se tiver, e uma data de peças e pecinhas, que vão avariando, pelos anos e kms que o carro tem, é normal, mas se poderes evitar, acho que é melhor, mesmo que seja, com um gasto maior em combustível.

Já fizeste as contas à diferença de custo anual em combustível, entre um carro a gasolina e um diesel?
Eu começava por aí, é que para 10.000kms, não será muita.

Outra vez esse chavão? Isto de ser "anti" tem que se lhe diga... :rolleyes:

Não tem nada a ver com a quantidade de kms totais, mas com a prevalência ou não de trajectos curtos! Posso muito bem fazer 10.000/ano (ou mesmo menos) e só fazer trajectos superiores a 20-30 km. O estar parado não danifica FAPs nem injectores...
Não tem nada a ver com ser "anti", só acho que como os carros a gasolina são menos valorizados, fica melhor servido com um carro a gasolina mais recente e com menos kms.

E se é para 10.000kms/ano, a diferença de custos, não será assim tão grande.

Mas é só a minha opinião e claro, não é uma verdade absoluta.

estes carros não têm faps e de injetores poucos problemas darão, pois são carros mais básicos. não é por aí.

a gasóleo a té cerca de 3000€ é para esquecer, especialmente aos preços de hoje em dia. carros muito antigos, todos com 19, 20, 22 anos em cima. a gasolina com 3000€ consegues algo muito próximo de 2007 e dá na mesma para teres o imposto baixo.

alguns exemplos a gasolina assim por alto, não sendo necessariamente os preços mais baratos em cada modelo, mas alguns que achei interessantes:

​​​​​​https://www.olx.pt/d/anuncio/ford-fiesta-1-2-2007-IDHT3Sa.html dá para polir ou substoituir os faróis "num instante"
https://www.olx.pt/d/anuncio/ford-focus-1-4-zetec-IDHSmda.html?isPreviewActive=1&sliderIndex=0

https://www.olx.pt/d/anuncio/fiat-grande-punto-1-2-dynamic-140milkm-IDHN0YK.html já de 2007 e existem destes aos montes por 3000 a 3500€ negociáveis

https://www.olx.pt/d/anuncio/opel-corsa-1-2-gasolina-IDHSKO8.html motor dos puntos, de 2006
https://www.olx.pt/d/anuncio/1-2-16v-um-registo-IDHSA3v.html de 2007
https://www.olx.pt/d/anuncio/opel-corsa-1-2-2008-IDHSnma.html de 2008, mas falta o principal

https://www.olx.pt/d/anuncio/renault-clio-iii-de-11-2005-1-2-gasolina-3portas-IDHR13o.html

https://www.olx.pt/d/anuncio/peugeot-206-1-1cc-look-175000km-gasolina-IDHNL45.html quase dos últimos fabricados, mas preferia um 1360cc com mais 1 anito em cima

tinha visto um CITROEN C2 VTR a diesel de 2006 com 265000 , é muita coça para um carro a diesel ?

eu tinha pensado num a diesel, pois atualmente tenho VW Polo 1.4 16V , só que gasto muito em gasolina, pensei que em ir para 1 a diesel iria poupar

ires para um carro que em 3 anos atingirá os 300 mil só é bom para quem o quer vender. depois o novo dono que se desenrasque a tentar despachá-lo já com mais de 20 anos em cima. o meu primo teve um desses e vendeu-o há uns anos com mais de 300 mil, mas foi à retoma num stand em que lhe deram muito pouco e trouxe um ibiza novo ou quase novo, já não sei ao certo, praí em 2010, daqueles 1600cc malfadados. ele só dizia mal do carro e que foi burro em entregar o C2. o meu irmão tem um 206 de 2005 com esse motor a caminho dos 300 mil. já andou muito, agora anda pouco, mas vai mantendo o carro. o mesmo motor, sem chatices. mas lá está, são carros com 20 anos e sabe-se lá o tratamento que teve. a minha mãe despachou um C3 com cerca de 15 anos comprado em leilão, com o mesmo motor. nunca teve grandes chatices com ele e apertava forte e feio, tal como o C2 do meu primo. mas há casos e casos...

