(Qual)...o sentido da vida...!?

O sentido da vida é pessoal.

O meu sentido da vida não é o mesmo de qualquer outra pessoa .

Cada pessoa tem um determinado papel nesta vida, cada uma tem o seu proprio sentido...

O sentido da vida é pessoal.

O meu sentido da vida não é o mesmo de qualquer outra pessoa .

Cada pessoa tem um determinado papel nesta vida, cada uma tem o seu proprio sentido...
Concordo, é nessa diferença que nos distingue...
Cada pessoa tem vivências, projectos de vida de diferentes e objectivos a alcançar, e nisto reflecte-se no caminho que realizamos como todas as variáveis que nos predispomos a escolher idealizando o que pensamos ser o mais correcto para a nossa vida, e tirar partido disso.
Claro que concordo que pode chegar numa idade mais avançada e ponderarmos aquilo que foi idealizado e concretizado e fazer uma avaliação que nos faça valer, se este sentido foi aquilo que ansiavamos, nas nossas vidas. Mas também não invalida, que nos questionemos actualmente sobre estas questões e avaliarmos se este, o caminho que percorremos, será o mais correcto e está dentro dos parâmetros das nossas espectativas.[;)]

O sentido da vida é sermos felizes, é procurar a felicidade plena
em todos os sentidos, pessoal e profissional.
Mas o ser humano quer mais e mais…
dificilmente se contenta com aquilo que tem...

O sentido da vida muda, e nada parece fazer sentido...
Mas afinal o sentido está lá, à espera que seja redescoberto...

Procuramos ir ao seu encontro,
com o desejo de o alcançar primeiro…
Quando alcançado, novamente deixa de fazer sentido...
E assim sucessivamente…
O sentido da vida está em constante transformação...[;)]

Leiam "O Gene Egoísta" é um dos livros que dá a resposta à pergunta colocada, claro que alguns poderão achar a resposta brutal...
Um dos meus livros preferidos. No entanto, a maioria das pessoas não está preparada para ver a realidade que o livro mostra...

Mas cada vez mais compreendo que o Dawkins está correctíssimo...

O sentido da vida é sermos felizes, é procurar a felicidade plena
em todos os sentidos, pessoal e profissional.
Mas o ser humano quer mais e mais…
dificilmente se contenta com aquilo que tem...

O sentido da vida muda, e nada parece fazer sentido...
Mas afinal o sentido está lá, à espera que seja redescoberto...

Procuramos ir ao seu encontro,
com o desejo de o alcançar primeiro…
Quando alcançado, novamente deixa de fazer sentido...
E assim sucessivamente…
O sentido da vida está em constante transformação...[;)]
Concordo plenamente com esta visão, a vida não é um momento estático, está sempre em constante mutação, somos nós que criamos as condições e sentido que lhe queremos dar, concordo que aquilo que queremos almejar faz com crie objectivos para viver, ou seja a própria vida em si é um abjectivo no meio de tantos, e o querermos mais é sinal de que queremos preencher a nossa vida de razões, para a qual nos faz sentirmo-nos realizados e completos naquilo que esperamos dar esse mesmo sentido á nossa vida e ás coisas que nos fazem lutar por elas.
A vida é uma luta, todos procuramos ter e tentar criar as condições necessárias, para a nossa melhor vivência, sendo a felicidade um bem a alcançar e partilhar é também um sentimento de bem estar, para nós proprios, alcançável. A felicidade pode estar nas pequenas coisas, como também numa essência da própria vida, seremos nós que a teremos de a reconhecer e poder disfrutar dela e valorizá-la como um bem extremo.
A própria felicidade não é só um significado único que poderemos dar á vida, mas é importantissimo para a podermos viver com uma paz de espirito e a valorizando positivamente aos momentos de maiores dificuldades.[;)]

Última edição:
se tudo acaba quando o humano morre (não vou discutir se acaba ou não, porque ninguém sabe) então a vida não tem nenhum sentido a não ser a perpetuação da espécie.
o que acaba por ser bastante deprimente.
o resto (o que se faz durante a vida) são fait divers para nos mantermos entretidos.

