Projecto Nova Comunidade

Gugul

Banido
PNC (Projecto Nova Comunidade) - PROJECTO NOVA COMUNIDADE MPF

MÉTODO DE TRANSACÇÃO DE BENS E SERVIÇOS
Em teoria o tempo (horas) é a moeda de troca uma vez que nesta proposta todo o trabalho tem o mesmo valor. No entanto legalmente uma empresa tem de ter salários e não pode pagar e receber em tempo, só em dinheiro. Então a forma de contornar esta legalidade é estabelecer que todos recebem o mesmo valor por cada hora de trabalho.

Não se pode tratar de igual forma o que é diferente. se 2 pessoas em que uma se empenha mais e produz mais, e a outra faz os minimos, receberem o mesmo, a tendencia é nivelar por baixo a qualidade do trabalho.

Não se pode tratar de igual forma o que é diferente. se 2 pessoas em que uma se empenha mais e produz mais, e a outra faz os minimos, receberem o mesmo, a tendencia é nivelar por baixo a qualidade do trabalho.

a não ser que estabeleças objectivos por horas.

Pelo que li ganha tudo o mesmo por cada hora de trabalho.

Todos trabalham para a empresa que é de todos, logo motivação não falta.

Todos trabalham para a empresa que é de todos, logo motivação não falta.

Pelo contrário, não há é motivação nenhuma. Visto que todos ganham o mesmo ninguém se vai esforçar mais do que o colega do lado. Cada um faz o mínimo, e não faz sentido fazer mais do que isso.

Isto é puro comunismo. Podia até resultar em pequena escala com uma selecção muito criteriosa de intervenientes,mas mesmo isso duvido.

Última edição:
Pelo contrário, não há é motivação nenhuma. Visto que todos ganham o mesmo ninguém se vai esforçar mais do que o colega do lado. Cada um faz o mínimo, e não faz sentido fazer mais do que isso.

Isto é puro comunismo. Podia até resultar em pequena escala com uma selecção muito criteriosa de intervenientes,mas mesmo isso duvido.

Eu se trabalha-se numa situação dessas, em que sabendo que se produzir mais, vou ganhar mais, sentia-me muito mais motivado.
Ainda por cima trabalhando para algo que também é meu.

Eu se trabalha-se numa situação dessas, em que sabendo que se produzir mais, vou ganhar mais, sentia-me muito mais motivado.
Premissa errada. Se produzires mais, TODOS vão ganhar mais, independentemente se os outros trabalhem ou não.

Este modelo económico já foi experimentado, várias vezes, e falhou redondamente.

Então vê, imagina que tens um limite teórico como ser humano de produzir 500 e que te deixa desgastado.

Tens 10 pessoas cada uma a produzir 100 o que dará 1000 e os resultados dessa produção são divididos de igual forma por todos, o que dará 100 para cada um.

Se fores o único ambicioso aumentas a tua produção individual para 500 o que no final dá 1400 e a divisão dá 140 para cada um. Haveria assim tanta motivação para dares o máximo?

Isto é muito bonito se o cenário for perfeito, num cenário real, não me parece.

o meu teclado esta avariado, nao da acentos.

--
Este projecto nao e pioneiro, ja existe "um banco de tempo" algures no pais, e uma complemento, que a comunidade usa para em vez de gastar em dinheiro, "pagar com o corpo". A diferença e que usam-no como alternativa, a ser regra, duvido que funcione, a nao ser que quem decide oº de horas seja o trabalhador, mas ja estou a imaginar um cenario de corrupçao e influencias. A grande vantagem deste sistema e ninguem ser posto de parte, se ha trabalho para todos, todos comem.

Então vê, imagina que tens um limite teórico como ser humano de produzir 500 e que te deixa desgastado.

Tens 10 pessoas cada uma a produzir 100 o que dará 1000 e os resultados dessa produção são divididos de igual forma por todos, o que dará 100 para cada um.

Se fores o único ambicioso aumentas a tua produção individual para 500 o que no final dá 1400 e a divisão dá 140 para cada um. Haveria assim tanta motivação para dares o máximo?

Isto é muito bonito se o cenário for perfeito, num cenário real, não me parece.

Se 1 trabalha + do que outro, ganha mais 1 e menos o outro.
Ganha-se à hora, todos ganham o mesmo à hora. As horas que cada 1 trabalha pode variar.

Ao menos deram-se ao trabalho de abrir o link e ver?

É um metodo que todos ganham bem. Não é o que foi o comunismo que existiu e existe em que todos ganham mal excepto o governo !

A não ser que haja quem so queira trabalhar 1 hora, então so ganha o equivalente a 1 hora nada mais.

Inventam logo historias que 1 nao quer trabalhar e ganha o mesmo que o outro. Não é o caso!

Ganha-se à hora, todos ganham o mesmo à hora. As horas que cada 1 trabalha pode variar.

É um metodo que todos ganham bem. Não é o que foi o comunismo que existiu e existe em que todos ganham mal excepto o governo !

A não ser que haja quem so queira trabalhar 1 hora, então so ganha o equivalente a 1 hora nada mais.

Inventam logo historias que 1 nao quer trabalhar e ganha o mesmo que o outro. Não é o caso!

E então qual é a motivação para produzir mais por hora?

Mas que raio de questão?

Tu trabalhas? Qual a tua motivação?

Ganhar mais dinheiro e realização profissional. Se trabalho mais quero ganhar mais, mas não quero trabalhar para os outros ou receber o que fruto do trabalho dos outros.

Este projecto é só uma tentativa de reembalar o comunismo com uns apartes.

Mas repara, eu não condeno quem queira participar nisto, antes pelo contrário. Só não me obriguem a participar também, que é o que tem acontecido no passado muitas das vezes que alguém teve uma ideia deste tipo.

Última edição:
Parece-me que alguém anda a fazer uma cópia disto:
The Zeitgeist Movement - Wikipedia, the free encyclopedia
«(...) The core idea advocated by TZM is an anti-capitalist system, replacing current civilization with a money-free and cybernated "resource-based economy".[5] They promote replacing human labour with automation, government will be through collective participation of the public, aided by advanced cybernation.[5][6][7] According to the movement, there will be no decision-making process, decisions are arrived at by using the scientific method, based on the carrying capacity of the Earth, rather than human opinions.[8] The replacement of human decision making by artificial intelligence is termed 'Social Cybernation'.[9] Private property will not be abolished, but it will be become obsolete as culture grows, being replaced by "a system of universal access". (...)»

Resta saber se é uma simples cópia, ou mais um esquema para sacar
dinheiro...
Zeitgeist is a mind heist – venus project is a scam ?

A minha resposta é a mesma do NunoMF e a do kazor.

Este sistema seria excelente se fosse implementado como um sistema complementar opcional do capitalismo. Quem e que nao gostaria em caso de aperto poder sobreviver provisioriamente disso??

Voltar
Superior