Que carro comprar?

Tertuliano

New member
Boas a todos:

Contra as minhas expectativas (e sobretudo princípios), em prol de um casamento feliz e vida pacata, vejo-me obrigado a largar um colosso de 6 cilindros para comprar um SUV(zito).

Vou, portanto, responder às perguntas da praxe, que se mostram pertinentes.
  1. Quais os segmentos ou tipo de carro em consideração (A - Citadino, B - Utilitário, C - Pequeno Familiar, Monovolume, Jipe, Desportivo, Cabrio, etc)? Penso que é SUV crossover, segmento B.
  2. Que marcas e modelos gostas e equacionas? Bom, para já, sem ter testado, creio que reduzi a escolha ao VW T-Cross, VW Taigo e Nissan Juke. Mas estou aberto a outras sugestões.
  3. Irás andar com passageiros atrás frequentemente? Com que frequência? Para já não, mas daqui a um anito é possível que surja um pequenito. Nesse caso, poderei transportar diariamente, ou não. Esta pergunta é difícil.
  4. Precisarás de levar carga com frequência? Não.
  5. Que quilometragem anual costumas fazer? Ir-se-à manter nos próximos anos? Vamos apontar para valores entre os 12.000 kms e os 15.000 kms.
  6. Farás muitas viagens em nacionais, circulares, auto-estradas? Circulo diariamente uns 15 kms de autoestrada e 3 kms ou 4 kms na cidade.
  7. Os consumos terão grande importância? Tendo em conta que circulará diariamente, terá importância relativa.
  8. A potência do motor terá grande importância? Não. Perdido por 100, perdido por 1000.
  9. Aprecias explorar caminhos mais desconhecidos, como estradas municipais, estradas de terra, trilhos? Só se o GPS me enganar!
  10. Que orçamento tens, valor mínimo e máximo? Esta é fácil! O mínimo é zero, nicles, rien. O máximo é €19.999,00. Claro que se tiver de meter mais 1 eurito, também o meto.
  11. Pretendes novo, pouco usado ou usado, a partir de determinado ano? Novo não acardito, mas pouco usado, até 35.000 kms, arranja-se qualquer coisa. Em termos de ano, não anterior a 2020.
Considerando que estou mais virado para VW T-Cross, VW Taigo e Nissan Juke, agradeço que, se souberem de problemas associados a estes modelos, os partilhem desde já.

Naturalemnte, como disse, estou aberto a outras sugestões.

Um abraço a todos e obrigado pela ajuda.

Dos que mencionas, sem dúvida que ia para o Grupo VW, sendo que preferia o T-Roc, porque é "alemão", ao passo que o Taigo é "brasileiro". Os motores são reconhecidamente bons (fiáveis e económicos) e a imagem de marca VW irá ser favorável um dia na revenda.

Por isso, parece-me a melhor combinação de todos. Caso os VW estejam muito caros, sempre podes virar-te para os "primos" tecnológicos e mecânicos da Seat ou mesmo Skoda.

Dos que mencionas, sem dúvida que ia para o Grupo VW, sendo que preferia o T-Roc, porque é "alemão", ao passo que o Taigo é "brasileiro". Os motores são reconhecidamente bons (fiáveis e económicos) e a imagem de marca VW irá ser favorável um dia na revenda.

Por isso, parece-me a melhor combinação de todos. Caso os VW estejam muito caros, sempre podes virar-te para os "primos" tecnológicos e mecânicos da Seat ou mesmo Skoda.

Grande Lino, eu falei do T-Cross, não foi do T-Roc. Manténs a opinião?
Eu sei que o Taigo surgiu lá no Brasil, como niro ou qualquer coisa assim. Mas não percebi o teu comentário. Não é apenas uma questão de design?
Abraço

Ok, mas o T-Roc é basicamente um T-Cross um pouco maior. Por acaso tive ambos os carros como veículos de aluguer nestas férias e do ano passado.

Um T-Cross tem espaço suficiente para uma pequena família com 2 crianças, desde que não sejam totalmente exagerados em termos de bagagens em caso de viagens maiores.

Quanto ao Taigo... penso que a qualidade de construção será inferior (o que não significa necessariamente que seja menos fiável) e talvez a condução não seja tão refinada por isso. Detalhes... Compara é o desempenho de ambos nos testes do Euro NCAP, pois esse é um critério importante. ​

Voltar
Superior