o teu polo tem um motor fraco e se calhar nunca te deu problemas. deve ser o de 100cv, não? até poderás conseguir vender isso facilmente a algum tuning que não tenha grande dinheiro e queira uma lata diferente. eu se fosse a ti não me metia em carros a gasóleo por menos de 5000€. com esse valor até conseguirás carros de 2010 até 200 mil kms e falo por experiência própria, que tenho acompanhado o mercado. agora por 2500 ou 3000 já se sabe que terás chatices em pouco tempo. mesmo os de 5 ou 6 mil negociados para baixo darão quase sempre chatices a breve/médio prazo, imagina um diesel com praticamente 20 anos e a caminho dos 300 mil, sabe-se lá com quantos donos. mas é a minha opinião apenas, como digo sempre.

posso ser casmurro, posso ser do contra, posso ter a mania que sei alguma coisa, mas também posso aconselhar as pessoas. o mesmo com os outros que vêm aqui aconselhar. depois se decidem ou não, isso é outra situação. cada um sabe de si no final. [;)]

para um smart ter feito 200 mil om o mesmo motor é obra. mas parece que estás mesmo "filado" nos diesel e quando assim é, quando temos uma idea fixa, não há ninguém que a mude. olha, vai direto. pode correr mal... pode correr bem! depois ficas com a experiência como lição de vida. "ora nem me dei muito mal/os tipos afinal até tinham razão!" [;)]

a cena é mesmo a questão do que gasto em combustível, se calhar isso está me a fazer re pensar muito. eu nunca fiz as contas ao certo , mas deve chegar a 100€ por mês para a pouca distância que faço.

depois , é também o facto de ter andado a ver a gasolina para mesmo valor e o máximo que vi eram carros mais velhos 1-3 anos do que as diesel que vi

a cena é mesmo a questão do que gasto em combustível, se calhar isso está me a fazer re pensar muito. eu nunca fiz as contas ao certo , mas deve chegar a 100€ por mês para a pouca distância que faço.

depois , é também o facto de ter andado a ver a gasolina para mesmo valor e o máximo que vi eram carros mais velhos 1-3 anos do que as diesel que vi
Atrás disse para fazer as contas, fizeste?

Assim por alto, se passares de um carro a gasolina, para um diesel, vais poupar mensalmente 20/30€ em combustível.

Mas não sabes o que vais ter que substituir no futuro próximo, no carro em que estás a comprar... é que nem sabes se realisticamente, vais poupar alguma coisa...

Atrás disse para fazer as contas, fizeste?

Assim por alto, se passares de um carro a gasolina, para um diesel, vais poupar mensalmente 20/30€ em combustível.

Mas não sabes o que vais ter que substituir no futuro próximo, no carro em que estás a comprar... é que nem sabes se realisticamente, vais poupar alguma coisa...

o problema é que não sei que contas fazer. a minha namorada tem 1 Clio de 2015 a diesel, a diferença que gasta de manutenção é pequeníssima. óbvio que também é carro mais recente e da menos problemas , mas por isso é que digo que não sei os custos de manutenção de 1 diesel mais antigo

o problema é que não sei que contas fazer. a minha namorada tem 1 Clio de 2015 a diesel, a diferença que gasta de manutenção é pequeníssima. óbvio que também é carro mais recente e da menos problemas , mas por isso é que digo que não sei os custos de manutenção de 1 diesel mais antigo

Não sabes tu, nem sabe ninguém, mas uma coisa é certa, quanto mais antigo, mais manutenção e substituição de peças precisa.

No fundo, é uma caixinha de surpresas, umas mais caras outras mais baratas...
Só tu sabes, se queres assumir esse risco.

Se fosse eu, não queria, mas isso sou eu.
Correr o risco de comprar um carro, para poupar 20€ por mês, e ter a possibilidade de no primeiro ano gastar umas centenas em reparações, para mim, não queria esse risco.

Mas como já aqui disseram, parece que já estás decidido, e até pode ser que tenhas sorte... fica a experiência.

Não sabes tu, nem sabe ninguém, mas uma coisa é certa, quanto mais antigo, mais manutenção e substituição de peças precisa.

No fundo, é uma caixinha de surpresas, umas mais caras outras mais baratas...
Só tu sabes, se queres assumir esse risco.

Se fosse eu, não queria, mas isso sou eu.
Correr o risco de comprar um carro, para poupar 20€ por mês, e ter a possibilidade de no primeiro ano gastar umas centenas em reparações, para mim, não queria esse risco.

