Qual o sentido da morte?

nunomplopes

New member
Todos procuramos um sentido para a vida, mas, será que, não o existe para a morte!?

Peço a vocês que digam o que acham sobre isso. Mais tarde acrescentarei a minha visão e o que poderá ser coincidente ao que tenho em mente.

Bons post's.[;)]

Sentido da morte? Acho que não deve de ser nenhum em especial. Apesar de sermos dotados de inteligência e tudo o mais acho que a nossa vida/morte não é diferente da dum tomate por exemplo: nascemos, amadurecemos, apodrecemos e morremos. Eu pessoalmente não acredito em vida depois da morte nem em coisas do além.

Acho que não há sentido nenhum especial, mas sou um dos que acredita que a vida não acaba com a morte. E não é por uma questão religiosa. Apenas não consigo acreditar que num universo enorme e praticamente infinito como conhecemos, nós fomos apenas escolhidos para viver uns míseros 70 ou 80 anos. Acho que há qualquer coisa depois da morte, mas não acredito que tenha nenhum tipo de relação com a vida anterior que tivemos.

Também sou dos que não acreditam em nenhuma religião, espiritualidade ou vida depois da morte.

A morte é o que acontece quando a vida acaba, o mecanismo falha e não se consegue manter mais. Tal como a vida em si, não tem nenhum significado especial, é um processo natural como nuvens de partículas se agregarem devido à gravidade e formarem uma estrela, as altas pressões e temperaturas resultam em fusão nuclear que mantém o sistema estável durante milhões de anos mas mais tarde ou mais cedo falta o combustível, torna-se instável e extingue-se, de forma mais ou menos violenta dependendo das condições.

Nós somos um agregado de biliões ou triliões de reacções químicas num frágil equilíbrio, resultado de milhões de anos de evolução a partir de um organismo muito mais simples em que estas reacções se contavam pelos dedos das mãos, que se terá originado, que é o que acredito até prova do contrário, espontaneamente como resultado de uma combinação muito particular de combinações químicas entre os elementos presenets na atmosfera (e admitidamente improvável, tão improvável que em toda a história do planeta só terá acontecido uma ou outra vez, e não conhecemos ainda mais nenhum planeta onde tenha acontecido) .

Apesar de o ser humano ser o animal mais inteligente à face da terra, tem o mesmo destino dos outros seres vivos, a morte.

Na minha opinião não há vida depois da morte, apenas nascemos, crescemos e morremos. O poderoso cérebro humano é que dá azo a toda uma panóplia de suposições, fantasias, mitos, mistérios, etc...

Vocês certamente pensam como eu, como é que estamos aqui agora, com consciência, e de repente morremos, não sabemos nada, não respiramos, não pensamos, desaparece tudo. Pois bem. quando adormecemos num sono profundo (quando estamos muito cansados) tudo desaparece e nem nos damos conta, e a morte é igual.

A vida depois da morte é uma questão latente na psique humana, e acompanha o ser humano desde que este se tornou um pensador. Foi a vida depois da morte que deu origem a muitas crenças religiosas, cultos, religiões. O facto de depositar os corpos em campas, ornamentar as campas com flores, vestir o morto bem, é um sinal que se acredita na vida depois da morte.

Cientificamente, a consciência existe unicamente como resultado de correlações da matéria. Se esta hipótese for verdadeira, a vida cessa no momento da morte.

Outra teoria diz-nos que a consciência não tem origem física, apenas usa o corpo como instrumento para se expressar. Se esta hipótese for verdadeira, certamente há uma existência de consciência após a morte e provavelmente antes da morte, também, o que induziria às tentativas de validação da reencarnação.

De qualquer forma a ciência ainda não provou se existe ou não vida depois da morte, e até lá continuará a ser uma questão de fé para a maior parte das pessoas.

Ora... o sentido da morte?...
Depende...
Pode ser no sentido "para baixo", quando vais para um buraco na terra! Pode ser no sentido "para cima" se te puserem num gavetão lá mais alto! Pode ser "em frente" se fores para o forno crematório!

[:p]

:sh)

Ainda têm muitas experiências para viver, já passei por situações que me indicam que vivemos num tempo circular e não rectilíneo, que somos uma energia que por vezes usa um corpo físico para evoluir por ser confrontado com dificuldades e estar em total esquecimento consciente do que se passou, apenas o inconsciente dá pistas através dos medos e das reacções.

A desinformação e a falta de procura das pessoas sobre o que são e o que é este sistema tem sido o causador de vivermos em superficialidade e muitas vezes sem perceber até onde podemos ir e que efeito têm as nossas atitudes na nossa vida como energia dentro e fora do corpo físico.

