Qualquer carro dá 200km/h...

Ha relatos que são estúpidos mas um colega meu tem um Fiat Punto 1.2 85 cv's (o modelo antes do grand punto portanto) e EU VI o ponteiro nos 190's numa LIGEIRA descida. Antes disto ja me tinha apercebido que o carro nao tem mau arranque mas dai a chegar aos 190??? Se fosse mesmo uma descida e tivessemos espaço acredito que passa-se os 200... Agora como se faz isto num 1.2 isso nao sei.

Abraço

A minha marea wekend é 1,242cc e tem 82cv, em AE em plano e com bastante carga, de ponteiro vai muitas vezes aos 190Km/h, nessa altura no GPS vai +/- a 177Km/h. De referir que a vel.max anunciada pela marca é de 172km/h,ás 5.750 r.p.m., como em plano ela vai ás 6.000 r.p.m. acredito bem nesses 177 do GPS. (190 de ponteiro). Se a descer deixar andar, passa bem os 200 ponteiro. Mas muitas vezes faço muitos kilometros a 170/180 e ao descer reduzo para 150/160. A descer é sempre perigoso.

A potência de nada serve sem saberes o peso..

Vê o saxo cup, uno turbo i.e e pequenos foguetes que têm motores banais mas que devido ao seu baixo peso dão velocidades "interessantes"

O meu carro tem anunciada uma v max de 196km/h, e tem 118cavalos, e é pesado..

O UNO Turbo ie. não tem um motor banal mas sim um motor explosivo .
O peso do UNO turbo ie ronda os 900 kg para uma potência de 118 cv e uma velocidade máxima de 204km/h .

o punto mk2 nao tem nenhum motor com 85 cv...

e o 1.2 sport mk2 de 80 cv atinge os 180 em recta e se apanhar uma boa descida chega a dar 210 de ponteiro claro... sao 192 reais ja vistos em gps

Bom...parece que a resposta definitiva á questão do topico,será algo deste genero:Nos dias de hoje PRACTICAMENTE qq carroça que tenha algo um pouco melhor que um motor de corta-relva debaixo do capôt,atinge os 200km/h DE PONTEIRO[;)] ,especialmente em GRANDES DESCIDAS[;)] e pra isso muito contam os erros de velocimetro que em certos casos são enormes,contando tanbem com o mesmo erro de velocimetro,para um carro dár os 200km/h REAIS e em PISO PLANO[;)] ,tanbem é de esperar que o ponteiro marque um pouco mais e ai já não é um carro qq onde se vê isso acontecer,alias não tenho grandes duvidas que já deverão ser preciso mais de uma centena de cavalos,para que isso aconteça.[:p]
Convem portanto de uma vez por todas,esclarecer se estamos a falar de vel. REAIS ou de PONTEIRO,pq se não um tipo começa a ler que um Clio com 80cv dá 200 ou (o mitico[:vm)] )1.3 CDTI a dár 220 e desata á gargalhada.[;)]

Eu desde que um colega meu disse que dava 215km/h com um Focus I 1.4 75cv... :X
Nem a cair do porão de carga de um C-130[:D] ,a vel. terminal de queda de um carro deve ser até mais baixa que a de um humano pela resistencia aerodinamica do seu formato e se a de um humano nem chega bem aos 200...
Esse teu colega não é nada aldrabão não sr. ...[:)] [:)]

Principais factores a ter em linha de conta, não necessariamente por esta ordem:
Peso, aerodinâmica, meteorologia (em particular o vento), relações de caixa, pneus e o próprio erro do velocímetro, mas nem tudo isto é claro e vou dar um exemplo.

Cá em casa há 2 carros e fiz o teste no mesmo local e em condições parecidas (de noite, sem trânsito e só), mas nunca com um gps para ver velocidades reais...

É uma descida grande em ae (sem ser penhasco) e a minha magana break (1.5 dci de 100 póneis), com jante de 16, marca ligeiramente acima dos 210;
O Nissan Qashqai com motor 1.5 dci de 106 cv, caixa de 6 e mais 40 nm de binário não chega aos 210, apesar de ter mais potência e binário tem pior aerodinânica e mais peso e o pneu apesar ser jante de 16 é diferente.

