Que Carro Comprar?

Maeve

New member
Boa tarde a todos,

Recém chegada a precisar de alguma ajuda :confused:
Penso em comprar outro carro para "poupar" o actual MX-3, pelo que se puderem opinar agradeço.

Como não pretendo vender o MX-3, para "conseguir manter" 2 automóveis é necessário diplomacia entre portas, isto é, o orçamento tem que ser "justificado", e equaciono Mazda MX-5. Embora goste das versões Miata ou Nardi Torino, não me agrada a ideia de manter 2 pré-clássicos e o soft-top está a dar cabo de mim.

Não me sai da cabeça a geração NC, mas são mais os que se vêm com soft do que com rígida, pois tenho outro "problema", 3 motas na box que ainda ocupam um espaço considerável, e ao mater o MX-3 guardado, o "novo menino" tem que ficar na rua.

Encontrei um de Canidelo-VNGaia, com capota rígida, 62.000km, 13.200 negociáveis (jantes feias que doem)
A geração ND se eu equacionasse aumentar o orçamento para tal iria fomentar versões menos agradáveis de conversas em casa [8b]

Que tipo de carros gostas? Desportivos
Que marcas e modelos gostas e equacionas? Mazda MX-5; BMW Z3, Z4 ; Mercedes C220 SportCoupé
Irás andar com passageiros atrás frequentemente? Não Com que frequência? Esporadicamente
Precisarás de levar carga com frequência? Não
Que quilometragem anual costumas fazer? 13.000km +- Ir-se-à manter nos próximos anos? Sim
Farás muitas viagens em nacionais, circulares, auto-estradas? AE todos os dias
Os consumos terão grande importância? Não
A potência do motor terá grande importância? Sim
Aprecias explorar caminhos mais desconhecidos, como estradas municipais, estradas de terra, trilhos? Não em automóvel
Que orçamento tens, valor mínimo e máximo? 5.000 - 13.000
Pretendes novo, pouco usado ou usado, a partir de determinado ano? pouco usado/ usado

Última edição:
Eu se fosse a ti ia para uma coisa diferente, visto já teres o mx3, não comprava o mx5, que é um belíssimo carro.

Comprava algo totalmente diferente:

https://www.olx.pt/anuncio/abarth-500-esseesse-IDDS3F8.html#4f5d9ee73a

ou então dentro do Mercedes SportCoupé que sugeriste.

Embora goste do Kit Abarth de origem, o Fiat 500 não me diz nada apesar desse (EsseEsse) ter 160cv (acho).
Não querendo ferir susceptibilidades, mas "carros de ir às compras"/ classe minicarro não me dizem nada :(

@Maeve estica o Orçamento, com esse Orçamento vais comprar um carro com a idade e Kilometragem do Mx3.

Depois a fatura fica pior: revisão do motor, amortecedores, caixa, etc etc. e o barato sai caro por vezes!

Por 15k já encontras semi-novos com alguma emoção: Fiesta ST, Alfa Mito, Mini Cooper.

Dizem-te algo esses pocket rocket?

Passando da teoria à prática.

Através do filtro do SV e da busca avançada, coloquei como critérios:

* Gasolina;
* Até 75 000Km;
* Desde 126cv (para excluir os motores 1 000cc da Ford de 125cv);
* Entre 10k a 16k;
* A partir de 2013;
* Excluí SUV´s, carrinhas e carros feios [:D]

Por ordem de preço temos:

Citroen DS3 com 156cv, de 2013 e 56 000Km. 12 900€ negociáveis! Está muito bem equipado e é "semi cabrio".
https://www.standvirtual.com/anuncio/citron-ds3-1-6-thp-sport-chic-cabrio-ID8N0Mxo.html#22c98e282f

Peugeot 308 com 130cv, de 2014 e 68 000km. 13 950€ negociáveis. Acho o motor curto.
https://www.standvirtual.com/anuncio/peugeot-308-sw-1-2-puretech-allure-j17-ID8Nlg0c.html#0744376861

Fiat 500 Abarth com 140cv, de 2013 e 60 000km. 14 750€. Acho caro para os anos que tem, apesar de ser "cabrio" e ter caixa automática.
https://www.standvirtual.com/anuncio/abarth-500c-auto-60-000km-ID8MAS5N.html#0744376861

Mini Cooper S com 184cv, de 2013 e 33 000Km. 15 750€. Está um pouco caro, mas deve ser negociável. Como handicap só tem 2 lugares (pode ou não ser importante).
https://www.standvirtual.com/anunci...erso-especial-avenue-ID8N7HEs.html#0744376861

Mercedes Slk com 163cv, de 2014 e 54 000km. 15 950€. A escolher um Mercedes, esquece o velhinho Sportcoupé e vê este :)
https://www.standvirtual.com/anunci...-nacional-54-mil-kms-ID8NnicV.html#0744376861

Se precisares de mais de 2 lugares, eu escolheria o DS3. Caso contrário, o Slk ou o Mini seria a minha escolha!

