[Sociedade] Projecto: Prisões sem guardas

nunomplopes

New member
Tendo sido nascido no Brasil, (Método apac), já vai revelando os seus resultados e como já se pondera a implementação no sistema presidiário Português.

A associação “Foste Visitar-me”, que reúne pessoas que visitam presos, vai apoiar o desenvolvimento de uma experiência piloto em Portugal que está a ter sucesso no Brasil e que passa por dar aos presos as chaves das celas.

Uma prisão sem guardas onde os detidos têm todas as chaves e onde é proibido ficar na cela é a ideia que está na base de 20 centros prisionais no Brasil, que já mereceram o aplauso das Nações Unidas pelos resultados que têm conseguido na recuperação de reclusos.
O presidente da Federação Brasileira de Assistência aos Condenados de Itaúnas (Febac), que reúne os 20 centros sem guardas prisionais, conta que o método é baseado em 12 elementos, desde a valorização do detido ao trabalho. «É proibido ficar dentro da cela», sendo isso até considerado «uma falta grave», já que os reclusos devem estar nas oficinas ou a estudar, explicou Valdeci Ferreira, frisando que aqueles centros têm regras muito bem definidas.
Segundo aquele responsável, todos os reclusos dos centros dizem que «é mais fácil cumprir pena no sistema comum». Valdeci Ferreira explicou que todos os condenados são aceites naqueles centros desde que cumpram as regras e frisou que ninguém é irrecuperável.
O presidente da Febac contou ainda o caso de um recluso, que chegou a um daqueles centros sem conseguir andar por ter sido agredido noutra prisão e que ali recebeu a ajuda de outros até para tomar banho.
Numa altura em que a associação “Foste Visitar-me” pretende apoiar uma experiência semelhante em Portugal, a TSF falou com Gervásio Poças, um homem de 80 anos que há 44 que faz voluntariado em prisões. Aquele voluntário contou que a condições de vida dos presos em Portugal melhoraram muito desde 1965, mas frisou que o trabalho dos voluntários continua a ser o mesmo e passa, por exemplo, por conversar com os reclusos e dar recados a família, tentando «minimizar o sofrimento».
De todos os locais por onde passou a fazer voluntariado, Gervásio Poças lembra sobretudo uma ala especial da prisão de Santa Cruz do Bispo, composta na sua maioria por «doentes mentais», que já não são visitados pelos familiares ou que já não têm família. Movido pela fé, aquele voluntário contou ainda que já fez milhares de quilómetros para ajudar reclusos e fez saber que há 40 anos passa a noite de Natal em prisões

IN VERBIS - Portugal vai desenvolver projecto de prisões sem guardas

Convido-vos a conhecer melhor lendo este site:

Associação de proteção e assistência aos condenados: solução e esperança para a execução da pena - Doutrina Jus Navigandi

Que pontos positivos ou negativos acham que isto pode trazer?

Pesquisem sobre o assunto e fundamentem as vossas opiniões, como pessoas inteligentes.[;)]

Boa discussão.

Última edição:
A seguir vem o projecto "Bancos sem cofres" ou "Ourivesarias sem portas" [:D]

Afinal as prisões servem para punir os criminosos ou para estes passarem o tempo? :confused: [8b]

A seguir vem o projecto "Bancos sem cofres" ou "Ourivesarias sem portas" [:D]

Afinal as prisões servem para punir os criminosos ou para estes passarem o tempo? :confused: [8b]

passarem o tempo?[:blush:] e virem cá para fora na mesma ou piores?

as prisoes deviam servir para reabilitar os deliquentes a serem alguem na vida[;)]

Não me parece um mau princípio.

Quando li o título uma das coisas que me ocorreu foi a próprio violência entre presos, já que caberá também aos guardas controlar estas situações.

Agora isso será para uma minoria da população prisional, ou seja, os que revelam bom comportamento, já havendo para estes prisões de segurança mínima, semi-abertas, etc..

Importante é a reabilitação, se isso permite que a taxa de reincidência seja menor, já é positivo.

As prisões serviriam apenas para punir os criminosos num contexto de prisão perpétua, que não é o caso que temos em português. Que além de punir os criminosos também os tem que reabilitar para a sociedade.

Esta parte da reabilitação é muitas vezes esquecida e neste contexto dar as ferramentas aos reclusos para que quando saiam da prisão possam ter uma vida normal e estável que os impeça de cometer os mesmo crimes, acho uma boa ideia.

A prisão para mim tem 3 objectivos:

1) Punição
2) Reabilitação
3) Reinserção

Os métodos utilizados para atingir esses mesmos objectivos a mim são-me indiferentes. O que me interessa são os resultados finais.