ld

se tudo acaba quando o humano morre (não vou discutir se acaba ou não, porque ninguém sabe) então a vida não tem nenhum sentido a não ser a perpetuação da espécie.
o que acaba por ser bastante deprimente.
o resto (o que se faz durante a vida) são fait divers para nos mantermos entretidos.

ld
Então supões que a vida não é provida de um significado?
Acho que tudo na vida tem um significado por trás, seja de uma palavra, uma acção, um sentimento, uma vivência, ou seja tudo significa algo e tentamos promover um mesmo significado. E aqui entra o significado que lhe queremos dar e procuramos nas perguntas que nos assaltam a mente.
Não achas que muitas pessoas não viverão a vida muito mais do que própriamente o acto da procriação, e mesmo tudo o que envolve isto não será mais do que reduzir a vida a um só pequeno promenor, então o que esperamos da vida? Sermos reprodutores de uma outra vida e vivermos apenas nessa ideia? Não fomos gerados de forma a viver e tirar partido daquilo que a vida nos pode oferecer e não ser tão redutor ao facto de pensar que estamos aqui apenas para procriar?
Aqui entra o significado que lhe damos, todos podemos pensar de maneira diferente, mas eu acho que existe muito mais adjectivos que poderemos aplicar e desvendar o nosso propósito que nos faz estar aqui... :)

Ó Nuno, o que é que se passa contigo, men?

Neste tipo de tópicos (sem os minimizar), estás sempre presente em força, como um dos users mais activos e isso é preocupante...

Ó Nuno, o que é que se passa contigo, men?

Neste tipo de tópicos (sem os minimizar), estás sempre presente em força, como um dos users mais activos e isso é preocupante...
Preocupante, (:)) nada disso..[:D]
Eu gosto de me questionar sobre os mais variados temas, essêncialmente estes que sejam relativos á vida humana, muito além disso gosto de debatê-los (temas que fogem da nossa percepção e pouco confrontamos os nossos pensamentos por eles) e tentar sensibilizar as pessoas que são temas discutiveis como qualqueis outros, de outras mesmas abordagens.
O fugir do enquadramento normal de temas em nada reduz a nossa percepção e inteligência em sermos capazes de podermos discutir isto, só realça a nossa capacidade sensorial que temos e opinião que cada pessoa demonstra, que como num fórum pode abranger e transmitir que cada ideia e forma de pensar é unica. E aqui entra a nossa capacidade de compreenção e conciliar as demais perspectivas apresentadas e elaborar uma opinião assertiva sobre o que se discute e que encaixamos na nossa forma de pensar.
Claro que acredito que traga temas de dificil discussão, mas isso só exige e demonstra, como este tópico tem sido representativo, o quanto o ser humano possui certas capacidades inatas para discutir e reflectir sobre a vida e o que nos rodeia.
Espero pelo menos que este tópico tenha sensibilizado algumas pessoas que levantam estas questões e possam discutir abertamente, o mesmo sentido que damos á vida.[;)]
Wolfman por aqui tudo porreiro, e digo-te que isto mesmo só tem me feito crescer como pessoa e desenvolvido o meu lado mais intelectual e minha forma de pensar. :)
Se não quiserem gramar com a minha forma activa de abordar outros assuntos que me banem de vez![:p][:)]

EDIT:Aceito todas as criticas e formas de pensar relativas à minha pessoa, o que só demonstra a abertura e capacidade para melhorar e definir a minha personalidade... :)

Última edição:

Das muitas perguntas que a psiquiatria tem à espera de resposta, qual tem mais curiosidade em ver respondida?
Que força é esta que nos move? Que matéria sensível é esta que nos move sempre num sentido? E a vida tem um sentido… e o sentido não é horizontal. Temos a noção que o sentido é ascensional, que vamos caminhando algures para cima, eventualmente para qualquer coisa que um poeta de língua francesa já referiu que é para Norte da Estrela Polar. Há qualquer coisa que é inata, qualquer coisa que constitui algo que nos acompanha desde o primeiro momento da nossa vida intra-uterina que é inapagável na vida humana. Gostava de perceber que procura um idoso com a noção de morte a curto prazo, que lógica encontra ele quando olha para cima e parece que entabula um diálogo qualquer… e tenta pensar na vida dele e no sentido que ela teve, se é que teve algum sentido, e se esse é o momento em que estamos mais perto de uma noção aproximada de transcendência. Gostaria muito de perceber isso.
http://www.oaveiro.pt/?lop=conteudo...d4e&id=b4c740208036d64c467b9cb682edb0c5&drops[drop_edicao]=115

Leiam "O Gene Egoísta" é um dos livros que dá a resposta à pergunta colocada, claro que alguns poderão achar a resposta brutal...

dou-te 7€ + portes.. manda PM.
se quiseres troco pelo CELL(edição portugesa) de Stephen KIng ou O vencedor está só de P. Coelho.