Mas como já aqui disseram, parece que já estás decidido, e até pode ser que tenhas sorte... fica a experiência.

aInda não estou decidido, estava sim virado para os a diesel. é normal de alguém que não percebe de carros como eu.

a gasolina que marcas/modelos/ano aconselham e até que km?

aInda não estou decidido, estava sim virado para os a diesel. é normal de alguém que não percebe de carros como eu.

a gasolina que marcas/modelos/ano aconselham e até que km?
Pergunto, queres mudar de carro porque estas farto do que tens? Ou apenas a pensar na vertente económica?

Se for pela vertente económica e o teu não tem problemas de maior, deixa-te ficar com o que tens.

Se queres mudar, porque estas cansado, do que tens, o que é normal, então escolhe o que estiver em melhor estado e preferencialmente, com historial de manutenção conhecido.

dar problemas é totalmente incerto. eu tinha um carro velho, com 25 anos, que com essa idade ainda foi do minho ao ribatejo, a vila franca de xira. a gasolina, um 1.4 a gasolina do século passado, que praticamente só me deu despesas dirante 6 anos quando o tinha à venda. vendi e comprei um com 14 anos, só 1 mão, totalmente estimado, que depois até vieram ter aqui comigo no fórum a dizer que o carro tinha sido da mãe e do irmão. era um 1.6 a gpl. fora uns 600€ em peças, ainda tive problemas com o gpl e até um dos injetores nem era daquele carro. andava muitas vezes a 3 cilindros. foram mais outros 600€. 1200€ no espaço de 1 ano e meio até o despachar. arranjei e no dia seguinte o dono ligou-me que tinha ficado apeado no dia anterior à noite, tudo por causa de uma porcaria de mais um sensor, coitado.

pensei em comprar algo porreirito a diesel até 4 ou 5 mil euros, que os preços não andavam inflacionados e depois lá se comprou um chaço a gasolina de 1000€. anda ainda por aqui após uns 4 anos e só recentemente começou a dar problemas, há cerca de meio ano, mas já se gastaram 250 ou 300€ com ele. e no segundo dia que o comprámos eu fiquei logo de pé atrás, pois tive que ir fazer uma chave nova.

como vês, seja a gasolina, gasóleo, gpl ou outro, pode ter sempre problemas e nestes valores e idades, é certinho eles aparecerem ou virem camuflados e em poucas semanas teres que largar 100, 200, 300€ assim de repente.

ms eu não vou estar a bater no ceguinho. é só mais um alerta.
deixo isso para o pedrolima que eu tenho coisas para ir tratar. [:D]

dar problemas é totalmente incerto. eu tinha um carro velho, com 25 anos, que com essa idade ainda foi do minho ao ribatejo, a vila franca de xira. a gasolina, um 1.4 a gasolina do século passado, que praticamente só me deu despesas dirante 6 anos quando o tinha à venda. vendi e comprei um com 14 anos, só 1 mão, totalmente estimado, que depois até vieram ter aqui comigo no fórum a dizer que o carro tinha sido da mãe e do irmão. era um 1.6 a gpl. fora uns 600€ em peças, ainda tive problemas com o gpl e até um dos injetores nem era daquele carro. andava muitas vezes a 3 cilindros. foram mais outros 600€. 1200€ no espaço de 1 ano e meio até o despachar. arranjei e no dia seguinte o dono ligou-me que tinha ficado apeado no dia anterior à noite, tudo por causa de uma porcaria de mais um sensor, coitado.

pensei em comprar algo porreirito a diesel até 4 ou 5 mil euros, que os preços não andavam inflacionados e depois lá se comprou um chaço a gasolina de 1000€. anda ainda por aqui após uns 4 anos e só recentemente começou a dar problemas, há cerca de meio ano, mas já se gastaram 250 ou 300€ com ele. e no segundo dia que o comprámos eu fiquei logo de pé atrás, pois tive que ir fazer uma chave nova.

como vês, seja a gasolina, gasóleo, gpl ou outro, pode ter sempre problemas e nestes valores e idades, é certinho eles aparecerem ou virem camuflados e em poucas semanas teres que largar 100, 200, 300€ assim de repente.

ms eu não vou estar a bater no ceguinho. é só mais um alerta.
deixo isso para o pedrolima que eu tenho coisas para ir tratar. [:D]

Hi, hi, hi... Eu também vou tratar de vida, acho que já deixei a minha opinião bem marcada.

Mas é só a minha opinião/conselho...

Voltar
Superior