Projectos de Investimento

MonteiroRibas

New member
Ridicularizado com os preços que certas empresas de consultadoria pedem para ajudarem na elaboração de umprojecto de investimento, venho perguntar se alguém do fórum já realizou algum sem recorrer a estes serviços.

1º Neste caso é um projecto financiado pelo IEFP e incrivelmente o centro de emprego não tem ninguém para orientar uma pessoa, apenas tem para aprovar ou reprovar o projecto.

2º Estas empresas de consultadoria pedem facilmente 2000 ou mais euros. Anda tudo louco? Num projecto de 10 mil eur pedem tanto como num de 100 mil. LOL

Era bom que alguém que já tenha constituído uma empresa com base nestes projectos (Micro Invest ou Invest +, Finicia etc) pudesse dar umas luzes ou fazer upload de um, escondendo os dados particulares.

Nesta situação já tudo existe, o local físico, o pessoal, os clientes, é como se tratasse de um trespasse não sendo necessários estudos de mercado.

Agradecem-se respostas e comentários [;)][;)]

não, estou a estudar isto tudo e por isso recorri a ajuda mas fiquei chocado com os valores pedidos;

é que uma pessoa nem sabe por onde começar:sh)

quanto à recolha de informação, preços, clientes, mercados tenho já muita coisa assente e escrita mas tudo por palavras soltas;

Última edição:
os preços apresentados são os normais é que uma coisa bem feita ainda dá o seu trabalho e o melhor concelho que posso dar, é ser outra pessoa a fazer o plano de negócios e não tu próprio.

quando somos nós a fazê-lo torna-se difícil termos a imparcialidade exigida, porque afinal aquele é o nosso sonho e queremos levá-lo avante, mesmo que os números nos indiquem para não avançar pode-nos faltar a lucidez e florearmos os números para que o plano nos pareça um pouco melhor.

acredita, 2000 euros por um plano de negócios que nos diz que não vai valer a pena fica mais barato do que avançarmos e afundarmos depois.
se o plano de negócios dizer que vai valer a pena, também vais recuperar esses 2000 euros mais à frente.

Se o projecto é para ser aprovado convém ter estudos de mercado...

Também não vejo grandes alternativas, talvez procurar mais orçamentos, agora o que não faltam por aí são consultorias... Depois havia também a possibilidade de tentar captar pessoal de Faculdade que estivesse à procura de uns trocos, mas provavelmente demoraria o dobro do tempo e se calhar o custo também não seria muito diferente.

Cuidado com essas consultoras. Já analisei e dei pareceres sobre muitos projectos deste género, e muitos deles são "chapa 4" das empresas de consultoria. Algumas usam o mesmo modelo seja para projectos de salões de beleza, seja para projectos de suinicultura. E os mapas previsionais costumam vir todos martelados. A ideia com que fico é que o recurso mais utilizado por muitas consultoras é o "copy-paste". Gosto muito mais de ver um projecto feito pelos reais interessados, ainda que com ajuda de um gestor ou mesmo um contabilista, do que aquelas coisas produzidas em série.

Voltar
Superior