O problema desses sistemas evolutivo é que é uma suposição cientifica antiquada que muitos cientistas já não seguem porque não há evidencias disso com as pesquisas que hoje se praticam. Praticam-se hoje pesquisas e experiências que não eram possíveis na altura em que se criou esses sistemas de crenças cientificas e que ainda controla a maioria da população. Felizmente isto está a mudar.

Hoje já chegaram à conclusão que existe um sistema subtil que controla o mundo físico porque já chegaram a ponto de a matéria parar de justificar tudo, uma coisa tão simples como a formação(formação desde o ponto 0) de um humano em que no inicio é igual a toda a criação dos seres vivos e que por razões não físicas ganha forma e fica portador de inteligência diferente.

Para quem ainda não passou por dadas experiências e ainda pensa que tudo não passa de um monte de carne, só digo para pesquisarem e meterem o ego de parte. Não se vão arrepender.

Leiam o livro "Muitas Vidas, Muitos Mestres" do psicoterapeuta Brian Weiss, é um médico que também pensava nos moldes que o seu sistema lhe tinha indicado e que muitos pensam até a verdadeira experiência lhe aparecer à frente com uma das pacientes. É um livro bom para começar.

Última edição:
Ainda têm muitas experiências para viver, já passei por situações que me indicam que vivemos num tempo circular e não rectilíneo, que somos uma energia que por vezes usa um corpo físico para evoluir por ser confrontado com dificuldades e estar em total esquecimento consciente do que se passou, apenas o inconsciente dá pistas através dos medos e das reacções.

A desinformação e a falta de procura das pessoas sobre o que são e o que é este sistema tem sido o causador de vivermos em superficialidade e muitas vezes sem perceber até onde podemos ir e que efeito têm as nossas atitudes na nossa vida como energia dentro e fora do corpo físico.

O problema desses sistemas evolutivo é que é uma suposição cientifica antiquada que muitos cientistas já não seguem porque não há evidencias disso com as pesquisas que hoje se praticam. Praticam-se hoje pesquisas e experiências que não eram possíveis na altura em que se criou esses sistemas de crenças cientificas e que ainda controla a maioria da população. Felizmente isto está a mudar.

Hoje já chegaram à conclusão que existe um sistema subtil que controla o mundo físico porque já chegaram a ponto de a matéria parar de justificar tudo, uma coisa tão simples como o nascimento de um humano em que no inicio é igual a toda a criação dos seres vivos e que por razões não físicas ganha forma e fica portador de inteligência diferente.

Para quem ainda não passou por dadas experiências e ainda pensa que tudo não passa de um monte de carne, só digo para pesquisarem e meterem o ego de parte. Não se vão arrepender.

Leiam o livro "Muitas Vidas, Muitos Mestres" do psicoterapeuta Brian Weiss, é um médico que também pensava nos moldes que o seu sistema lhe tinha indicado e que muitos pensam até a verdadeira experiência lhe aparecer à frente com uma das pacientes. É um livro bom para começar.

??????

Hoje já chegaram à conclusão que existe um sistema subtil que controla o mundo físico porque já chegaram a ponto de a matéria parar de justificar tudo, uma coisa tão simples como o nascimento de um humano em que no inicio é igual a toda a criação dos seres vivos e que por razões não físicas ganha forma e fica portador de inteligência diferente.

Ou utilizaste uma linguagem demasiado técnica ou eu é que não consegui atingir. Criar um texto simples e perceptível também demonstra inteligência. Troca aí isso por miúdos e explica melhor o que queres dizer.

Eu até percebi alguns pensamentos, mas está um texto demasiado romântico e eufemístico.

Se calhar se uso palavras mais directas acabam por não se questionar tanto e por descartar qualquer visão que possa estar a tentar mostrar.

Não gosto de me alongar porque cada um tem que aceitar as coisas por si e respeito isso, apenas gosto de tentar fazer com que as pessoas se questionem que é o problema da distracção em que vivemos.

Para mim a morte é como o nascimento, é mudar de estado.

Começaremos pela pergunta quando nos questionamos sobre o sentido da vida: ao que respondemos na sua maioria que estamos cá mais para reproduzirmos.

Então o sentido da morte, não mais será dar oportunidade e espaço às gerações que nos prosseguem?

Então ainda teremos a conclusão da existência humana, em que conjugamos esses dois sentidos, em nos reproduzimos para dar seguimento à nossa espécie e finamos para abrir o espaço à espécie que criamos. Talvez seja este o geral do que movimenta o sentido global da vida e morte que se traduz na existência do homem.

