Quantos quilos é saudável perder por mês?

Sandokan83

New member
Eu tenho estado a fazer uma dieta (fui a um nutricionista) e tenho caminhado umas 2 horas por dia. A cena é que em 5 dias passei de 84,7 kg para 82,9.
Como é obvio passo por algumas restrições tipo comer pouco à noite (sopa e fruta ) beber água e fazer exercicio-que no meu caso é caminhar- mas não posso dizer que estou a fazer um grande sacrificio visto que como algo de 2 em 2 horas.

Mas achei a perda de peso um pouco precipitada e li algures que o corpo não deve perder peso muito rapidamente.
Quanto peso é saudável perder por mês?

Se fores uma pessoa algo sedentaria ou que tivesses uma má alimentaçao, é normal esses "choques".

Outra coisa, a tua dieta cortou-te em arroz, massas, pão, ou outras fontes de hidratos de carbono que costumasses comer mais? Se sim, essa perda de peso rapida inicial pode-se dever apenas á perda de agua (cada molecula de glicogenio precisa de varias moleculas de agua).

Quando começas a fazer dieta é normal perder peso rapidamente numa fase inicial, o peso perdido foi sobretudo água.

De forma sustentada a longo prazo o ideal será perder mais ou menos isso por mês (de gordura pura), mas varia muito de pessoa para pessoa.

Depende muito do caso..

Normalmente, numa dieta "equilibrada" e não agressiva, o défice calorico diário anda em torno das 500kcal.

Atendendo que teoricamente 7700kcal equivalem a 1kg, dá sensivelmente 1kg por cada 2 semanas. A meu ver, uma perda constante de mais de 1kg por semana já não é muito saudável.

Última edição:
Já agora, andas a tomar algum suplemento? Se sim, algum é diurético? Pode estar aí a explicação. Mas cuidado com isso.. principalmente no verão.

Acho que a perda de peso deve ser medida em percentagem, não em termos absolutos. Da minha parte posso dizer que sempre que fecho a boca perco 2kg por mês... mas depois estaciono. [:D]

Aquela malta do biggest loser perde aos 4 e 5 quilos por semana. Claro que são casos de obesidade quase, ou mesmo mórbida, mas acho que devidamente acompanhado por médico e nutricionista não tens que te preocupar. [;)]

Isso pode ser água (podes não ter tanta retenção de liquidos), em 3 meses de dieta perdi 15Kg em 2 meses (9 no primeiro, 6 no segundo), neste ultimo mês só consegui manter o peso (mesmo mantendo a dieta).

Os primeiros quilos são fáceis de perder.

Eu tenho 1.84 estou com 82,9 e o meu objectivo é chegar aos 79, a partir daí é obter definição muscular.

Não tomo qualquer tipo de suplemento ando é bastante

[h=2]Quantos quilos é saudável perder por mês?[/h]
O normal é perder 1kg por semana até se atingir o IMC correcto, mais do que isso já indica falta de nutrientes essenciais na alimentação.

Vejo gente a falar de agua :confused:, mas o Sandokan83 quer saber o peso que é correcto perder, com uma alimentação mais saudável, não a quantidade de agua que um corpo pode acumular e que varia obviamente consoante o peso de cada um e até com a época do ano.

Vejo gente a falar de agua :confused:, mas o Sandokan83 quer saber o peso que é correcto perder, com uma alimentação mais saudável, não a quantidade de agua que um corpo pode acumular e que varia obviamente consoante o peso de cada um e até com a época do ano.
Porque peso e gordura são coisas diferentes.

É normal quando se começa a fazer dieta e exercício perder peso muito rapidamente, porque a maior parte da perda de fluidos acontece nas primeiras semanas e depois mantém-se. E depois perder 1Kg por semana, quando metade desse peso é massa muscular/óssea é caminhar a passos largos para problemas de saúde. Por outro lado perder 1Kg por semana, se for tudo gordura, não deverá causar qualquer problema.

Ei oh pessoal, lembrei-me de uma cena muito fixe.

Quem sofre de retenção de líquidos, será que chorar faz bem?

(estou a rir-me com a própria pergunta mas pode fazer sentido!!!!)

Não há verdades absolutas, cada caso é um caso. A questão da perda de peso dá pano para mangas e não tem a ver unicamente com quantos quilos se perde em X tempo, mas sim da forma que essa perda é feita.

Daí que, o ser saudável ou não, é muito relativo e não convém generalizar.

Última edição:
Acho que anda um tópico do exercício, tenho que lá ir dar o meu contributo.
De há um mês e pouco para cá que tenho feito uma dieta: as minhas refeições são carne grelhada (sempre carne branca) com salada a acompanhar, peixe cozido com uma batata e legumes, e não passa dai. Quando inclui arroz, como uma colher. Como uma peça de fruta a meio da manhã e a meio da tarde (normalmente maçã), e todos os dias à noite vou correr/caminhar cerca de uma hora e um quarto.
Na altura em que comecei a dieta estava com cerca de 84 quilogramas, pesei-me na passada sexta feira e estava com 78 quilogramas e uns pós, o que acho fantástico.

Voltar
Superior