[Sociedade] Publicidade enganosa

Ilyushin

Banido
Eu ando a ficar farto de publicidade enganosa com uma "roupa bonita" a fingir que é legítima e ingénua, e não vejo nenhuma entidade a fazer nada para combater esta situação. Eu julgava que o conceito de enganar o consumidor era baseado no conhecimento geral e na percepção com que se fica ao ler um anúncio, sem ter de olhar para as 500 letras miúdas no fundo do mesmo. Mas parece que hoje em dia pode-se anunciar tudo, desde que seja resguardado pelas condições particulares do contrato.

O exemplo mais claro são as operadoras de telecomunicações. Basicamente eles fazem o que querem, anunciam como querem, enganam quem quiserem, sem que haja ninguém a fazer nada. Lembro-me de uma campanha de verão que dizia "Devolvemos 50 euros na compra de um smartphone". Ora, o "Zé Manel" da esquina (e todos nós) quando lemos um anúncio destes em letras colossais julgamos que vamos receber os 50 Euros de volta, ou no mínimo em créditos. Mas não.. afinal era preciso carregar o telemóvel com outros 50, para depois ter de usar tudo em menos de 2 meses. Basicamente era preciso pagar o equipamento duas vezes para ter direito ao crédito, que depois tinha de ser usado em chamadas durante um curto período de tempo. E então o que dizer da política de utilização responsável, que faz com que o tão publicitado tráfego ilimitado seja afinal limitado (e muito?). Isto para não mencionar uma série de outras situações tão más ou ainda piores do que estas.

A minha pergunta é: se fosse o gajo da mercearia ao lado a meter um anúncio a dizer: HOJE TOMATES A 1 CÊNTIMO. E depois em letras muito pequenas escrevesse *oferta de 100 gramas de tomate a 1 cêntimo, na compra de no mínimo 100 Euros em outros produtos , será que as pseudo-autoridades da concorrência e ASAEs e outras do género seriam tão simpáticas como costumam ser em relação às grandes empresas? Eu sei bem a resposta, mas acho que nem vale a pena dizer ;)

A minha regra é: "não há almoços grátis". É que o que parece dado sai muito caro e eu não estou disposto a pagar o preço dessa "gratuitidade" toda.

Para mim é isso, e a possibilidade de meter imagens "não contratuais" nos anúncios... Se aparece uma imagem e um preço, o preço teria de ser para o bem igual ao da imagem.

Quando ouço publicidade na rádio a um medicamento, não sujeito a receita médica, que como potencial efeito secundário, tem um sintoma do cancro da próstata, acredito em tudo...

Para mim é isso, e a possibilidade de meter imagens "não contratuais" nos anúncios... Se aparece uma imagem e um preço, o preço teria de ser para o bem igual ao da imagem.

Isso também é péssimo.
Lembro-me agora de uma outra situação com uma empresa que anunciava "chamadas grátis para sempre", mas que depois no contrato dizia que podia rescindí-lo unilateralmente sem alegar nenhuma razão, quando bem entendesse. Ora, isto é o mesmo que dizer: Eu dou-te 100 euros por mês para SEMPRE, mas posso parar quando quiser [:D][:D]

Hoje, mais do que nunca, antes de se assinar/comprar o que quer que seja, é preciso ler tudo, muito bem lido.

Há tempos vi uma apresentação do TEDtalks sobre a simplificação da linguagem nos contractos... Quando lemos uma página A4 repleta de letras com tamanho 3, damos por nós a meio a precisar de uma consulta de oftalmologia...

Eu tenho uma forma de agir que só dá para quem é relativamente desapegado a bens materiais, e que é a seguinte: sempre que me apercebo de publicidade enganosa, ou mesmo que não seja descaradamente enganosa, seja rebuscada e "chico-esperta", risco o produto, o estabelecimento, ou mesmo a marca da minha "lista" de fornecedores de produtos ou serviços. Mesmo que eu queira muito aquele produto ou serviço faço o esforço de passar sem ele só para não dar o gostinho aos iluminados que criam e autorizam essas campanhas enganosas. Graças a isso já deixei de ser cliente do Sapo, da Zon, do Intermarché da minha localidade, da Radio Popular, e de umas quantas lojas avulsas. Se toda a gente fizesse o mesmo as coisas entravam rapidamente na linha.

Para mim o mais rídiculo de tudo sempre foram os anuncios de automóveis em que no fim e por causa de uma lei as marcas eram obrigadas a fazer um esclarecimento qualquer (provavelmente para evitar os enganos referidos neste tópico), mas em que os anunciantes fugiam à questão ao ler o texto de maneira ultra-rápida.