(Agora tenho de tentar decifrar um motivo que seja para mais além deste do que traduzo apenas no campo biológico)

Referes-te ao conceito de evolução? Aquele que 99% da comunidade científica suporta (que realisticamente é o máximo que se pode pedir, em pleno século XXI ainda há quem defenda que a Terra é plana...) e que desde que se descobriu coisas como o ADN, datação por carbono etc só se tem confirmado cada vez mais, e hoje em dia já só praticamente os fanáticos religiosos é que questionam?

Última edição:
Referes-te ao conceito de evolução? Aquele que 99% da comunidade científica suporta (que realisticamente é o máximo que se pode pedir, em pleno século XXI ainda há quem defenda que a Terra é plana...) e que desde que se descobriu coisas como o ADN, datação por carbono etc só se tem confirmado cada vez mais, e hoje em dia já só praticamente os fanáticos religiosos é que questionam?

Até a Igreja católica teve de se adaptar às evidências...fico-me por aqui que tenho de continuar a empacotar as minhas superficialidades e daqui a nada ainda aparece o Obrega.

Ora... o sentido da morte?...
Depende...
Pode ser no sentido "para baixo", quando vais para um buraco na terra! Pode ser no sentido "para cima" se te puserem num gavetão lá mais alto! Pode ser "em frente" se fores para o forno crematório!

[:p]

:sh)

E se ressuscitares, é para trás?

O sentido da morte, para mim, é o descanso eterno depois da vida que vivermos.

Tenho uma "Enciclopédia da Morte e da Arte de Morrer", nunca a li toda, como é óbvio, mas é muito interessante.

O sentido da morte é bastante simples.

Permitir a existência - de forma equilibrada e ao longo das eras - da vida.
Imaginem que nenhum animal ou planta morresse.
Grande confusão, não era? E os recursos, que permitiriam a vida, esgotar-se-iam depressa.

Quanto à vida depois da morte, reencarnação e outras histórias, são o simples reflexo do medo da aniquilação pessoal e do desejo de haver algo mais.
Desejo esse que está misturado com a ideia de que algumas pessoas que tiveram uma vida tão dura, merecem algo mais do que simplesmente morrerem e desaparecerem para sempre.
Mas. sejamos honestos: a Natureza não é justa, nem injusta; uns, simplesmente, são mais afortunados durante a vida e depois morrem, outros são mais infortunados e depois morrem.

Por outro lado as religiões ao mentirem sobre o assunto - pois não conseguem apresentar nada de remotamente factual sobre as histórias da "vida após a morte" e quejandos - utilizam a morte "e o que há após a morte" como intrumentos de enriquecimento, poder político e controlo social.

Portanto...

"Carpe diem"! (Horácio)

A morte permite a renovação dos que ficam, permite a reflexão, permite que as pessoas se apercebam do tempo limitado e cronometrado que têm para fazer algo de útil e belo.

O sentido da morte é bastante simples.

Permitir a existência - de forma equilibrada e ao longo das eras - da vida.
Imaginem que nenhum animal ou planta morresse.
Grande confusão, não era? E os recursos, que permitiriam a vida, esgotar-se-iam depressa.

Quanto à vida depois da morte, reencarnação e outras histórias, são o simples reflexo do medo da aniquilação pessoal e do desejo de haver algo mais.
Desejo esse que está misturado com a ideia de que algumas pessoas que tiveram uma vida tão dura, merecem algo mais do que simplesmente morrerem e desaparecerem para sempre.
Mas. sejamos honestos: a Natureza não é justa, nem injusta; uns, simplesmente, são mais afortunados durante a vida e depois morrem, outros são mais infortunados e depois morrem.

Por outro lado as religiões ao mentirem sobre o assunto - pois não conseguem apresentar nada de remotamente factual sobre as histórias da "vida após a morte" e quejandos - utilizam a morte "e o que há após a morte" como intrumentos de enriquecimento, poder político e controlo social.

Portanto...

"Carpe diem"! (Horácio)

E carpe noctem já agora! apr:)

A morte tem muitos significados, mas nunca podemos saber o verdadeiro, se é que existe.

Para mim a morte existe porque existem certos parâmetros que foram seguidos para o tipo de existência que temos. Com parâmetros diferentes, as regras seriam diferentes, logo o siginificado que poderia ter, seria diferente ou podia nem haver morte.
Quando pensamos na inexistência de morte pensamos de acordo com os nosso parâmetros e por isso é que parece algo impossível e nalguns casos mau. Mas não é.
Se a morte não existisse, tudo estaria feito de acordo com isso.

Por exemplo, muitas vezes as pessoas dizem que se vivêssemos mil anos era terrível. Isto porque pensamos em como o mundo é e aumentamos o número de anos de vida. No entanto, se nós vivêssemos mil anos, nada na nossa sociedade seria como é.

Voltar
Superior