qualidade do ar

Atenção que a notícia refere-se a partículas PM10 (particulate matter 10) ou seja partículas cujo diâmetro é inferior a 10 micrómetros, fracção de aerossóis comunmente aceite como a mais prejudicial à saúde humana.

Sabendo que numa determidade fonte emissora de partículas, o seu tamanho encontra-se normalmente distribuido por várias fracções de tamanhos, deixo aqui uma minha dúvida: será que são os diesel os principais responsáveis pela emissão desta fracção PM10? Ou emitirão, na generalidade, partículas de dimensões calramente superiores?

É que eu tenho a impressão que as partículas de fuligem emitidas pelos diesel são superiores a 10 micrómetros.
Quem tiver dados concretos por favor coloque-os.

Isto parece-me relevante.

Dois terços do total de partículas recolhidas são constituídas por materiais provenientes do tráfego rodoviário e material crustal (solo).

Os eventos naturais, como o arrastamento de partículas dos desertos do Norte de África ou os incêndios, foram associados aos piores picos de concentração de PM10, embora Lisboa apresente um nível de partículas inaláveis muito elevado à escala europeia devido ao tráfego automóvel.

Em termos médios, as concentrações de PM10 aumentam a partir das 06h00-07h00 horas da manhã e diminuem a partir das 20h00-21h00.

O estudo conclui também que, geralmente, a qualidade do ar medido no interior dos edifícios é pior do que no exterior, o que se explica através do contributo de fontes de partículas internas, como o fumo do tabaco.

Quem percebe um bocadinho de aerossóis sabe mais ou menos quais são as fontes pricipais de emissão. Até aqui o estudo confirma e bem este aspecto.

É importante relacionar os picos de concentração com fenómenos naturais, muitas vezes negligenciados (estou a lembrar-me dos incêndios no Verão). No estudo referem tráfego automóvel, não destinguindo o combustivel usado. Neste aspecto, estamos mesmo na cauda da Europa pois geralmente temos piores redes de transportes públicos (embora Lisboa esteja no topo em relação ao resto do país).

Aqui sim existe claramente uma relação entre o início do afluxo de veículos e o aumento da concentração de PM10.

Desta é que ninguém estava à espera. Não é que mesmo poluído!? o ar exterior tem melhor qualidade que o interior? Vai deixar muito boa gente a pensar!

Voltar
Superior