Para acabar, tenho um amigo com um Clio dci também de 106 cv que diz que o dele nesse mesmo local quase toca nos 220!

Moral da história: nenhum dá 200 reais e há que te cuidado que pode ser perigoso e as multas são caras, mas os velocímetros são bons para o nosso ego!!!

Já que estão a meter as velocidades dos vossos carros , meto tambem a experiencia que tenho com o meu .. assim.

Possuo um Punto 60 active de geração antes GP .
Esse carro de velocidade maxima o construtor indica 155 km/h.
Eu em reta consigo fácilmente levar o ponteiro aos 160km/h.

Na ponte Vasco Da Gama sentido lx/ACH ou MTJ como queiram ... o ponteiro aponta sem muito esforço os 180... ficando-se por ai .

Antes possui um Alfa 33 1.5 TI (2 DELL,ORTO carbs duplos) 105 cv .. em que a velo. max. indicada pelo construtor era 180 o carro em reta apontava 190 no indicador o max que consegui expremer em descida foi levá-lo ao limiar dos 200km/h de ponteiro.

Esse Alfa era fantástico .. parecia que não existiam subidas para ele raramente tinha de andar com reduções .

Gastava 1 litro a cada 10 kms .

Principais factores a ter em linha de conta, não necessariamente por esta ordem:
Peso, aerodinâmica, meteorologia (em particular o vento), relações de caixa, pneus e o próprio erro do velocímetro, mas nem tudo isto é claro e vou dar um exemplo.

Cá em casa há 2 carros e fiz o teste no mesmo local e em condições parecidas (de noite, sem trânsito e só), mas nunca com um gps para ver velocidades reais...

É uma descida grande em ae (sem ser penhasco) e a minha magana break (1.5 dci de 100 póneis), com jante de 16, marca ligeiramente acima dos 210;
O Nissan Qashqai com motor 1.5 dci de 106 cv, caixa de 6 e mais 40 nm de binário não chega aos 210, apesar de ter mais potência e binário tem pior aerodinânica e mais peso e o pneu apesar ser jante de 16 é diferente.

Para acabar, tenho um amigo com um Clio dci também de 106 cv que diz que o dele nesse mesmo local quase toca nos 220!

Moral da história: nenhum dá 200 reais e há que te cuidado que pode ser perigoso e as multas são caras, mas os velocímetros são bons para o nosso ego!!!
Exacto.
E para aqueles que quiserem mesmo tirar as duvidas se dão os 200 reais,há bom remedio,quando virem o Subaru da BT desatam a acelarar á frente dele e depois vêm quanto o radar marcou e ficam esclarecidos.[:)] [:)]

O Clio III 1.5 dci 85 póneis não dá 200, nem sequer chega perto!!!

Este Clio tem uma caixa curtinha, fazendo com que, a 180, vá bem acima das 4000 rpm. Um diesel a fazer 5000 rpm em quinta é utópico, digamos.

Garanto-vos que há muitos carros actuais que não dão 200!!!

Realmente não sei o que se passa com o meu carro! é que borra-s todo para ir dos 180 aos 210 e daí ainda não passou nas minhas mãos...

Será que tenho algum prob no carro? até um 1.25 a diesel da 220 :sh)

Se calhar tenho a MAF lixada [:)]

O Clio III 1.5 dci 85 póneis não dá 200, nem sequer chega perto!!!

Este Clio tem uma caixa curtinha, fazendo com que, a 180, vá bem acima das 4000 rpm. Um diesel a fazer 5000 rpm em quinta é utópico, digamos.

Garanto-vos que há muitos carros actuais que não dão 200!!!

De ponteiro dá. Agora, é verdade que é um carro com um erro jeitoso, já pude constatar isso no meu gps.

O Golf V tdi 105cv dá os 200km/h de ponteiro em plano, mesmo ás 4000rpm... o que deve corresponder à velocidade máxima anunciada.

A descer já passou ligeiramente dos 210...

Voltar
Superior