I
imported_pamaro
Guest
citação:Originalmente colocada por jts
Como sabes, a consola da Nintendo diferencia-se totalmente das outras, pelo que estas nunca poderão oferecer uma experiência de jogo semelhante, por muitos jogos que saiam ou que não saiam para as mesmas. Assim, é perfeitamente possível fazer pelo menos uma escolha entre a Wii e qualquer uma das outras.
A Saturn também tinha dois processadores que lhe davam um potencial tremendo para a altura, mas a maioria dos jogos não os usavam porque os programadores eram "preguiçosos" demais para os meter a funcionar em simultâneo e limitavam-se a usar um deles. De nada serve uma consola ter algo diferente se os jogos não o usam. Daí eu achar importante espera para ver se os jogos (os jogos e não os vídeos publicitários que a Nintendo mostra) revelam tratar-se de uma experiência diferente. Uma coisa é a conversa publicitária e o "hype", outra é a realidade.
citação:Originalmente colocada por jtsPor outro lado a Sony e Microsoft, são empresas que estão muito longe de serem personagens tradicionais no mundo das consolas. E como tal, acaba por fazer pouco sentido as comparações com o passado por uma principal razão: não vivem apenas dos jogos, e este nem sequer será o seu core business. Pelo que a sua margem de manobra é muito superior ao que a Sega tinha, pois possíveis perdas e prejuízos poderão sempre ser suportados pela empresa-mãe, sendo de dúvidar possíveis saídas de mercado numa indústria que hoje em dia é praticamente da dimensão da cinematográfica.
Mas isso não implica que não possam perder os exclusivos. Não me espantaria ver jogos exclusivos agora da Sony a surgirem na consola da Microsoft e a serem muito melhores (e vice-versa).
citação:Originalmente colocada por jtsQuanto aos Final Fantasy, acho que estranho que digas que o VI era um jogo que fazia comprar a SNES, até porque nunca saiu na europa! De resto, é estupidez sim estar a contar com exclusivos vindos de third-parties, o que não é o caso dos exclusivos que eu mencionei...
O FF6 passou a chamar-se FF3 quando saíu no mercado ocidental. Foi considerado um dos títulos que levou à abertura que surgiu no mercado de RPGs (que antes eram títulos marginais na Europa e América, que poucas vezes saíam do Japão). Se isso não é um jogo decisivo... :S
Quanto a exclusivos das próprias casas, acho que basta ver novamente o exemplo da Sega. De resto, não me espantaria nada que, tal como disse, a Microsoft ou a Sony desistissem de um exclusivo em troca de algum lucro adicional.
citação:Originalmente colocada por jtsE por último, acho que nunca será estúpido comprar qualquer consola que seja, mesmo havendo umas melhores do que outras (seja em hardware ou alinhamento de jogos), todas terão, ainda para mais com o investimento brutal que as empresas fazem em cada uma delas, a sua quantidade de jogos excelentes que darão a cada uma delas o seu lugar na história. Até a Dreamcast que foi descontinuada, ainda hoje tem uma legião de fãs graças a jogos também eles históricos como Shenmue, que ainda nenhuma Sony ou Nintendo tiveram igual (entre outros jogos fabulosos que os utilizadores de outras consolas só puderam pôr as mãos em cima BEM mais tarde)![]()
Eu nunca disse que seria estúpido comprar uma consola (desde os 8 bits que não falho uma "geração")... apenas que acho estúpido estar a decidir qual comprar quando ainda não se sabe o preço nem a qualidade dos jogos que vai ter. Uma coisa é o que é anunciado (e aí cada empresa diz que a sua consola é melhor que as outras), outra completamente diferente é a realidade. Prefiro esperar que as consolas saiam para discutir factos e não "conversas de vendedores".