Última edição:
Nem todos se preocupam com a questão de saber se a vida tem algum sentido.

Já alguma vez pararam para pensar nisso?
Que sentido que dão á vossa vida?
O que significa a vida para vocês?
O que valorizam?

O sentido que atribuo à vida, é viver a mesma com a maior intensidade possível, desfrutar cada momento como se fosse único, pode parecer lírico ou de sonhador, no dia a dia temos momentos únicos com nós próprios, únicos porque não os partilharemos com mais ninguém a não ser connosco, estaremos sós com o nosso intimo, nesse momento cada um tem o seu momento de egoísmo.

Porem no dia a dia temos de partilhar muito do nosso tempo, com quem amamos e vivemos, com quem convivemos amistosamente e com quem trabalhamos e comunicamos profissionalmente, vivências distintas, mas com bastante sentido para a nossa vida.

Para todas há muito que atribui uma conduta, viver na melhor harmonia possivel e sentir que nessa harmonia posso contribuir para ser um melhor individuo e que a sociedade e os que me rodeiam directamente podem ganhar positivamente com a minha atitude.

O meu sentido de vida é a harmonia e o equilibrio, fazer com que cada dia de vida valha a pena viver.

Logicamente todos temos os nossos "períodos negros", fases menos boas, também as tenho, e confesso também consigo ser um diabo sem harmonia e extremamente belicoso, mas para isso repondo somente, " ...não me ponham à prova ... "

Valorizo

Amizade
Amor
Camaradagem
Familia

Abomino

Falsidade
Traição

[;)]

Questão complicada.

Não sei responder bem a esta pergunta, mas claro que cada pessoa responde qual o seu sentido na sua vida.

De onde viemos, para onde vamos o que estamos aqui a fazer.

Eu não acredito que seja só procriar e fazer com que alcancemos os nossos sonhos.

Para mim, tem a ver com aquilo que acreditamos e a partir daí fazemos o nosso sentido de vida. Valores, crenças, ensinamentos, o nosso próprio comportamento.

Quem é que pode descrever a vida, quando ela própria é diferente para cada um.

Eu acredito que estamos cá por uma causa.. mas cá está: tem a ver com o que acredito. Certamente esta opinião não é igual para todos.

Quanto a cá estarmos e a reduzir a nossa existência a sobreviver e reproduzir.. acho que é um bocado redutora. Se assim fosse não tínhamos pessoas que dão a vida por causas(Patrias, Fé, amigos, etc).

Sendo que a minha área é a Filosofia, esta questão está sempre presente...

E devo dizer que não acho os tópicos e as questões levantadas pelo Nuno nada preocupantes. São tópicos muito interessantes, que incidem sobre grandes questões filosóficas.

Nuno, no fundo és uma espécie de Kant cá do sítio [:D]

A nossa existência deve ser encarada como um projecto e a maneira como desenvolvemos esse projecto é que lhe dá sentido.

Heidegger dizia que "a essência do Homem é a sua existência", ou seja, o homem é o ser-aí, lançado no mundo com os outros.
Somos todos diferentes e o cruzamento dessas diferenças é mais um factor que inevitavelmente estará presente nesse "dar sentido". Na minha opinião, é importante termos uma atitude de abertura perante a diferença, atitude essa que terá obrigatoriamente que incluir o respeito e a responsabilidade.

Para mim, a vida é o nosso maior projecto e o seu sentido dependerá sempre da nossa dedicação e empenhamento em relação a esse projecto.
Por isso concordo com Tolstoi, com Nietzsche, com Eugénio de Andrade, e considero que a nossa vida deve ser a nossa maior obra de arte.

Voltar
Superior