Projecto Ara

• Iniciador de tópicos Iniciador de tópicos SignoreCello
  • Data de início Data de início
S

SignoreCello

Guest
A Motorola apresentou o projecto Ara: Motorola Apresenta o novo projecto Ara | Pplware

Isto podia-se enquadrar no tópico dos telemóveis, mas eu proponho aqui que fôssemos mais longe e falássemos sobre o conceito em si. Acham que esta primeira ideia "anti-desperdício" pode marcar o ponto de viragem do consumismo actual? Mesmo a nível dos carros, e todos os demais produtos electrónicos? Simplesmente ir actualizando uma mesma máquina, em vez de a trocar?

Não percebo se realmente será anti-desperdício... O que fazes com os módulos antigos? Ainda para mais sendo "mais barato" trocar módulos, a malta vai andar a comprá-los quase todas as semanas.
A integração disso também não deverá ser pêra doce, mas o conceito em sí é bastante interessante.

Não percebo se realmente será anti-desperdício... O que fazes com os módulos antigos? Ainda para mais sendo "mais barato" trocar módulos, a malta vai andar a comprá-los quase todas as semanas.
A integração disso também não deverá ser pêra doce, mas o conceito em sí é bastante interessante.

Andas a trocar de peças no teu desktop todas a semanas? O conceito é basicamente o mesmo..

Penso que no tópico dos telemóveis, anda uma reflexão sobre uma nova possibilidade de "construir" cada aparelho em função das preferências do consumidor, por módulos substituíveis!...

Andas a trocar de peças no teu desktop todas a semanas? O conceito é basicamente o mesmo..
Já não uso desktop há pelo menos uns 7 anos, mas lembro-me por volta do ano 2003 em que tinha amigos que trocavam de gráfica e outras coisas todos os meses.
Tendo em conta que cada módulo deverá um preço médio em torno dos 50€ (especulação), não acreditas que isso abriria todo um novo mercado?

Claro que sim. Mas presumo que esses amigos, mal compravam o novo modelo, vendiam o antigo [;)] Eu também fazia o mesmo ( tanto € gasto para ter mais umas frames :sh) )

Dai que não concorde que seja desperdicio. A ver vamos como isto irá resultar.

Pois, era mesmo isso :P
Compravam uma gráfica por 800~900€ e vendiam um mês depois 100€ mais barata, para comprar outra.
Sempre estoiravam uns 100€ por mês, numa altura em surgiam modelos novos de componentes de PC a cada semana...

É precisamente isso que não tem sido fácil com os telemóveis... Com este novo conceito talvez seja possível fazê-lo :)

se o conceito render mais dinheiro para os fabricantes irá vingar, caso contrario não irá vingar.

Este foi desde sempre o conceito dos computadores, ter uma torre em que se podiam trocar componentes, só que com a evolução das tecnologias o que se veio a verificar é que as pessoas trocavam a torre toda em vez de andarem a trocar componentes

se o conceito render mais dinheiro para os fabricantes irá vingar, caso contrario não irá vingar.

Este foi desde sempre o conceito dos computadores, ter uma torre em que se podiam trocar componentes, só que com a evolução das tecnologias o que se veio a verificar é que as pessoas trocavam a torre toda em vez de andarem a trocar componentes

Fala por ti. Há muita coisa que pode ser reaproveitada: torre, discos, leitores opticos, fonte, etc. Mesmo com alguma sabedoria, podes comprar um CPU melhor sem teres de mudar de motherboard.

Esse conceito nunca vingará simplesmente porque nunca vingou em Portáteis ( onde seria de fácil implementação) e tb caiu em desuso nos desktop. Contraria tb a lógica "marketeira" desses produtos enquanto objectos de moda.

Além disso não se esqueça que hoje em dia os processadores já incluem: wifi, 4G, Video BT etc tudo no mesmo circuito integrado... Sobra a palha e os displays...

Não estou a ver hipóteses disso vingar.

Fala por ti. Há muita coisa que pode ser reaproveitada: torre, discos, leitores opticos, fonte, etc. Mesmo com alguma sabedoria, podes comprar um CPU melhor sem teres de mudar de motherboard.

pega numa torre com 4 anos e tenta fazer um upgrade. tirando a fonte e a drive de DVD, mais nada se aproveita. Talvez o disco, que fica como segundo disco, porque vais queres certamente um disco com mais espaço.

feitas as contas como uma drive de DVD é baratucha e a fonte tambem, a grande maioria acaba por comprar uma torre nova.

Não é por acaso que os portáteis roubaram muito mercado aos PC fixos, ocupam menos espaço, podem-se levar para qualquer parte e quando fica desactualizado vai para o lixo ou vende-se no ebay e compra-se um portatil mais recente.

A modularidade dos pc fixos, tal como foi pensada na decada de 80, morreu quando os portateis se massificaram.

Por isso acho que um telemovel modular não vai vingar.

Tenho saudades dos meus Nokias a cair ao chão e desfazer-se em 10 pedaços e depois eu montar tudo novamente ... com isto poderemos ter tudo isso novamente :)

Será que a maior parte do pessoal precisa de trocar tudo, ano sim ano não? No meu caso, o meu portátil de 2005 ainda me chega perfeitamente....limpezas e formatações de vez em quando (windows XP). Nunca me deu problemas, nem nenhuma avaria. Coloquei mais RAM e comprei um disco externo. Está ligado pelo menos 5 horas/dia. Para net, processamento de texto, apresentações e trabalhos em excel, chega perfeitamente. Única coisa que não consigo fazer: jogar jogos de gerações pós 2006. Ainda se aguenta que nem um herói com o MS Flight Simulator 2004, cheio de add-ons.

pega numa torre com 4 anos e tenta fazer um upgrade. tirando a fonte e a drive de DVD, mais nada se aproveita. Talvez o disco, que fica como segundo disco, porque vais queres certamente um disco com mais espaço.

feitas as contas como uma drive de DVD é baratucha e a fonte tambem, a grande maioria acaba por comprar uma torre nova.

Não é por acaso que os portáteis roubaram muito mercado aos PC fixos, ocupam menos espaço, podem-se levar para qualquer parte e quando fica desactualizado vai para o lixo ou vende-se no ebay e compra-se um portatil mais recente.

A modularidade dos pc fixos, tal como foi pensada na decada de 80, morreu quando os portateis se massificaram.

Por isso acho que um telemovel modular não vai vingar.

Tenho um pc com 4 anos que levou no ano passado uma gráfica nova e mais ram. Está aqui para as curvas. Melhor só com um SSD.

E é um Core 2 Duo e8200 @ 3.6 GHz ( já antes tinha um disspador xpto, este aumento de 1Ghz face a velocidade original ajuda e muito ), uma HD7770, e 4Gb ram. Está impecável.

Tenho um pc com 4 anos que levou no ano passado uma gráfica nova e mais ram. Está aqui para as curvas. Melhor só com um SSD.

E é um Core 2 Duo e8200 @ 3.6 GHz ( já antes tinha um disspador xpto, este aumento de 1Ghz face a velocidade original ajuda e muito ), uma HD7770, e 4Gb ram. Está impecável.

uma andorinha não faz a primavera.

claro que vai sempre existir alguem que gosta de colocar as mãos na massa e de esventrar o computador, mas esses são uma minoria.

Voltar
Superior