Qualquer óleo mineral serve

Tonhovsk

New member
Meu mecânico tem uma experiência nada pequena: 40 anos no ramo. E todo carro que lhe meto nas mãos, ele só coloca óleo mineral. O último foi um Alfa Romeo 164. O que acham disso?

Meu mecânico tem uma experiência nada pequena: 40 anos no ramo. E todo carro que lhe meto nas mãos, ele só coloca óleo mineral. O último foi um Alfa Romeo 164. O que acham disso?
Simples. Quer ou reduzir a factura, ou, pelo menos, assegurar que uma parte maior lhe cabe directamente![;)]

Nem mais, Motronic.

Tonhovsk, faz um teste simples: mede a temperatura do óleo em funcionamento. Se em alguma circunstância ultrapassar os 110ºc, o mineral passou a ser lixo.

Hoje em dia qualquer motor provoca temperaturas no óleo superiores a 120ºC

Nem mais, Motronic.

Tonhovsk, faz um teste simples: mede a temperatura do óleo em funcionamento. Se em alguma circunstância ultrapassar os 110ºc, o mineral passou a ser lixo.

Hoje em dia qualquer motor provoca temperaturas no óleo superiores a 120ºC

Mas alguns fabricantes recomendam tanto o óleo mineral quanto o sintético, ou o semi-sintético.

Ele que meta óleo mineral num 20d dos novos ou num motor honda dos novos, e fica logo a contar com mais uma maquia do trabalho de reparar esse motor muito em breve [:D]

Julgo salvo erro que desde que cumpra com as normas SAE que o motor pede, não faz grande diferença se é sintético ou mineral (provavelmente só na questão da duração do óleo, mineral estraga-se mais depressa).

O que o sintético tem é que com uma qualidade de produto semelhante, cumpre normais mais abrangentes. Por exemplo (para ser sincero não sei bem como funcionam as normas, se maior é mais ou menos) um certo óleo mineral é 10W40, e o equivalente sintético é 5W50. Isto porque a baixas temperaturas o óleo mineral fica demasiado viscoso para cumprir a norma "5W", e a altas decompõe-se e não consegue portanto cumprir a norma "50".

Se um mineral conseguir ser 5W50, está implícito que mesmo sendo mineral, consegue lubrificar nestas condições, e não haverá problema. Só que para fazer um óleo mineral cumprir 5W50 ele provavelmete tem que levar muitos aditivos, e passa tecnicamente a ser semi-sintético.

Última edição:
Também deve ser daqueles que tem um bidão de óleo para os carros todos que passam lá. Ou foges desse mecânico ou começas a levar tu o óleo.

Vamos lá a ver: nalguns motores mais antigos, de facto, qualquer óleo mineral serve.

Alguns, até com óleo fula funcionam. [:)]

Não evoluio no tempo e ficou a trabalhar como o fazia a 20 anos atras.

Precisamente o que pensei em postar

Há 40 anos atrás não havia motores 2L diesel a fazer 200cv +, nem V10 5L biturbo gasolina na frente duma station-wagon..

Nas mecânicas modernas os minerais "queimam" mais facilmente e mesmo que a exigência do motor não seja a maior, é mais barato mas dura menos. Só acho algum sentido (esquecendo a questão do valor de aquisição de um mineral vs sintético/semi-sintético) que estes por norma possuem uma viscosidade elevada e assim colmatam em certa medida algumas folgas que motores muito rodados possam ter.

Eu acredito que esse mecânico ainda ache que os sintéticos são demasiado caros para o que fazem em relação aos minerais, mas para desvanecer essas dúvidas é só olhar para as classificações API que estes últimos conseguem em relação a qualquer mineral e assim por mim os minerais ficam na prateleira, sempre

Um bom mecânico não pensa que sabe, um bom mecânico coloca o material recomendado para cada carro/motor. Os fabricantes é que têm de saber o que é melhor!

Óbvio que ele mete óleo mineral em tudo, assim ganha no óleo e no arranjo posterior pelos estragos causados pelo motor andar com óleo mineral, é sempre a facturar, ou bombear como dizia o outro.[:D]

Óbvio que ele mete óleo mineral em tudo, assim ganha no óleo e no arranjo posterior pelos estragos causados pelo motor andar com óleo mineral, é sempre a facturar, ou bombear como dizia o outro.[:D]

Ora ai está...havia(e ainda há...nós é que já lá nao vamos) um mecânico onde o meu pai ia levar os carros dele fazer a revisão e sempre que avariavam...calhou um dia ir eu...e fiquei a assistir a muda de óleo a vários carros enquanto esperava pela minha vez de ser atendido...e quando o vejo a ir sempre ao mesmo bidon e a colocar o mesmo tipo de óleo a n carros com tipos de motores completamente distintos(diesel, gasolina, velhos, novos), estranhei e perguntei que tipo de óleo era aquele que dava em tudo...e ele..epá, isso o óleo é todo igual, fazem todos a mesma coisa, eu ponho do mais barato que encontro.Eu ouvi e bazei e nunca lá mais fui...
E fiquei tb a perceber porque é que aquele era o gajo com mais serviço na área...os carros cá de casa desde que deixaram de lá ir, começaram a funcionar bem melhor e a avariar bem menos.

Última edição:
Um familiar meu, tb comprou um carro novo, e durante a garantia levou sp á marca... levou sp 5w40, entretanto, dps passou a ir a um mecanico conhecido de á vários anos da familia, que meteu sp 10w40(quando o recomendado para o carro, era um 5w40/B4), ora, surgiu um problema num dos bancos, e o carro acabou por fazer a revisão dos 100.000km na marca... colocaram cmo é óbvio, o 5w40, faltavam 3 mil km para a revisão(20.000km), e o carro deu aviso de óleo nivel minimo... esse meu familiar ficou f%d$d# com o carro, e imaginem, com a Peugeot, porque o carro com o 10w40 nc bebeu óleo, e foi preciso ir á Peugeot para isso acontecer... daahhhh!!
Eu como n tenho condições para mudar o óleo, opto por ir a uma Roady, escolho o óleo que quero, e vejo o que eles vão fazendo... que por acaso, de momento estão com uma boa promoção para o Mobil1 5w40(39.90€), tenho que ir lá mudar.

no saxo já meti sintético e já meti mineral. Claro que há que ter atenção pq o mineral vai à vida mais depressa, ao fim de 7500 kms mudo. Com o sintetico anda 20 mil sem perder a cor [;)]

Bem... O Teu mecânico quer é ganhar mais uns trocos!

Os óleos sintéticos surgiram com o intuito de substituir os óleos minerais, sendo que estes têm caracteristicas melhoradas face aos outros. Os minerais são os óleos que se obtêm da "natureza", do Golfo do México ou da Pensilvânia, com mais ou menos tratamento e refinamento, já os óleos minerais são criados por processos químicos em laboratório e visam ter especificações de acordo com a sua utilização. Tipo, a viscosidade pode ser controlada e o índice de viscosidade, que mede a alteração da viscosidade do óleo em função da temperatura, também pode ser alterado, sendo que nos óleos sintéticos é maior, e quanto maior for menos varia a viscosidade com a temperatura.

Óleos para a industria automóvel, que eu saiba até só se usa sintéticos, porque óleos minerais é do século passado..[8b]

Não deixes meter essa treta no carro!! Isso não é uma britadeira!! lol [:)][:)]

Cumprimentos

Eu gosto é quando eles se metem em bicos dos pés, puxam os suspensórios à frente e dizem "Eu já tenho 40 anos disto!"

[:)][:)][:)]

Voltar
Superior