Pus-lhe ou pu-la?

Shark00n

New member
Viva!
Estou aqui com uma dúvida de português e o Google não está a ser meu amigo [:D]

Na frase:

"Falei com a minha avó e pu-la a par dos acontecimentos."

O pu-la está correcto? Será "... e pus-lhe a par dos acontecimentos."?

Qual a forma mais correcta (se alguma)?

Obrigado!

Pu-la... a quantidade de gente que eu vejo a dar esse tipo de erros... É impressionante!

Mas é 'Pu-la a par dos acontecimentos'. Podias era dizer 'Pus-lhe uma manta em cima das pernas' [;)] Se substituires por 'Colocar' é mais facil perceber... 'Coloquei-a a par dos acontecimentos' e não 'coloquei-lhe'.

Também ouço a malta dizer 'Pus-lo em cima da mesa', ou 'Trazes-lo contigo', entre outros... Acho que a disciplina de 'Língua Portuguesa' anda a perder demasiado tempo com os Maias e os Lusiadas...

Obrigado pelas respostas!

Pu-la... a quantidade de gente que eu vejo a dar esse tipo de erros... É impressionante!

Mas é 'Pu-la a par dos acontecimentos'. Podias era dizer 'Pus-lhe uma manta em cima das pernas' [;)] Se substituires por 'Colocar' é mais facil perceber... 'Coloquei-a a par dos acontecimentos' e não 'coloquei-lhe'.

Eu bem me parecia que era pu-la, mas já vi tanta vez pus-lhe que fiquei com a dúvida. Mas o truque de usar o "colocar" é bom [;)]

Resolvido!

De nada, [;)]

Sim, eu às vezes quando esse tipo de duvida, substituo por um sinonimo que muitas vezes é o suficiente para elucidar com toda a clareza!

É como a dúvida do 'Há', ou do 'à'... Basta pensar em 'Haver/Existir' que fica logo tudo mais claro e simplificado. [kiss]

De nada, [;)]

Sim, eu às vezes quando esse tipo de duvida, substituo por um sinonimo que muitas vezes é o suficiente para elucidar com toda a clareza!

É como a dúvida do 'Há', ou do 'à'... Basta pensar em 'Haver/Existir' que fica logo tudo mais claro e simplificado. [kiss]

Já agora outro erro é a má utilização do «ç», como por exemplo quando se escreve «pareçe» e não «parece».

Pois é, pois é, bem me lembrava! Também já ouvi! Deve ser do verbo... Puzir!

Eu Puzia
Tu Puzistea
Ele Puziua
(...)

[:)][:)]

Sim, Sansoni7, o 'ç' também é um erro frequente! :sh)
Eu puzi-a
Tu puzestes-zi-a
Ele pozi-a
Nós puzemo-zi-a
Vós puzesteis-zi-a
Eles puzeram-na

nem conjugar a porra dum verbo sabes e para variar vens para aqui dar ar de moralista...

Voltar
Superior