Qual engenharia escolher?

Diuro é horário normal, algures entre as 8 da manhã e as 8 da noite (varia conforme a turma, geralmente há turmas da manhã e turmas da tarde, e tens umas 6h de aulas por dia, assumindo apenas as cadeiras do semestre actual). Pós laboral já vi cursos em que era a mesma coisa, mas a partir das 6 (ou seja tens aulas das 6 à meia noite), e já vi cursos em que o horário é reduzido (penso que das 8 à meia noite) mas nesse caso a licenciatura passa de 3 para 5 anos. Mas isto há-de estar tudo bem explicado no plano de estudos dos cursos.

Tudo depende muito das universidades (e até dos cursos), mas um colega meu
de trabalho inscreveu-se há uns anos no ISEL em pós-laboral, e também tinha
aulas ao Sábado (ou pelo menos dizia que sim [:D]).

Exames são geralmente fora do tempo de aulas e pelo menos na minha escola pode calhar a qualquer altura do dia (mas normalmente é de manhã). Não te sei dizer sinceramente se há exames à noite para o pessoal pós-laboral. Nota que é muito frequente haver exames ao sábado. (...)

Se não estou enganado, os exames são sempre no mesmo dia e à mesma hora,
qualquer que seja a turma/horário (exames iguais para todos). Normalmente o
horário nocturno é para os trabalhador-estudantes, mas como por Lei existe o
direito à falta justificada na véspera e no dia do exame, não há a necessidade de
os exames serem à noite para esses trabalhador-estudantes.

Ficarei isento de praxes?

Bem quando li isto veio-me uma série de memórias à cabeça... [:)][:)] Bons tempos... [s)]

Não te preocupes com isso, no fundo todo o conceito de praxes é uma forma de acelerar a integração entre os vários caloiros e todo o universo escolar...

Tirando raras excepções (de pseudo veteranos com frustrações pessoais, que depois tentam compensar através das praxes [:vm)]), no global as praxes são completamente inocentes e no fundo uma festa entre colegas. O importante é não entrares com manias de grandeza e levares tudo na desportiva. [;)] Vais ver que depois ainda vais ter saudades desses tempos... apr:)

Relativamente à eterna questão que surge sempre que se fala em universidades, aqui para muitos a racionalidade perde-se e como já aqui alguém referiu falam delas como quem fala de clubes de futebol... [8b]

Acima de tudo o mais importante é ser um bom profissional e de querer sempre aprender mais e mais... Entrar para o mercado de trabalho com a p*t@ da mania e a ideia de que estudaram na melhor universidade do mundo e que já aprenderam tudo o que precisam para a vida é meio caminho para levarem um pontapé no r@bo e serem mais um na fila para o desemprego...

O estudar na universidade X ou Y no máximo pode ajudar a meter o pé na porta, mas o que vai decidir se te deixam entrar ou não será sempre a tua capacidade em ser um bom profissional. [;)] Maus profissionais encontram-se vindos de todas as universidades... :sh)

Existem é alguns por aí que graças ao factor "C", nunca terão de mostrar o seu real valor no competitivo mercado das engenharias e assim conseguem passar logo para cargos de chefias, evitando as possíveis desilusões pessoais que o esperavam no mercado de trabalho... [;)]

Atenção que as praxes não me assustam, até gosto. Só que como se for estudar em pós laboral provavelmente não terei praxes, foi isso que perguntei.

Ninguém impede o pessoal de pós-laboral de lá aparecer. Não é muito frequente porque é por norma gente de outra faixa etária que não tem muito interesse nessas brincadeiras, até porque são normalmente trabalhadores estudantes e entre trabalho e escola têm o tempo todo do dia contadinho.

Uma coisa é ires para a borga até às tantas da manhã quando no outro dia a única coisa que tens para fazer são duas ou três aulas, e se forem teóricas até dá para dormir lá (claro que depois as notas vêm-se, toda a gente acha os exames difíceis mas quando lhes perguntas quantas horas estudaram ao longo do semestre fica tudo entalado). Quando no outro dia tens trabalho de manhã cedo e se apareces lá a ressacar o patrão em pouco tempo põe-te no olho da rua é um bocado diferente.

Última edição:
Voltar
Superior