Qual o sentido da morte?

Compreendo a visão dele, mas também concordo com o que dizes, que nós não temos pensamentos, digamos, estáticos... a nossa linha está em constante movimento e em construção.[;)]

Ainda não vi o vídeo, mas não concordo contigo, o nosso problema é exactamente esse termos em determinados aspectos, imagens pensamentos estáticos. Por exemplo um preconceito, uma ideia préformada e generalizada é um pensamento estático, é uma imagem.

Quando tu dizes que a maioria tem razão, é um pensamento estático, sem razão de ser, sem teoria nenhuma que a comprove, é uma ideia imóvel tua. Não flui energia aí, é energia estagnada. A energia flui quando tu tens uma situação, a analisas e reages a ela adaptando-te constantemente, aí sim a energia flui. A razão de estarmos "doentes" emocionalmente é devido exactamente por reagirmos e pensarmos através de ideias cristalizadas e de uma forma mais ou menos inconsciente.

Ainda não vi o vídeo, mas não concordo contigo, o nosso problema é exactamente esse termos em determinados aspectos, imagens pensamentos estáticos. Por exemplo um preconceito, uma ideia préformada e generalizada é um pensamento estático, é uma imagem.

Quando tu dizes que a maioria tem razão, é um pensamento estático, sem razão de ser, sem teoria nenhuma que a comprove, é uma ideia imóvel tua. Não flui energia aí, é energia estagnada. A energia flui quando tu tens uma situação, a analisas e reages a ela adaptando-te constantemente, aí sim a energia flui. A razão de estarmos "doentes" emocionalmente é devido exactamente por reagirmos e pensarmos através de ideias cristalizadas e de uma forma mais ou menos inconsciente.
O que quero dizer é, que acho é a linha de que o Torres, estava a dizer, que o que penso agora não pensarei de igual forma daqui uma hora, o que posso ter algumas ideias estabelecidas, mas elas vão alterando conforme o tempo e aquilo que absorvemos.

Se dizes, um preconceito é um pensamento estático, mas acho que que podem haver formas de o alterar, então não sei se, acharei que seja tão estático assim...

Em todoas as áreas há posturas impróprias, a generalização sempre foi um erro, as ideias preconcebidas, são resultado de ignorância.

Essa é outra forma o achincalhar. Mas isso é uma atitude pouco honesta. Qualquer um pode achinclhar seja o que for, desde que essa seja a sua forma de estar. Podemos achincalhar tudo!!

Há uma diferença entre achincalhar e brincar...é pena que se opte muitas vezes pela primeira. É uma forma de estar na vida. É a sua Echos?

Longe de mim querer contribuir para a descredibilização de temas tão sensíveis, contudo (para mim que trabalho ao nível estratégico profissionalmente) os casos mencionados por mim tratam-se de técnicas de leitura fria e leitura quente.

Desculpa o offtopic, mas contribuo com o seguinte vídeo: OPERAÇÃO BOLA DE CRISTAL 3/4 - YouTube

Num documentário uma vez vi que a morte era uma consequência de sermos multicelulares o que permite a fantástica diversidade de vida que nos rodeia, basicamente todos os seres multicelulares tem que englobar mecanismos que limitem a multiplicação celular, basicamente uma protecção contra o cancro que mesmo com estas defesas faz parte da nossa realidade, a consequência é que ao limitar a multiplicação celular, limita a regeneração, existindo aqui a consequência da cada vez menor renovação dos componentes do organismo, vulgo envelhecimento que tem como ultima consequência a morte.

Basicamente é isto podiamos ser seres imortais mas sem esta percepcção que hoje temos do mundo, ou seja a vida que existe seria mais monótona mais simples sem a diversidade que hoje vemos,seriamos talvez esponjas, ou outros seres como medusas...

Toda esta diversidade de vida tem um preço, esse preço é a morte...

Num documentário uma vez vi que a morte era uma consequência de sermos multicelulares o que permite a fantástica diversidade de vida que nos rodeia, basicamente todos os seres multicelulares tem que englobar mecanismos que limitem a multiplicação celular, basicamente uma protecção contra o cancro que mesmo com estas defesas faz parte da nossa realidade, a consequência é que ao limitar a multiplicação celular, limita a regeneração, existindo aqui a consequência da cada vez menor renovação dos componentes do organismo, vulgo envelhecimento que tem como ultima consequência a morte.

Basicamente é isto podiamos ser seres imortais mas sem esta percepcção que hoje temos do mundo, ou seja a vida que existe seria mais monótona mais simples sem a diversidade que hoje vemos,seriamos talvez esponjas, ou outros seres como medusas...

Toda esta diversidade de vida tem um preço, esse preço é a morte...

Os organismos unicelulares, mesmo os procariotas (os sem núcleo, tal como as bactérias) morrem.

A morte é a vitoria da termodinâmica sobre a vida.
A vida é uma mera batalha termodinâmica pelo desequilibro temporário que nos permite viver.

Quem teve química de 12º por exemplo, deverá lembrar-se da entalpia, e entropia e equilíbrio de gibbs, associados a sistemas endotérmicos, exotérmicos, endergonicos ou exergonicos.

A vida desafia a tendência natural da natureza para o estado de energia mínimo, dai que temos um vida limitada em duração, e para viver temos que nos alimentar para contrariar, ainda que temporariamente a inevitabilidade universal do estado mínimo de energia, atingido com a morte e a decomposição, no caso dos seres vivos.

Isto em termos meramente energéticos.

