Quando vender?

divxvid

New member
boas,

do ponto de vista financeiro, quando é que se deve vender 1 carro q comprámos novo? supondo q após esse carro vamos comprar outro novo.

há quem diga q o melhor é trocar de 2 em 2 anos, de 4 em 4 ou mesmo aguentar o mais tempo possível (sendo que, neste caso, dps o preço de venda é mt baixo)

opiniões sff :P

Nos primeiros anos é quando desvaloriza mais... mas por outro lado passados 2 anos o carro rende mais do que com 4 anos, logo é só fazer as contas (como o outro [:D]).

mínimo 10 anos. Mas concordo com os 15 anos.
Só tive 3 carros na minha vida. Sempre novos.
1º 12anos (abate)
2º 10 anos (ainda o tenho)
3º 7 anos (idem)

ao fim de 2 anos o carro aproximadamente desvalorizou teoricamente (repito, teoricamente) 50% a partir daí desvaloriza cada x menos

1º ano 30%
2º ano 20%
3º ano 10%
(a desvalorização é sempre sobre o valor do ano anterior!)

isto depois varia de marca para marca.... um tasco francês a gasolina desvaloriza mais do que um alemão a diesel

Esta pergunta é sempre complicada.´
Porque 1 veiculo desvaloriza sempre.
Eu cá em casa comprei os 2 carros com 3 anos e são para manter no minimo 5 anos (em principio 1 deles é até durar).

Com 3 anos comprei por 60..65% do valor de novo e já se sabe que qualquer carro ao fim de 10..12 anos vale muito pouco (indo a 1 extremo..ve o valor de a4 tdi de 96).

Daí não entender o comprar novo a não ser para manter 12+3 anos minimo.
É 1 discussão financeira complicada.

Se falarmos de alguem que faça 60 000 kms/ano esta conversa dos 10 anos não tem sentido.
Eu falo no meu caso que fazemos 25 e 10 000 kms/ano.

Cada caso tem de ser tratado individualmente.

Agora respondendo a pergunta: As empresas de renting trocam os carros ao fim de 2...3 anos...

Em primeiro lugar, depende dos carros, da utilização que se lhes dá e da oportunidade de negócio.

No entanto, para se perder o menos possível, normalmente só tendo o carro até começar a cair de maduro.

No entanto, depende das oportunidades. No meu caso, comprei em 10/2004 um C3 1.4 Hdi Sx Pack Entreprise novo e vendi-o em 10/2006 com 68000kms. Neste negócio, após deduzir o IVA inicial e depois entregar ao estado a parte correspondente á venda, "perdi" 2719€.

Acho que nunca mais consigo fazer igual.[:D]

PS: E ainda dizem que os Citroen desvalorizam muito.[:p]

penso que neste casso depende de muitos factores tais como os km anuais que se faça, é normal que um carro com 2 anos e 80mil km se venda melhor que um com 4 anos e 160mil km. entre outros factores, como o combustivel por exemplo comprar um carro de um conbustivel e fazer x mil km anuais e depois passar a fazer mais (ou) menos km que o previsto, tudo depende de muita coisa.

cumprimentos

Do ponto de vista financeiro o ideal é maior tempo possível.

Imaginemos 2 cenários:

1º- 1 carro custa hoje 20.000 euros e é mantido 12 anos. Em 12 anos gasta-se 20.000 euros em carro.

2º - Compra-se um carro de 20.000 euros. Passado 4 anos vende-se por 10.000 euros. Compra-se outro por 22.000 euros. Vende-se passados outros 4 anos por 11.000 euros.

Neste exercício simples, no segundo exemplo o custo de ter esses dois carros foi de 21.000 euros, ou seja, mais do que o primeiro exemplo em 12 anos.