Sempre achei isso para lá de rídiculo, temos o anúncio todo XPTO com uma discurso todo calmo e contextualizado, e depois no fim em 1 ou 2 segundos a voz acelerava imensamente quase não se percebendo o que estava a ser dito, só para cumprir a tal lei. Se isto não é desvirtuar o espírito da lei e o propósito do legislador, vou ali e já venho. Ou se calhar vou e só venho mais tarde.

Já há muito tempo que vivemos na era da "tenda".

Antes dizia-se que quem ia à feira, comprava barato mas era enganado. Hoje já não é preciso ir à feira para nos depararmos com feir... perdão, vendedores que nos tentam enganar o mais que podem.

A publicidade é uma coisa que já me passa completamente ao lado...

Eu estou certo que as grandes empresas que fazem essas campanhas não se vão dar muito bem num futuro próximo porque, pelo menos pelo que eu vejo, já não há muitas pessoas que se deixam enganar, ou melhor, a maior parte das pessoas já está consciente da necessidade de ler todas as letrinhas pequenas e já querem saber todas as "contrapartidas" para usufruírem de uma determinada campanha. Acho que já caiu tanta gente, já se ouve tanta coisa sobre esta temática, que a maior parte das pessoas já sabe o que tem que fazer para não ser enganado, digo eu ...

...
A minha pergunta é: se fosse o gajo da mercearia ao lado a meter um anúncio a dizer: HOJE TOMATES A 1 CÊNTIMO. E depois em letras muito pequenas escrevesse *oferta de 100 gramas de tomate a 1 cêntimo, na compra de no mínimo 100 Euros em outros produtos , será que as pseudo-autoridades da concorrência e ASAEs e outras do género seriam tão simpáticas como costumam ser em relação às grandes empresas? Eu sei bem a resposta, mas acho que nem vale a pena dizer ;)

mas 1 cêntimo era o kilo do tomate, eram os 100 gramas ou afinal era oferta?

Com a informação que existe hoje em dia,só os parolos é que se deixam levar por essas "ofertas" ou então os que se julgam mais espertos que os outros.

Com a informação que existe hoje em dia,só os parolos é que se deixam levar por essas "ofertas" ou então os que se julgam mais espertos que os outros.

Não é apenas essa a questão.

Eu não me deixo levar, mas também não posso dizer que não me irrita que se possa fazer esse tipo de coisas sem qualquer consequência, é uma questão de principios[;)]

Eu estou certo que as grandes empresas que fazem essas campanhas não se vão dar muito bem num futuro próximo porque, pelo menos pelo que eu vejo, já não há muitas pessoas que se deixam enganar, ou melhor, a maior parte das pessoas já está consciente da necessidade de ler todas as letrinhas pequenas e já querem saber todas as "contrapartidas" para usufruírem de uma determinada campanha. Acho que já caiu tanta gente, já se ouve tanta coisa sobre esta temática, que a maior parte das pessoas já sabe o que tem que fazer para não ser enganado, digo eu ...
Dizes bem, "a maior parte" só que a "menor parte" continuam a ser uns largos milhares de otários.

Dizes bem, "a maior parte" só que a "menor parte" continuam a ser uns largos milhares de otários.

Epá, tem que se começar de algum lado[:D]

Há uns anos atrás acho que a maior parte das pessoas deixava-se levar por tudo o que era campanha enganosa, hoje são só uns milhares de "otários", no futuro será uma diminuta percentagem da população. Eu ando uma fase muito optimista de minha existência, mas acredito que é assim que a coisa vai evoluir.

Última edição:
Ainda agora me ligaram da optimus com mais uma proposta fantástica! Como todas!

Eu sou TMN, em Dezembro também em ligaram com tarifário fantástico, perguntei, 1, 2, 3 vezes, mas não tem custos mensais? E resposta sempre igual, não tem custos, é um tarifário especial.
Passado 5minutos, já estava sem 10euros de saldo! Reclamação e 1hora depois tinha saldo de volta e tarifário que eles dizem que já não existe também, passado uns dias, novamente 10euros à vida sem saber porquê, nova reclamação, e agora demorou 2 dias a repôr saldo, e inclusive devolveram-me os 20 cêntimos que eu gastei com a reclamação telefónica.
No fim com estas trocas consegui quase 6meses sem fazer um carregamento obrigatória, (entre Outubro e Março) pois os prazos foram mudando com as mudanças de tarifário, ao menos isso.

Eu reclamei, mas conheço muitos, mas mesmo muitos que não o fazem, e é unicamente por esse motivo que estas e outras empresas continuam com estes embustes! Assim ganham uns milhões sem grande esforço.

Voltar
Superior