Os organismos unicelulares, mesmo os procariotas (os sem núcleo, tal como as bactérias) morrem.

A morte é a vitoria da termodinâmica sobre a vida.
A vida é uma mera batalha termodinâmica pelo desequilibro temporário que nos permite viver.

Quem teve química de 12º por exemplo, deverá lembrar-se da entalpia, e entropia e equilíbrio de gibbs, associados a sistemas endotérmicos, exotérmicos, endergonicos ou exergonicos.

A vida desafia a tendência natural da natureza para o estado de energia mínimo, dai que temos um vida limitada em duração, e para viver temos que nos alimentar para contrariar, ainda que temporariamente a inevitabilidade universal do estado mínimo de energia, atingido com a morte e a decomposição, no caso dos seres vivos.

Isto em termos meramente energéticos.

Boas tambem lembro-me de ter lido em algum lado que a termodinamica não exigia obrigatoriamente um estado de "morte".

Todos os seres morrem de trauma, mas existem seres que são biologicamente imortais, isto é dadas as suas capacidades regenerativas, se não sofrerem trauma poderão viver indeterminadamente.

Boas tambem lembro-me de ter lido em algum lado que a termodinamica não exigia obrigatoriamente um estado de "morte".

Todos os seres morrem de trauma, mas existem seres que são biologicamente imortais, isto é dadas as suas capacidades regenerativas, se não sofrerem trauma poderão viver indeterminadamente.

Sim e não:
Não só o trauma causa a morte.
Mesmo esses organismos imortais, como é o caso de uma familia de fungos, tratando-se de um organismo colonial modular, a mesma colónia/modulo vive indefinidamente ,mas com morte efectiva de células colónias e módulos. No entanto, o organismo como um todo, sobrevive indefinidademente renovando a perda de partes com novas partes.

É um caso muito particular mas real que ilustra muito bem o caso.
Esse organismo, para viver indefinidamente, tem que sistematicamente se renovar e consumir energia nesse processo, não é algo de espontaneo, como o é no caso das reacções. Parando o ciclo de entrada energética, o organismo morre e é decomposto nos seus constituintes mais elementares, atingindo a tal energia mínima do sistema.

A vida é um processo termodinamicamente desfavorável, e apesar disto é uma inevitabilidade a sua ocorrência, dadas as condições certas no sistema.

Mas há coisas que não têm explicação científica e que alimentam o mistério da morte. Eu sou agnóstico, mas como explicam por exemplo aquele caso dos santos, que são pessoas normais que morrem, e mesmo depois de queimadas e depois de muitos anos, continuam com o corpo intacto?

Mas há coisas que não têm explicação científica e que alimentam o mistério da morte. Eu sou agnóstico, mas como explicam por exemplo aquele caso dos santos, que são pessoas normais que morrem, e mesmo depois de queimadas e depois de muitos anos, continuam com o corpo intacto?

Não é um fenómeno religioso porque aconteceu um pouco por todo o lado, a varias pessoas com historiais completamente separados da vida religiosa ou afim, e mesmo em animais.

De qualquer modo não continuam com o corpo intacto, muito menos depois de queimadas.
O processo cabal porque determinadas pessoas e animais em determinadas condições permaneceram bem conservadas,apesar de nitidamente terem sinais de morte evidente, ainda não é conhecido, no entanto só porque um fenómeno não é ainda compreendido não implica qualquer tipo de milagre, permanecendo apenas como uma incógnita.

O que acontece em outros casos, é uma preservação do corpo temporária, com recurso a processos naturais e/ou artificiais e em condições muito controladas.

Foliv, é esta a minha postura, só isso.[;)]

É um assunto que me interessa sem dúvida. Pessoalmente, tenho a opinião que muito tem que se estudar, a abordagem destas questões poderá ser sobre outra faceta que ainda não sabemos. No entanto para mim esta postura perante este assunto é séria. Tenho lido muito e procuro sempre dentro do possível a leitura mais científica possível e a mais séria . Há muita gente que pesquisa de uma forma científica e que pesquisa nesta área.

Pessoalmente acredito no campo bioenergético humano e que esse campo é influênciado pelos sentimentos e pensamentos. Considero que a saúde se atinge pelo equilíbrio do corpo físico com uma alimentação equilibrada, exercício físico, natureza e ar livre e com o equilíbrio do "corpo" bioenergético, com sentimentos e pensamentos adequados. Para mim é isso que é o psicossomático. Cada ser humano tem o seu ponto de equilíbrio. Eu acredito que se conseguirmos o equilíbrio no que referi, conseguimos a saúde.
Entendo esta questão como os orientais, acredito na energia KI, CHI ou Prana. Há práticas que a melhoram, segundo estes princípios, o Yoga nas suas diversas formas, o Tai Chi, o Chi Chong, a meditação.
A Meditação é uma forma extraordinária, eu neste momento pratico de forma diária, mas a minha forma, a que se adapta a mim. Acredito na procura do autoconhecimento e autodesenvolvimento.

Essa será uma das razões, porque estou muito atenta a este conhecimento, mas a minha postura é só essa e respeito, muito respeito por ele, até porque não o conheço, não o domíno. Também acho que não se irá lá pela forma a que a ciência procura, terá que ser de outra forma, se calhar com outro género de tecnologia, com uma abordagem das coisas sobre outro olhar.

E existem estudos fiáveis sobre os reais resultados?

Sou uma pessoa saudável sem nenhuma dessas práticas. Essas práticas ajudam apenas pessoas com menos saúde? Naturalmente estou a referir-me apenas ao lado físico.

Voltar
Superior