Parece ser uma idéia a ter em conta. Se um gajo vai preso e passa lá 10 ou 15 anos a ser espancado, enr****** e outras cosias piores, quando vier cá para fora tá muito pior. Eu acho que deve haver rigidez na maneira de tratar os presos, mas também alguma demonstração de que é possível sair dali e começar de novo. Não concordo que a prisão tenha de ser um inferno, isso não reabilita ninguém.

aqui em portugal já temos presos que vão trabalhar para fora da cadeia, e presos que vão passar o fim de semana a casa.

Esse sistema vai levar uma machadada valente quando fecharem alcoentre, que é uma boa ideia que se tornou num mau exemplo.
Por muito que nos revoltemos contra o crime a verdade é que a noção actual de prisão é um falhanço no que toca á maioria dos presos. Ficamos muito descansados quando os metemos lá e não os vemos mais, mas a sua estadia la dentro acaba por ser quase um curso superior para outros crimes e isso só nos prejudica mais tarde
Tem de ser distinguir entre os presos e ai está a dificuldade.
Ja falaram na questão da violência entre presos que neste sistema novo pode aumentar, também foi a primeira coisa que pensei, embora portugal nesse aspecto não tenha nada a ver com estados unidos e brasil.

... e que às vezes se esquecem da sua condição de prisioneiros e aproveitam para conhecer a Europa e o Mundo. [:D]

mas isso é porque gostam do turismo... é só mas línguas.

Por mim podiam fazer todo o turismo que quisessem, mas dentro de Portugal e de preferência com uma corrente amarrada ao pé e com uma bola de ferro na ponta, a trabalhar. Podia ser que em vez de darem despesa conseguissem dar receitas...

Eu acho que deve haver rigidez na maneira de tratar os presos, mas também alguma demonstração de que é possível sair dali e começar de novo

concordo e assim se faz a distinção entre presos mostrando lhes que se jogarem pelas regras há novas hipóteses, se forem parvos a prisão será também.

Uma prisão sem guardas onde os detidos têm todas as chaves e onde é proibido ficar na cela é a ideia que está na base de 20 centros prisionais no Brasil

Uh.......alguem pode-me dizer porquê que vamos seguir o exemplo de um país que é mesmo do 3º mundo?

Sei que o Brasil é grande, e que é um destino turistico de preferencia por muitos aqui, mas não é exactamente o país onde podemos retirar exemplos socio-politicos para implementar aqui.

Uh.......alguem pode-me dizer porquê que vamos seguir o exemplo de um país que é mesmo do 3º mundo?

Sei que o Brasil é grande, e que é um destino turistico de preferencia por muitos aqui, mas não é exactamente o país onde podemos retirar exemplos socio-politicos para implementar aqui.

por terem muitos presos e muitos problemas com as prisões é que é bom seguir o exemplo deles, se la funcionar quase que é uma garantia que funciona no resto do mundo.

por terem muitos presos e muitos problemas com as prisões é que é bom seguir o exemplo deles, se la funcionar quase que é uma garantia que funciona no resto do mundo.

Então, dos países "que tem muitos presos", esse é o que vamos buscar exemplos a seguir?

Tenho um melhor ideia, uma outro exemplo a seguir de um outro país com muitos presos.

ADX Florence - Wikipedia, the free encyclopedia

Aí sim, terá um excelente ideia para os criminosos mais duros.

Parece ser uma idéia a ter em conta. Se um gajo vai preso e passa lá 10 ou 15 anos a ser espancado, enr****** e outras cosias piores, quando vier cá para fora tá muito pior. Eu acho que deve haver rigidez na maneira de tratar os presos, mas também alguma demonstração de que é possível sair dali e começar de novo. Não concordo que a prisão tenha de ser um inferno, isso não reabilita ninguém.

O problema é que misturam os presos independentemente do crime, deviam estar distirbuidos conforme a "gravidade" do crime que cometeram.

Pah ainda querem mais gente para o desemprego[:)][:)][:)]

Quanto a mim,os policias deveriam servir para guardar os prisioneiros, enquanto estes trabalhavam fora da prisão 12h diárias.

Não para os guardar 24h por dia, enquanto eles olham para o balão.

Então, dos países "que tem muitos presos", esse é o que vamos buscar exemplos a seguir?

Tenho um melhor ideia, uma outro exemplo a seguir de um outro país com muitos presos.

ADX Florence - Wikipedia, the free encyclopedia

Aí sim, terá um excelente ideia para os criminosos mais duros.

axo que n estas a perceber bem a ideia. Os estados unidos são se calhar o melhor exemplo de como prender os criminosos mais incorrigíveis do planeta mas a sua especialidade acaba ai, porque conseguem ser o pais com mais gente presa comparativamente á população e com leis pesadas que pouco ou nada têm feito para diminuir o crime. Em matéria de reabilitação têm muito aprender.

Voltar
Superior