Tem a sua beleza :rolleyes:, mas apesar dos PSA serem (dizem) robustos e eficientes não me "faz brilhar os olhos"
Actualmente não é difícil comprar carros de uma marca cujos motores sejam oriundos de outra, o que não quer dizer que seja mau, é a gobalização/ partilha.
Correndo o risco de ser "facciosa" ainda assim a Mazda, por exemplo, mantém a sua independência.

Tem a sua beleza :rolleyes:, mas apesar dos PSA serem (dizem) robustos e eficientes não me "faz brilhar os olhos"
Actualmente não é difícil comprar carros de uma marca cujos motores sejam oriundos de outra, o que não quer dizer que seja mau, é a gobalização/ partilha.
Correndo o risco de ser "facciosa" ainda assim a Mazda, por exemplo, mantém a sua independência.

https://forum.motorguia.net/off-topic/6987-o-cantinho-das-motos-1068.html

Compra isto:
FQyuBN6FR9WnY1eKdpJi4g

Agora a sério, os PSA não são muito emotivos, se bem que o 208 Gti 1.6 de 200cv terá a sua piada, apesar de sair fora do Orçamento.

Tive a ver os Alfa Romeo, o Mito 1.4 de 135cv anda bem, mas é de 2009, apesar de só contar com 56 000Km, Pedem 10 000€
https://www.standvirtual.com/anuncio/alfa-romeo-mito-1-4-135cv-ID8NdoT8.html#22e3012057

O Giulieta tens um 1.4 de 170cv de 2010 com 65 000km. Pedem 10 890€ mas desconheço a fiabilidade deste bloco.
https://www.standvirtual.com/anunci...non-bancos-aquecidos-ID8NcmHz.html#593de051ab

@Maeve estica o Orçamento, com esse Orçamento vais comprar um carro com a idade e Kilometragem do Mx3.

Depois a fatura fica pior: revisão do motor, amortecedores, caixa, etc etc. e o barato sai caro por vezes!

Por 15k já encontras semi-novos com alguma emoção: Fiesta ST, Alfa Mito, Mini Cooper.

Dizem-te algo esses pocket rocket?

O MX-3 tem 21 anos, e neste momento 83.000km reais. Comprei-o a uma pessoa da família que levou anos a perder a batalha comigo para o vender.
Óbvio que não estou à espera de ter a mesma "sorte" no próximo carro, mas há sempre maneiras de saber se o carro foi bem tratado e se tem os km's reais.
Se eu conseguisse aumentar o orçamento, e acredita que já está bem esticado, atirava-me de cabeça para algo mais "feroz" [:D]

Na linha dos pocket rocket dizem-me algo, o Mini Cooper JCW (+- 15.000Eur); BMW M135i (+- 30.000Eur), portanto out of budget :(

@Darius,

Porque não considerar o SportCoupé?
Inevitavelmente tenho que considerar lugares atrás ainda que sejam apertados, na eventualidade de chegar um filhote. Com um pouco de boa vontade uma cadeirinha cabe em qualquer lado.

O "problema" dos Mito e sendo esse de 2009 corre o risco de não ter saído na fornada/linha de produção pós Primavera 2009 (reparei que o registo é Junho, mas não quer dizer nada).
Tinham problemas da direcção, suspensão e insonorização.

@Darius,

Porque não considerar o SportCoupé?
Inevitavelmente tenho que considerar lugares atrás ainda que sejam apertados, na eventualidade de chegar um filhote. Com um pouco de boa vontade uma cadeirinha cabe em qualquer lado.

Porque o Sportcoupé mais recente que há à venda é de 2004 para a geração que procuras.