A teoria mais comum é quando atinge 50% do seu valor comercial (4/5 anos)!!!
Discordo....acho que o deves vender em 2 situações:

-quando começa a dar muita despesa e os custos não compensam os benefícios
-quando deixa de ter valor comercial, cerca de 12/14 anos (dependendo do modelo)

e no caso de vender um diesel pra comprar um hybrido?
comprei um mercedes c220 CDI em 2005 por 37.000€ o carro é do ano 2003,kando comprei tinha 14.000 km's.
na altura fazia diariamente 100km's em AE e os consumos eram 5.5l/100km's.
hoje tem 80.000 km's e nas actuais viagens esta a fazer medias de 8L, e em caso de retoma num stand vale 20.000€,como hoje ja estou mais perto do trabalho apenas faço 20km's diarios em estrda nacional.
com o hybrido irei fazer medias de 4.5l e como grande parte da viagem será feita a eletrico logo os 100km's iram demorar a fazer.
o hybrido é usado,tem 17.000km's e garantia de marca ate 2012 e custa 26.000€ - full extras.
será bom negocio, ou será melhor manter o diesel.
sei que a desvalorização daki pra frente será menor,mas o diesel esta a aumentar + do k a gasolina e daki a um ano?será k ainda haverá procura destes carros a diesel?
kal a vossa opinião,obrigado.

Do ponto de vista financeiro o ideal é maior tempo possível.

Imaginemos 2 cenários:

1º- 1 carro custa hoje 20.000 euros e é mantido 12 anos. Em 12 anos gasta-se 20.000 euros em carro.

2º - Compra-se um carro de 20.000 euros. Passado 4 anos vende-se por 10.000 euros. Compra-se outro por 22.000 euros. Vende-se passados outros 4 anos por 11.000 euros.

Neste exercício simples, no segundo exemplo o custo de ter esses dois carros foi de 21.000 euros, ou seja, mais do que o primeiro exemplo em 12 anos.

Exactamente a análise que faço. O ideal é manter o carro em posse o maior tempo possível... obviamente que, na maior parte dos casos, o individuo ao fim de 4 ou 5 anos já está farto do carro, ou quer trocar porque saíu um modelo novo, etc, etc... mas isso não é boa gestão do ponto de vista económico !

Aqui tenho de voltar a intervir. Porque penso que não respondo ao post (peço desculpa) mas antes de se comprar 1 carro tem de se perguntar muitas questões.

No post do FACC (#17) ele diz que a pessoa se farta do carro. Ora nem mais. Eu comprei um 206 hdi van 68 cvs. Tenho 27 anos faço 80 kms/dia e sabia que não é carro para mais de 6/7 anos (até pode ser menos).

Por isso é que comprei usado com 3 anos e 50 000 kms. Não critico quem compre novo para vender ao fim de 2 anos se financeiramente o puder fazer.

Agora na generalidade dos portugueses duvido que assim seja.

Exactamente a análise que faço. O ideal é manter o carro em posse o maior tempo possível... obviamente que, na maior parte dos casos, o individuo ao fim de 4 ou 5 anos já está farto do carro, ou quer trocar porque saíu um modelo novo, etc, etc... mas isso não é boa gestão do ponto de vista económico !

Exacto !

Os automóveis de um modo geral pouco têm de racional.
Mesmo considerando um carro com 12 anos e 300.000 kms, será que o valor de reparações não compensaria os kms que ainda pode fazer ??

Esta é a filosofia dos táxis, vão reparando à medida que avaria e levam-nos ao maior desgaste possível.

Só que a maioria das pessoas (onde eu me incluo) farta-se do carro ou apaixona-se por um novo modelo.
A indústria automóvel é perita em criar-nos desejos de ter algo novo, diferente, com mais meia-duzia de mariquices.

Por isso penso que talvez faça pouco sentido em falar de racionalidade e carros para a maioria das pessoas.

Do ponto de vista financeiro, quando se perde menos dinheiro, é quando se fica com o carro o máximo de anos possível, disto não há dúvidas.

Mas depois, existem sempre outras agravantes, tais como o facto de passados esses 15 anos por exemplo, o carro valer uma insignificancia. Por outro lado, se o venderes com 3 ou 4 anos, ficas com algum dinheiro na mão, mas também perdes muito.

Espero que me tenha feito explicar.

Cumps

Voltar
Superior