Qualidade de vida: Cidade ou campo?

eu

Well-known member
Actualmente assiste-se a um êxodo do interior e das pequenas cidades para as grandes Metrópoles. Mas... Será que vale a pena viver numa grande cidade?

Será que numa cidade média ou mesmo no campo, a qualidade de vida não é muito superior?

O que acham?

para mim, desde que possa ir a pé a todo o lado, qualquer sitio serve.
quando passa a ser preciso o carro para levar os putos à escola ou ir ao supermercado, a qualidade de vida diminui.

citação:Originalmente colocada por eu

Actualmente assiste-se a um êxodo do interior e das pequenas cidades para as grandes Metrópoles. Mas... Será que vale a pena viver numa grande cidade?

Será que numa cidade média ou mesmo no campo, a qualidade de vida não é muito superior?

O que acham?

nãoooo, não vale mesmo nada a pena, eu vivo no algarve, um pouco deslocado da cidade, praticamente campo, e agora tou a estudar em Lisboa, estou a viver mesmo no meio da cidade, e porra, isto não vale 1centavo furado.

É as filas de transito, é andar no metro em sardinha em lata, ou então quando vai vazio "rezar" para que não apareca um grupo de "mafiosos", é a friesa das pessoas, acreditem que reconhecer as pessoas de vista é sempre muito agradavel, entrar num autocarro e reconhecer de vista mais de 50%, e ver que tambem te reconhecem, é uma boa sensação, aqui na cidade só nos cruzamos com desconhecidos, as pessoas são mais frias, não te tratam pelo nome no teu café habitual ou mini mercado.

Mas infelizmente muitas das univ. consideradas "melhores" e as melhores ofertas de trabalho, o que faz com que muita gente não possa escolher.

Por vezes pergunto se esta gente sabe o que é dormir sem ouvir barulhos, pegar no carro e ir a onde quiserem sem perder horas em filas no transito, dar um passeio de btt no campo, ou então algo mais elementar, ir a um shooping com estacionamento gratuito... etc etc.

citação:Originalmente colocada por Luis Capelo

para mim, desde que possa ir a pé a todo o lado, qualquer sitio serve.
quando passa a ser preciso o carro para levar os putos à escola ou ir ao supermercado, a qualidade de vida diminui.

diminui porque? não te esquecas que problemas de estacionamento quase não existe, alem que não o pagas.

a qualidade de vida diminui sim é para os putos, e eu sei bem o que era querer ir à casa de um amigo ou jogar à bola não sei onde e não poder ir porque não tinha transporte, agora para quem tem carta( e carro disponivel) discordo completamente.

mr anderson, se gostas de chegar a casa e reparar que te esqueceste do pão, ter de pegar no carro e fazer uns quilometros para o ir buscar, é contigo.
eu prefiro morar numa zona onde tenho TUDO (e mesmo tudo) num raio de 100 ou 200 metros.

mr anderson, se gostas de chegar a casa e reparar que te esqueceste do pão, ter de pegar no carro e fazer uns quilometros para o ir buscar, é contigo.
eu prefiro morar numa zona onde tenho TUDO (e mesmo tudo) num raio de 100 ou 200 metros.

já me aconteceu por acaso, mas não foi com o pão, foi com um tinteiro [xx(], não é agradavel mas não é o fim do mundo.

Aqui onde tou em Lisboa tambem tenho tudo a 100metros mas não tenho o que considero mais importante, sossego (e segurança).

Claro que depende do sitio, uma cidade onde adorava morar era Loulé, tudo ao pé, e aquilo é mais pacato que pode haver, e perto de tudo.

temos gostos completamente diferentes portanto ;)

Depende do sitio, claro. Mas prefiro, claramente, viver no campo. Embora viva numa cidade, vou regularmente ao campo.
E parafraseando o Luis Capelo, posso dizer-lhe que vivendo no centro da cidade, vou regularmente ao campo, comprar alguns "itens" que são de muito melhor qualidade, aí (aldeia).

Não há nada como viver numa casa com um bom terreno, ar puro, muita mata, sossego, na cidade é dificil... então para mim o ideal é viver no campo ou nos arredores de uma cidade pequena talvez até 200.000 habitantes...

Eu também tinha tudo num raio de 100mts , até a insegurança....
Fui viver para perto de Torres Vedras, não tenho tudo a 100mts , talvez a 2000mts , mas pelo menos ando na rua à noite mais a mulher e filha e acredita, não existe o medo que existia na cidade.
Por mim e por pensar na segurança dos "meus" tive que prescindir de certas "mordomias" que a grande cidade oferece. Pelo menos em qualidade de vida ganhei eu e a minha familia.
Vivo perto de Torres Vedras e trabalho em Lisboa e digo em jeito de brincadeira aos meus colegas de que trabalho no inferno e vivo (por enquanto) no paraiso.

citação:Originalmente colocada por Hondista

Eu também tinha tudo num raio de 100mts , até a insegurança....
Fui viver para perto de Torres Vedras, não tenho tudo a 100mts , talvez a 2000mts , mas pelo menos ando na rua à noite mais a mulher e filha e acredita, não existe o medo que existia na cidade.
Por mim e por pensar na segurança dos "meus" tive que prescindir de certas "mordomias" que a grande cidade oferece. Pelo menos em qualidade de vida ganhei eu e a minha familia.
Vivo perto de Torres Vedras e trabalho em Lisboa e digo em jeito de brincadeira aos meus colegas de que trabalho no inferno e vivo (por enquanto) no paraiso.

Podes crer! vocês só tem a ganhar!

Como vivo em zona rural perto de Leiria, acho que é o melhor para viver. Existe algum de vocês que tenha um quintal? Algum tem relva para regar e cortar?
Que me desculpem os "citadinos", mas é outra qualidade de vida.

Este tópico despertou o debate cá em casa.

Por um lado, aglomerados de arranha-céus, engarrafamentos constantes e poluição causam-me/nos calafrios. Por outro, é importante estar perto de um hospital bem fornecido de meios, ter infantários e escolas por perto, algum comércio, etc.

Fico aqui a pensar como será a vida em Mafra...

citação:Originalmente colocada por fffilipe

Como vivo em zona rural perto de Leiria, acho que é o melhor para viver. Existe algum de vocês que tenha um quintal? Algum tem relva para regar e cortar?

pois é :)

Eu lá tenho uma anespereira, espectacular, acabar uma refeição e ir para roda da arvore comer a sobremesa, não tem preço.

às vezes reparo nas anesperas aqui à venda no supermecado, e só tenho isto a dizer: [:o)]

Luis Capelo, em relação ao pão, esqueci-me completamente, mas lá onde os meus pais vivem ( e eu nas férias) passa uma pádeira à porta de casa todas as terças, quintas e sabados de manhã, assim como um peixeiro( mas esse é de tempos a tempos, não tem dia fixos, quando por lá passa dá umas apitadelas na sua inconfudivel buzina), e tudo "do dia".

e isto.. nem na cidade :)

citação:Originalmente colocada por fffilipe

Vivo a 20 Quilometros de Aveiro, neste momento plantamos cebola, alho, tomate, couve (a umas semanas atras), tipa-tipa (uma fruta tropical) maracuja, ervas reconhecidamente medicinais :) entre outras, temos limoeros, laranjeiras, ameixoeiras, videiras, nespereiras, e mais não me lembro... quando precisamos de vegetais basta ir pro quintal, vegetais frescos e organicos o ano inteiro, é outra coisa!

Relva não temos, tirando o quintal de uns 400m2 o resto esta cimentado.;)

Voltar
Superior