E vê o aspecto dos 3 à venda:

https://www.standvirtual.com/carros/mercedes-benz/?search%5Bfilter_enum_engine_code%5D=classe-c&search%5Bfilter_float_first_registration_year%3Ato%5D=2010&search%5Bfilter_enum_number_doors%5D%5B0%5D=2&search%5Bbrand_program_id%5D%5B0%5D=&search%5Bcountry%5D=

Eu não tenho know how para avaliar a parte mecânica do carro, em todo o caso, não faz sentido comprares um carro com mais de 12 anos e com km´s provavelmente adulterados.

Daí dizer para aumentares um pouco o plafond. Imagina que dás 8 000€ por um sport coupé, mas com a kilometragem e idade que terá, acredita que outra faturas se sucederão!

O "problema" dos Mito e sendo esse de 2009 corre o risco de não ter saído na fornada/linha de produção pós Primavera 2009 (reparei que o registo é Junho, mas não quer dizer nada).
Tinham problemas da direcção, suspensão e insonorização.
A probabilidade de um alfa ter problemas, seja qual for a fornada é elevada. Por isso perdem tanto valor em usado.

Se esperas um rebento, acredita, uma cadeirinha cabe em qualquer lado uma, duas, três vezes... Daí em diante começas a ter um problema... Não adianta dizeres que contigo é diferente por que não é...

Como tal, aconselhava sempre a comprar algo que seja vendável... Um cooper S R56 é um carro muito especial, e que pode caber no teu budget... Boa compra!

A probabilidade de um alfa ter problemas, seja qual for a fornada é elevada. Por isso perdem tanto valor em usado.

Se esperas um rebento, acredita, uma cadeirinha cabe em qualquer lado uma, duas, três vezes... Daí em diante começas a ter um problema... Não adianta dizeres que contigo é diferente por que não é...

Como tal, aconselhava sempre a comprar algo que seja vendável... Um cooper S R56 é um carro muito especial, e que pode caber no teu budget... Boa compra!

Não sei qual é a tua idade, mas parece-me que ainda estás a viver os anos 70/80...

Neste momento um Alfa, dá tantos problemas como outra marca qualquer e olha que falo por experiência própria... entre mim o meu irmão e o meu pai, já passaram pelas nossas mãos pelo menos 6 Alfa...

Abraço

Não sei qual é a tua idade, mas parece-me que ainda estás a viver os anos 70/80...

Neste momento um Alfa, dá tantos problemas como outra marca qualquer e olha que falo por experiência própria... entre mim o meu irmão e o meu pai, já passaram pelas nossas mãos pelo menos 6 Alfa...

Abraço
O que te parece ou não só a tua imaginação o poderá dizer. .

Infelizmente já tive a minha dose "Alfa"... Um 156 2.4 JTD comprado novo, que durante 2 anos e 90 KKm foi 12 vezes à oficina para "grandes" reparações, inclusive no importador... OK, poderei ter tido azar, mas é muita coincidência a Alfa ter má reputação no que toca a fiabilidade e depois acontecer comigo.

Quem quiser acreditar que só acontece aos outros força, nunca, mas mesmo nunca aconselharei um Alfa a um amigo ou a alguém por quem tenha consideração!

Cada um fará o seu juízo.

É a minha posição com convicção!!!

O que te parece ou não só a tua imaginação o poderá dizer. .

Infelizmente já tive a minha dose "Alfa"... Um 156 2.4 JTD comprado novo, que durante 2 anos e 90 KKm foi 12 vezes à oficina para "grandes" reparações, inclusive no importador... OK, poderei ter tido azar, mas é muita coincidência a Alfa ter má reputação no que toca a fiabilidade e depois acontecer comigo.

Quem quiser acreditar que só acontece aos outros força, nunca, mas mesmo nunca aconselharei um Alfa a um amigo ou a alguém por quem tenha consideração!

Cada um fará o seu juízo.

É a minha posição com convicção!!!

CarLegends, quando disse "Não sei qual é a tua idade, mas parece-me que ainda estás a viver os anos 70/80..." não queria de todo ofender-te nem que levasses a mal, de maneira nenhuma.
Só para que fique esclarecido. Estamos num forum e trocamos ideias amigavelmente.

PS: Nos 6 ou 7 Alfas que conheci bem de perto, não tiveram problemas de maior e alguns até foram comprados usados. Acho que tiveste muito azar com o teu e claro, ficaste com uma má imagem da Alfa, se me acontecesse o mesmo com um Alfa ou outra marca qualquer, também ficava a dizer raios e coriscos dessa marca.

Voltar
Superior